20.5.11




Os suspeitos do costume

São boas notícias. Após uma investigação exaustiva encomendada pela Conferência Episcopal dos Estados Unidos, descobriu-se de quem é a culpa dos 7 000 casos confirmados (há ainda milhares em análise) de violações e abusos sexuais de crianças por padres católicos.

E a culpa não foi da Igreja (nem, como a Igreja chegou a anunciar, do Diabo ou dos diabólicos homossexuais que conseguiram infiltrar-se em seminários, paróquias e colégios católicos; nem sequer dos padres abusadores), a culpa foi da suspeita do costume: a sociedade.
O estudo, a cargo da Universidade da Cidade de Nova Iorque, demorou 5 anos e custou 1,2 milhões de euros aos bispos, mas valeu a pena porque lhes tirou um enorme peso de cima da consciência.
De facto, muitos bispos chegaram a pensar que poderiam ter tido alguma responsabilidade no assunto por terem escondido à Justiça as denúncias que conheciam e transferido os abusadores para novas paróquias e novos colégios onde puderam continuar a dedicar-se à nobre tarefa de mostrar às crianças o bom caminho. Algumas dessas excelências reverendíssimas, dos Estados Unidos mas também da Austrália, Irlanda, Bélgica, Alemanha e outros países, temeram até ter perdido o lugar que têm reservado no Céu.
Felizmente era um receio infundado. Quem irá parar ao Inferno por causa dos abusos e violações nos colégios católicos serão, sim, as "mudanças sociais" e "a revolução sexual dos anos 60 e 70".

1 comentário:

Um reformado à rasca disse...

Onde está o Homem tudo possível.Mas tudo o que é feito por tal ser tem a mão divina,segundo dizem e afirmam os crentes...Por isso Deus serve para tudo. Se tal figura falasse e visse era uma chatice?!