19.1.07

30

EX.mo Senhor
Luis Matos Gomes
Muito Ilustre sargento do Exército

Conheço o silêncio terrível das leituras das penas: escrevo-lhe com conhecimento de causa e só agora, porque só agora me disseram este endereço. Mas teria querido estar aí, contra essa mudez, para a romper de imediato, para lhe dizer que as sentenças são para se lutar com elas até ao fim dos recursos. Vai fazer vencimento: a vida, a justiça da vida são inapeláveis e o direito é a vida dos comuns, não as abstracções dos juristas, sejam ou não juízes.
Não lhe digo se fez bem ou mal: é assunto exclusivo da sua consciência. Mas digo-lhe que os tribunais têm de reconhecer o inocente onde ele está, de convicção. Toda a complexidade e sofisticação jurídica se têm constituído, passo a passo da história, por cima das prisões dos resistentes, afinal pelo viver bem de uns com os outros, contra as biologias forçosas, contra as medidas disciplinares primitivas.
A posição que é a sua é de defesa da vida civilizada, de tudo isso que é acrescentado pela convivência humana (e humanitária) ao puro dado da existência. Reconforta-me. Agradeço-lha.
Com toda a minha estima:
António Santos Carvalho, juiz desembargador do Tribunal da Relação do Porto.
No "Público" de hoje

29

eu caminho pelo sim

(mas tenho vergonha)


Está a ser distribuído em Matosinhos um panfleto a convocar as pessoa para uma Caminhada pelo SIM a realizar no próximo domingo, a partir das 10h30, e "com início no topo Norte da Marginal de Matosinhos".
A autoria de tal iniciativa é anónima.
Qual será a razão pela qual quem decide promover um evento de manifesto interesse cívico não tem a frontalidade de assumir a iniciativa.
Será que receiam que assumir uma (correcta) posição pública pró aborto lhes acarrete perdas eleitorais. Não é certo que quem vota PS tenha uma clara posição pró aborto.
Ainda anda por aí muita beatice guterrista!
Ou será que os autores do panfleto têm, compreensivelmente, vergonha da idiotice que é o texto que divulgam.
"serão lançadas ao mar rosas brancas em homenagem a todas as mulheres vítimas do aborto"
Aguarda-se que tão pungente encenação seja acompanhada, em fundo, da adequada selecção de música pimba. Tem aqui os organizadores uma ótima oportunidade de competir com o especialista na matéria, o Dr. Rio.
Ainda por cima o único local do percurso onde podem atirar as imaculadas rosas para o mar é na circunvalação. Ou seja, vão atirá-las directamente para a merda que eles próprios produzem
"esta iniciativa vai contar com a presença de todos os movimentos"
Estamos no domínio da mais estrita publicidade enganosa.
Os movimentos são constituídos por pessoas que tem a coragem de defender as suas opiniões e dão a cara por elas.
Os movimentos não se escusariam, seguramente, se estivessem comprometidos com a iniciativa, a patrociná-la abertamente e a identificar-se com ela.
Donde é fácil concluir que não só os movimentos nada tem a ver com esta marcha, como, muito provavelmente, até desconhecem a sua realização.
Estamos, pois, no dominio do mais triste oportunismo político.
Não obstante quanto aí vai,
Este blog é pelo SIM