18.9.10

2328

Carlos César atribui bolsa de 10 mil euros a filho da secretária do Trabalho

por Filipa Martins
O regulamento de concessão foi modificado e assinado pela governante açoriana meses antes de o filho concorrer a uma bolsa

17.9.10

2327

Os deputados do PS eleitos por Matosinhos apoiam a expulsão dos ciganos de França por Sarkozy

Seguindo também nesta matéria as pisadas do querido lider

2326

O Estado Social do «eng»:




Idosos mais carenciados deixam de ter medicamentos grátis


2325

O «eng» foi a Bruxelas e puxaram-lhe as orelhas?
Já é  - felizmente - a Europa a controlar as nossas contas?




Decisão justificada com a degradação da conjuntura

Governo anula concurso do troço Lisboa-Poceirão do TGV


O Governo anulou o concurso público internacional relativo à construção da linha do Transporte de Grande Velocidade (TGV) no troço Lisboa-Poceirão, segundo um despacho publicado hoje em Diário da República.

2324


Pior é impossível

Com uma dívida incontrolável, uma despesa vertiginosa e uma taxa de desemprego que se distingue pelos recordes que vai conseguindo bater, o país está a um passo de entregar, sem sobressaltos de maior, o seu destino aos bons ofícios do FMI. Enquanto isso, o Governo desistiu de governar e o maior partido da oposição perde o melhor do seu tempo a discutir hipotéticas revisões constitucionais que revelam, antes de mais, o absoluto desnorte que reina no PSD. Se no que toca ao Governo o diagnóstico é por demais conhecido (um bando incapacitado, atrelado a um primeiro-ministro que mantém contactos cada vez mais intermitentes com a realidade), o caso do PSD revela uma surpreendente (e exuberante) tendência para a asneira que não se compadece com qualquer tipo de voo alternativo.

Constança Cunha e Sá no CORREIO DA MANHÃ

2323




"Colapso iminente"

Afinal não passam de "fantasias" as acusações de que o projecto de revisão constitucional de Passos Coelho visa acabar com o Estado Social, pondo os portugueses a comprar a educação, a saúde e a segurança social no comércio privado.

Passos Coelho e o PSD não têm, de facto, qualquer necessidade de acabar com o Estado Social, já que um passarinho anunciou ontem à ministra Canavilhas (e ela, alvoroçadamente, foi logo contar tudo a jornais e televisões) "o colapso iminente do Estado social".
Seria para Passos Coelho trabalho inútil tentar empurrar o Estado Social para fora da Constituição. Bastar-lhe-á esperar que ele "colapse iminentemente" e, depois, apanhar os salvados e vendê-los a quem der mais.
Também mal interpretada tem sido a intenção de Passos Coelho quanto aos despedimentos. Permitir despedimentos sem justa causa, ou mesmo com injusta causa, colocará o país no pódio do desemprego da OCDE. Estamos nesta altura em 4.º lugar, a escassos 2,4 pontos da Irlanda. Com uma pequena ajuda constitucional, e Passos Coelho a seleccionador, poderemos finalmente ser campeões do Mundo em qualquer coisa.

16.9.10

2322

O «eng. de domingo» e o pior ministro das finanças da zona euro (lembram-se) endividam-nos ao ritmo de 2,5 milhões de euros por hora.

Não posso deixar de aplaudir o magnifico esforço de tão excelsos governantes. 

2321

Juros da dívida portuguesa a 10 anos aproximam-se dos 6%


A taxa de juro que os investidores estão a cobrar para comparem dívida pública portuguesa a 10 anos está a disparar 15 pontos e aproxima-se dos 6%.
 
 
(aguarda-se pela luminária que nos venha dizr que a culpa é dos especuladores)
 
 
 
Portugal emite mil milhões em dívida a 22 de Setembro
 
Portugal regressa aos mercados de dívida na próxima quarta-feira.


O Instituto de Gestão da Tesouraria e do Crédito Público (IGCP) anunciou hoje que dia 22 de Setembro será realizado um leilão de obrigações do Tesouro com maturidades em Outubro de 2014 e a Junho de 2020.
O montante indicativo global da operação foi fixado entre 750 e 1.000 milhões de euros.
Nas últimas emissões de dívida portuguesa registou-se uma subida dos juros cobrados pelo mercado, tanto nas emissões de bilhetes do Tesouro como de obrigações do Tesouro.

2320


Governo perto de ultrapassar dívida prevista para 2010

Por Rosa Soares
Até ao final de Agosto, o país endividou-se ao ritmo de 2,5 milhões de euros por hora. Os juros estão em máximos de sempre

15.9.10

2319

PT pagou 1,8 milhões pelas saídas de Soares Carneiro e Rui Pedro Soares


A Portugal Telecom (PT) pagou 1.797.544 euros aos dois administradores executivos que cessaram funções em Março, "respeitante às remunerações até ao final dos respectivos mandatos e à compensação pelo pacto de não concorrência pago a um dos administradores", refere o grupo no relatório do primeiro semestre deste ano.


JORNAL DE NEGÓCIOS

2318

2317

2316


Benefícios fiscais no IRC aumentam 600 milhões

LUCÍLIA TIAGO
O valor dos benefícios fiscais utilizados pelas empresas para abater o IRC subiu em 600 milhões de euros de 2007 para 2008. Naquele período, baixou o número de grandes empresas que pagaram IRC e as que o fizeram deram menos dinheiro ao Estado.

...   ...   ...

A diminuição do número dos que pagaram e do valor pago foi mais particularmente significativa nas empresas de grande dimensão: as 168 que em 2008 declaram uma facturação superior a 250 milhões de euros, há 34 (contra 15  em 2007) que reportaram prejuízos e foram 101 as que efectivamente pagaram IRC (-11%). O valor pago também desceu 4%, para os 1,3 mil milhões de euros. Se a estas se juntarem as que facturam entre 75 e 250 milhões, verifica-se que a se reduziu em 14,5% o número de empresas com IRC pago. Neste universo contam-se 475 empresas, cujo imposto entregue desceu 23% para os 372 milhões de euros.

2315




Sem sombra de pudor

Provavelmente já poucos levam a sério o bastonário dos advogados, tantas vezes ele grita "Lobo! Lobo!" e tantas vezes, mal sobe à cena algum espectáculo mediático, salta para o palco a proclamar o fim do Mundo.

Gente que todos os dias anuncia a chegada dos bárbaros precisa permanentemente de catástrofes que lhe permitam aparecer na Ágora com "as suas togas vermelhas, de finos brocados /(...)/ e refulgentes anéis de esmeraldas esplêndidas". Não havendo catástrofes, inventa-as.
Ou, como Marinho e Pinto, deita os fogos que depois entusiasticamente corre a apagar. Assim, poucos dias após ter participado na TV na absolvição mediática de Carlos Cruz, sentenciando de "brutais", apesar de desconhecer inteiramente o processo, as penas aplicadas aos condenados pelo abuso sexual dos "rapazes" (a afectuosa expressão é do referido Cruz) da Casa Pia, Marinho e Pinto escreve sem sombra de pudor no JN que "só acredit[a] na justiça quando ela é feita no lugar próprio que são os tribunais, por magistrados e advogados independentes e não nos órgãos de comunicação social". Advogados "independentes", diz ele...

2314

Banca

“O mercado já não dá o benefício da dúvida a Portugal”





Para o presidente do BPI, os mercados internacionais exigem resultados concretos sobre a redução do défice orçamental.
O presidente da Comissão Executiva do BPI, Fernando Ulrich, quer que "o Governo, o Banco de Portugal, os principais bancos e eventualmente as grandes empresas nacionais se articulem" para baixar significativamente o peso do financiamento externo na economia portuguesa. O apelo de Ulrich - proferido na passada segunda-feira numa intervenção na Câmara Municipal de Paredes - surge na sequência do fim das medidas extraordinárias de apoio ao sistema financeiro que o BCE já tem calendarizado, e que pode tornar o financiamento externo da economia portuguesa ainda mais difícil.

14.9.10

2313

Viva a Academia





2312

MAIS UM, A EXEMPLO DO «CHEFE»:




Direito: Secretário nacional adjunto terá uma disciplina por fazer

Dirigente do PS com licenciatura duvidosa

O secretário nacional adjunto do PS, e homem de confiança de José Sócrates, André Figueiredo apresenta-se como advogado e jurista, mas um professor de Direito da Universidade Internacional da Figueira da Foz (UIFF) garante que o político não terá completado o curso.
Licenciatura de André Figueiredo (à esq.) posta em causa por professor





2311


Brisa gastou dinheiro a criar um chip que não comercializa

VIRGÍNIA ALVES
A Brisa gastou dinheiro no desenvolvimento de um Dispositivo Electrónico de Matrícula (DEM) português. No entanto, continua a adquirir o dispositivo a empresas estrangeiras, as mesmas que forneciam a Via Verde, e o dispositivo nacional mantém-se no papel.

No JN

Não andava há uns tempos por aí uma história de um secretário de estado que saiu do governo para a Brisa, e desta para a empresa que lhe vende os identificadores?

2042




Democracia? Não, obrigado

Protegidos pela liberdade de expressão que a lei britânica lhes garante (e pela Polícia), militantes islâmicos queimaram bandeiras americanas diante da embaixada dos EUA em Londres gritando contra a democracia, a liberdade e... a liberdade de expressão, a pretexto da ameaça do pastor de nome "montypythoniano" de uma pequena seita evangélica da Florida de queimar exemplares do Corão a 11 de Setembro.

Esta gente tem um mérito: não esconde ao que vem nem os métodos de que está disposta a servir-se para lá chegar. "A democracia, a liberdade e os direitos humanos não têm lugar" no Islão, afirmou (já cá se sabia, mas foi simpático que no-lo tenha lembrado) na quinta-feira em Qom, Irão, o imã Mesbah Yazdi, um dos líderes espirituais da ditadura de Ahmadinejad.
Menos respeitável, porque não se trata de fanáticos de uma qualquer religião (a não ser a dos próprios interesses políticos), é o silêncio paternalista e "multicultural" sobre tudo isto dos "imãs" do BE e do PC, sempre tão faladores acerca de "liberdade", "democracia" e "direitos humanos" quando entram em cena outras causas ou outros intérpretes.

13.9.10

2310



Via 5dias

2309




Em versão Lili Caneças

Depois da falsa partida que levou à desclassificação nas sondagens do projecto de revisão constitucional do PSD, a coisa voltará esta semana à carga, agora devidamente embrulhada em papel de lustro de "estratégia de comunicação", conforme recomendado pelo "marketeer" prof. Marcelo. A operação começa amanhã com um pequeno-almoço de Passos Coelho com directores de jornais (os directores de jornais sempre saem mais baratos que Figo, e com uma torrada e um sumo já se compra uma manchete); depois será Teixeira Pinto, o monárquico que o PSD encarregou de rever a Constituição dita da República, a "reunir com jornalistas para lhes explicar o sentido das propostas". Estas sofreram um "lifting" completo, tendo sido sujeitas a várias camadas de maquilhagem verbal para embelezar (despedimento "por razões atendíveis" passará a despedimento "com bons modos") as rugosas intenções de Coelho quanto à escola pública, o SNS e a liberalização dos despedimentos. Na quinta, finalmente, a versão Lili Caneças do projecto terá apresentação na RTP a cargo do próprio Passos Coelho. A imprensa cor-de-rosa está em pulgas.

12.9.10

2308


Finanças

Pressão fiscal sobe 3 mil milhões

Cobrança de impostos irá disparar em 2011, ano em que ocorrerá maior sobrecarga sobre os portugueses.