11.12.10

municipalização?


Este «post» do “Matosinhos Humano” suscita-me alguns comentários para os quais não posso deixar de fazer duas declarações prévias:
1.º  – Sou completamente ignorante em matéria de "futebol", pelo qual não tenho qualquer interesse mas em relação ao qual tenho uma profunda suspeição, fundada no que se vai sabendo pelos jornais e por outros meios mais difusos.
Tenho para mim que é um «mundo» ainda mais porco, em que há mais corrupção e ladroagem, do que na política pura e dura, e no qual com a com a cumplicidade desta, se assaltam os dinheiros públicos; o que, do meu ponto de vista, é dizer tudo.

2.º - Não tenho qualquer espécie de simpatia ou solidariedade com Narciso Miranda que considero uma das figuras mais desprezíveis da intervenção política, a personalização do oportunismo, do arrivismo, da autocracia, e sobretudo da corrupção.
Mas também não tenho nenhuma simpatia, ou sinto qualquer proximidade, por aqueles que durante décadas viveram à sombra dele, foram seus instrumentos dóceis, colaboradores das suas manobras e negociatas, cúmplices dos seus negócios escuros que conheciam e ajudaram a acobertar, que à sombra dele cresceram e trataram da «vidinha», em suma os pintos, seabras e outros que só o atacaram e confrontaram quando a questão do poder entre eles se colocou, e almejaram uma possibilidade de o substituir em tudo o que ele tinha: do poder às benesses – lícitas e ilícitas – que dele derivam.

Isto posto:
Há no «post» que cito diversas frases que me causam perplexidade:
“o primeiro está posto em hasta pública pelo Fisco, com referências a dívidas e a situação de divida acumuladas há vários anos, por gestão certamente danosa, o que levou Narciso Miranda a inventar uma SAD (ainda estão por conhecer alguns contornos como ela foi realizada), enfiou na mesma bom dinheiro do Município e colocou na presidência Guilherme Pinto
Quer isto dizer o quê?
Que o dr. Pinto, presidente da Câmara, se prepara para salvar com os dinheiros públicos cuja administração lhe está confiada a SAD, que está numa situação económica deficitária que resulta de administração danosa levada a cabo por pessoas nela colocadas pelo NM, entre as quais o próprio dr. Pinto?
Que assim, além do mais, o dr. Pinto se «safa» a si próprio da responsabilidade que tem naquela administração danosa?
Que o dr. Pinto aceitou ser presidente de uma SAD cuja criação tem, ainda hoje, contornos desconhecidos, implicando tal afirmação a eventual irregularidade (pelo menos) dessa constituição e dos fins que com ela se pretendia alcançar?
E o dr Pinto conhecia esses «contornos», e portanto é cúmplice deles?
Ou não os conhecia, e é um lorpa que o NM facilmente «comeu»?
Que já então foram – ilegalmente - injectados dinheiros NM criou e o dr. Pinto foi administrar?
…Carlos Oliveira, cujo trabalho, até hoje, possibilitou que o clube fizesse 100 anos, tendo para isso de lhe desfalcar o bolso em valores muito altos.
Malhas que o império tece: então o Carlos Oliveira para salvar o clube teve de lhe desfalcar o bolso de valores muito altos?
E como passou a haver ordem na administração do clube, jamais o Fisco deixou de espreitar a oportunidade de procurar inviabilizar a vida do clube, através de fiscalizações constantes, coincidindo numa altura em que tinha havido mudança nas cadeiras municipais.
Quer isto dizer que o pseudo-engenheiro Sócrates – reconhecidamente amigo e apoiante do NM – descontente com o facto de o dr. Pinto, e sus muchachos,  o terem atraiçoado e se terem apropriado da Câmara resolveu atacar o clube para os atingir?
Ainda por cima apoiando-se no facto de ter passado a haver ordem na administração do clube, coisa que manifestamente não havia, presumo, nos tempos do NM?
Será que o pseudo-engenheiro quando acorda mal disposto telefona ao director geral das finanças e manda perseguir os inimigos?
E mesmo os amigos como o dr. Pinto.
(Capaz disso é ele, mas não é o que está agora aqui em causa)
No Leça, ainda no tempo do anterior presidente da Câmara, portanto com o conhecimento e certamente assentimento do mesmo, o BPN foi fazer um empréstimo, certamente com garantias de alguém ou, então quem fez o empréstimo não deve ter estado dos seus melhores dias.
Esta não percebi, mas deve ser para chegar ao dr. Cavaco. Já agora!
E, agora, das duas uma: ou a Câmara Municipal apoia os dois clubes ou os clubes desaparecem, com certamente muita gente que não é nem nasceu em Matosinhos e Leça da Palmeira a bater palmas.
Um primor de xenofobia; quem não é nem nasceu em Matosinhos não tem que se meter nestas coisas. Mesmo que pague impostos e seja cidadão como os demais.
A menos que seja o Carlos Oliveira que - embora não tendo nascido em Matosinhos, aqui demonstrou, ainda sem pensar em ser o que é no Leixões, o seu valor como empreendedor, atento à vida matosinhense. 
Esse já pode ter opinião!
Para finalizar – de momento – pergunto: se os estádios e instalações anexas, forem municipalizados ficarão à disposição dos munícipes, ou continuarão na posse e uso exclusivo dos clubes?
A continuar… 

2292

E o «oscar» da absoluta falta de vergonha vai para Narciso Miranda:

"Basta analisar os resultados da corrupção para corarmos de vergonha sobre o que se passa em Portugal."


Não obsta a que diga algumas verdades:

 "O que existem são soluções avulsas sustentadas em interesses entre poder político, futebol, construção civil e relações familiares"

*

 "O presidente da SAD do Leixões [Carlos Oliveira] é pai do vice-presidente da câmara [Nuno Oliveira] e o presidente do clube [Dias da Fonseca] foi presidente da Assembleia Municipal de Matosinhos. É fácil pôr estas pessoas todas de acordo"

*

 "Vai privilegiar quem geriu mal, quem contraiu dívidas, quem geriu, diria até, de uma forma danosa"

*

Se a compra se concretizar, continuou, "fica tudo na mesma, mas com uma diferença: as despesas de manutenção passam a ser sustentadas pelo dinheiro dos cidadãos"


Convirá, também, não esquecer quem escolheu os pintos, oliveiras e outros que tais para estarem onde estão; e porquê!

10.12.10

2291

"Municipalizar" estádios de Leixões e

 

Leça é "afronta aos pobres"


Narciso Miranda, vereador independente na Câmara Municipal de Matosinhos, apelidou hoje, sexta-feira, de "imoral, chocante e uma afronta aos pobres" a intenção da autarquia de comprar os estádios de futebol do Leixões e Leça.




9.12.10

2290

A economia está a ser aniquilada pelo Estado Social
(Titulo de entrevista dada pelo sr. prof. Daniel Bessa, que é a peça que está na foto)

Cansado de repetir que quem só sabe economia é praticamente analfabeto, vem o professor Daniel Bessa, com palavras suas dizer isso e muito mais.
O que este falhado ex ministro, que ao fim de alguns meses de ministério foi corrido com um pontapé no traseiro e substituído pelo seu subalterno, veio dizer foi que ou é BURRO ou é VIGARISTA. Deixo-lhe a alternativa.
Vejamos então como o Estado Social podia não aniquilar a economia;
Vamos a contas muito simples não vá o excelente professor vir a ler-me e não conseguir entender.
A EDP, em 2009 obteve 1.092 milhões de €
A GALP, em 2009 obteve 213 milhões de €
Se telefonarmos ao sr. Bessa ele diz-nos mais números de amigos do peito(dele claro), para irmos somando e verificarmos quem aniquila quem.
Quase me apetecia perguntar a este excelente professor como se escreve a palavra" crise",
porque fora dos números(dele) nem a sina na palma da mão deve ter lido.
Como dizia uma quadra popular do tempo e sobre o fascismo:
Arre porra que é demais

2289


BARÓMETRO

Portugueses elegem classe política como a mais corrupta

por LICÍNIO LIMA

Os inquiridos dizem que a corrupção está a aumentar e a maioria deles não acredita que o Governo consiga combatê-la.

A maioria dos portugueses (83%), considera que a corrupção piorou em Portugal desde 2007, e 75% classificam como ineficaz o combate por parte do Governo. No ranking dos menos honestos, a classe política surge à cabeça. Professores, militares e religiosos são apontados como os menos corruptos.


...   ...   

2288


Ajustes directos dominam informática da Justiça


NELSON MORAIS

O Instituto das Tecnologias de Informação na Justiça (ITIJ) perdeu o controlo de sistemas informáticos desenvolvidos dentro das suas portas por empresas privadas. Estas, na sua grande maioria, foram contratadas por ajuste directo - sem concurso público.

... ... ... 

Mas os mapas anexados ao seu relatório, que o Ministério da Justiça disponibilizou ao JN, permitem verificar que, dos 20 contratos escrutinados, 16 foram celebrados por ajuste directo. Só em dois casos houve concurso público. E nos restantes dois houve uma "negociação sem publicação prévia de anúncio" e um "contrato excepcionado".

...   ...   ...

2287

Via Verde tem 55 mil pedidos de isenção de portagens por validar


Com o prazo limite para pedido de isenção a terminar, as filas nas lojas da empresa obrigam a esperas que rondam as três horas


Começa a perceber-se a razão de ser na demora na entrega dos identificadores


8.12.10

2286

O Orçamento de 2011 ficará na história como aquele que transformou o Fisco num mecanismo de transferência dos recursos dos pobres directamente para os mais ricos. Mário Soares já tinha colocado o socialismo na gaveta. Sócrates deitou-o ao lixo.


7.12.10

2285

Pena que o Dr. Noronha do Nascimento e os seus pares que, por mero revanchismo, condenaram o Público, não tenham de pagar do seu bolso as asneiras que fazem.

Lá no fundo hoje deve lamentar não poder fazer em todos os processos o que fez no «Face Oculta». mandar destruir as provas, o processo, tudo...

Assim, pagamos todos as asneiras deles!


Dívidas fiscais do Sporting

Tribunal europeu condena Estado português a pagar 83 mil

euros ao PÚBLICO

PÚBLICO


Tribunal dos Direitos do Homem
Estado obrigado a pagar 83 mil euros ao "Público"

DN





2284




"O 16.º melhor"

Apesar do português telegráfico, ou por isso, o título da notícia da LUSA, divulgada ontem às 11.50, era prometedor: "Finanças: Teixeira dos Santos é o 16.º melhor ministro europeu - Financial Times".

Infelizmente, o texto, embora bem-intencionado, não confirmava as expectativas. Teixeira dos Santos é o "16.º melhor ministro [das Finanças] europeu" do mesmo modo que, de acordo com a classificação à 13.ª jornada, a Naval (ou o Portimonense) é a "16.ª melhor equipa da Liga de futebol", com a diferença de que na Liga não há equipas mais mal classificadas que Naval ou Portimonense e, no caso do "ranking" FT dos ministros das Finanças, há três ainda menos "melhores" que Teixeira dos Santos.
O estudo do FT avaliou os ministros das Finanças das 19 maiores economias da UE segundo a sua capacidade política, a sua credibilidade e o desempenho económico do país. Em capacidade política, Teixeira dos Santos foi penúltimo (isto é, "o 18.º melhor") e em credibilidade, antepenúltimo ("o 17.º melhor"). Já no que toca ao desempenho económico, Portugal foi "a 12.ª melhor" entre as 19 economias avaliadas, fazendo Teixeira dos Santos "subir" vertiginosamente de "15.º melhor" do ano passado para "16.º melhor" de 2010.
Já o ministro das Finanças alemão, Wolfgang Schäuble, que passa a vida a dar lições a Portugal, não conseguiu mais que o 19.º lugar a contar do fim do "ranking" enquanto Teixeira dos Santos foi 4.º.

6.12.10

2283


Trabalho: Economista faz estimativa seguindo factor de sustentabilidade

Pensão reduzida a metade em 2050

Os trabalhadores que se reformarem daqui a 40 anos arriscam-se a sofrer um elevado corte na pensão da Segurança Social. A manter-se a actual esperança média de vida, e se o Executivo não alterar o actual regime de pensões, o valor recebido por cada trabalhador pode encolher quase para metade. As contas são do economista Eugénio Rosa e resultam da aplicação do factor de sustentabilidade criado pelo Governo em 2008.

2282

Função Pública

Governo dá excepção a dirigentes

Altos quadros do Estado que já acumulam ordenado e pensão não são abrangidos pela proibição dessa regalia.
A proibição da acumulação do salário e da pensão na Função Pública já não vai ser aplicada a todos os funcionários do Estado, como prometeu o Governo. À excepção dos políticos, segundo a alteração proposta pelo PS ao artigo 173º do Orçamento do Estado (OE) para 2011 e o diploma do Governo com alterações ao Estatuto da Aposentação (EA), os trabalhadores que já têm essa regalia, como os nomeados para as empresas públicas e direcções-gerais, vão manter a acumulação até ao final do mandato.


2281

Novas concessões nas renováveis penalizam consumidores domésticos

Por Lurdes Ferreira
Os 964 milhões de euros que o Governo foi buscar aos concursos das energias renováveis, nos últimos dois anos, davam para uma descida significativa da factura que é paga pelos consumidores domésticos

5.12.10

O que assusta



O que verdadeiramente assusta é que quando o povo correr com este bando - de ladrões corruptos e incompetentes - que se apropriou do governo e da direcção do PS vem outros, nisso iguais, mas ainda por cima capazes de dizer coisas destas:


RUI RIO

"Justiça no tempo da ditadura defendia melhor os cidadãos"

por Lusa
O presidente da Câmara do Porto defendeu hoje que "a ditadura salvaguardava melhor os direitos dos cidadãos do ponto de vista da justiça do que hoje", considerando que "o regime tem que sofrer reformas muito profundas".