27.9.08

242













Matosinhos passou a dispor, senão da mais longa, pelo menos da mais idiota linha contínua do mundo.
Ainda por cima dupla e com largo separador ao centro.
Os matosinhenses não deixarão de agradecer à Câmara que lhes propiciou este avanço civilizacional.
E à luminária que teve tão excelente ideia e a concretizou: o vice-presidente da dita (câmara).
Lamentávelmente parece que os moradores e comerciantes da Av. Serpa Pinto, ignaros e néscios, estão já a organizar um abaixo assinado contra tão luminosa ideia.

26.9.08

241


Obviamente que "não"
O PS não dará liberdade de voto aos seus deputados no debate do projecto de lei sobre o casamento entre pessoas do mesmo sexo, embora o presidente da bancada, Alberto Martins, admita "excepções", atendendo a que entre os deputados socialistas há alguns que sofrem da doença incapacitante (pelo menos para a política) de rigidez da coluna vertebral.
O motivo por que o PS porá o seu destacamento parlamentar de "yes men" a dizer desta vez "não" é conhecido e não tem a ver com o facto de virem aí eleições e de, nas urnas, os votos não terem ideologia e valerem tanto os da direita "retrógrada", "pré-moderna" e "pré-concílio Vaticano II", que pensa que o objectivo do casamento é a "procriação", como os outros. O que acontece é que o casamento homossexual não consta infelizmente do programa eleitoral do partido (como constavam, por exemplo, as alterações à lei do divórcio, o aumento do IVA ou a ratificação parlamentar do Tratado europeu). É certo que a Constituição proíbe qualquer forma de discriminação baseada na orientação sexual, mas a Constituição também não consta do programa eleitoral do PS.

240



A PSP está a realizar na madrugada desta sexta-feira várias operações policiais de prevenção à criminalidade em bairros do Porto. Pelos menos, três locais terão sido «fechados» pela polícia. Um dos bairros alvo da operação é o Aleixo.
Os vários agentes do Corpo de Intervenção da PSP obrigaram os cidadãos a encostarem-se a um muro, de modo a que fossem revistados. A operação tem ainda em vista a fiscalização de viaturas.
.
Portugal Diário
.
.
A imagem é assustadora!
É isto que queremos quando falamos de segurança?
Todos os moradores dos bairros sociais só por o serem são suspeitos?
Quem defende das polícias,e dos políticos incompetentes que querem mostrar serviço,os direitos elementares dos cidadãos?

25.9.08

239


238

A odisseia das classificações dos alunos das escolas estrangeiras, feitas de acordo com uma Portaria que não chegou a ser publicada mas não obstante aceites pelo Ministério GAGO para efeitos de seriação, além de prejudicar todos os outros candidatos é uma vergonhosa TRAPALHADA ao melhor estilo do governo Santana Lopes.

237


2ª Carta Aberta a Renato Sampaio
Porto, 25 de Setembro de 2008
Caro Camarada Renato Sampaio:
Faz hoje quinze dias que lhe escrevi, convidando-o a aceitar dois ou três debates públicos na TV e na rádio.
Não obtive qualquer resposta.
O que só pode significar que, além de ter pouco em conta a cortesia, o Camarada não consegue ter argumentos para nada, nem sequer para se recusar a debater comigo.
Pelo meu lado, continuo a cumprir a minha obrigação, vou insistir.
Destrata-me não respondendo, mas eu vou continuar pois, na verdade, tal não me afecta nada, o que me interessa é que se faça o debate necessário para que PS-Porto se volte a identificar com a região que lhe compete defender, para que volte para onde pertence ou seja para as bases e que deixe de ser um grupo fechado onde V. e mais dois ou três cozinham, mais de acordo com os seus interesses particulares do que de acordo com os interesses do partido e muito menos dos cidadãos.
Eu gostava que V. esclarecesse porque nunca tomou uma posição em defesa da região do Porto em assunto nenhum, como é que nunca abriu a boca quando as dezenas de milhares de milhões dos programas temáticos do QREN foram desviados do Norte para Lisboa, como é possível que o TGV ( se vier a ser feito) não passe pelo Aeroporto F. Sá Carneiro sem V. dizer nada, como é que foi possível com a sua silenciosa aquiescência adiar o avanço das obras do Metro ao contrário do que estava acordado por falta de verbas que no entanto não faltam para o faraonismo das obras públicas lisboetas, como é que tivemos uma redução de 37% do PIDAC na AMP de 2006 para 2007 com o seu voto favorável e dos outros deputados do Porto e sem uma palavra, como é que, ao contrários dos líderes concelhios socialistas da Póvoa, de Vila do Conde, ou de Matosinhos, V. não abre a boca sobre a tentativa de pôr as SCTUS do Porto como as únicas que passariam a pagar portagem… enfim, tantos temas de que só estou a apontar alguns e não aponto mais porque, pelo andar da carruagem, terei de os guardar para a próxima carta, daqui a quinze dias, se V. voltar a não me responder ou continuar a fugir aos debates públicos comigo.
Mas, meu caro, compenetre-se, V. não tem por onde fugir. Não o vou largar e, se com o silêncio, V. quiser insinuar qualquer superioridade intelectual, cultural, política ou de qualquer tipo, só me enche, a mim e a toda a gente, do mais saudável e desopilante riso às gargalhadas. Só conseguirá arvorar a arrogância dos fracos e uma doentia incapacidade para o sentido do ridículo.
Quem é V. para fugir ao debate? Quem é V. para não comentar o que digo? Que devo pensar? Que devo concluir?
Que V. foge porque, pelos vistos, não é capaz de um debate argumentativo nem que pague a peso de ouro o trabalho insistente de muitos explicadores? Que V. não debate, nem comenta, porque não tem argumentos, o seu trabalho faz-se pela calada, nos corredores, entre o aparelho que V. não deveria poder utilizar, distribuindo e negociando um poder que não é seu mas dos portugueses, e tudo nas costas dos cidadãos e dos militantes de base que V. não conhece, não quer conhecer e até despreza?
Não terei razão?
Oxalá que não! É provável que eu não tenha razão!
Venha então a debate, deixe de usar ilegitimamente e à socapa o aparelho do partido para armar a teia do deve e haver dos seus apoios, venha à luta de ideias e de factos, venha esclarecer os cidadãos eleitores, os simpatizantes, os militantes, venha-me esclarecer a mim e a si próprio, que também não lhe fará mal.
Se continuar escondido no silêncio dos cemitérios significa que V. está morto politicamente. É consigo! Mas o partido não está disposto a isso. Nem os cidadãos. Querem estar vivos, querem que os esclareçam, querem que lhes prestem contas dos resultados do emprego do dinheiro com que financiam, com o seu esforço, os partidos e os auto-proclamados “políticos”.
Vir a debate comigo, em público, não é uma opção sua. É uma obrigação a que não pode fugir sob pena de, como sói dizer-se, ficar muito mal na fotografia.
Aguardando mais uma vez uma resposta, endereço-lhe as minhas cordiais
Saudações Socialistas.


(Pedro Baptista)

24.9.08

236

Ficamos defenitivamente privados d'OPortodeLeixões?
Ou vão abrir noutro local?
É pena que desapareça de vez!  

235


É preciso, pois, repensar a Esquerda reformista, na perspectiva de fazer face, com êxito, à crise e de encontrar outro modelo económico, social e político (no sentido do aprofundamento democrático e de uma maior participação cívica dos cidadãos) para dar um novo élan à Europa (paralisada), responder à angústia e ao pessimismo dos cidadãos, quanto ao futuro, reforçando a justiça social. Voltar aos valores éticos - que foram sempre bandeira da Esquerda -, ao civismo (contra o enfraquecimento dos Estados), contra as sociedades de mercado e dos negócios pouco transparentes, lutar contra a corrupção e o tráfico de influências. Voltar à militância em favor da paz e das negociações para resolver os conflitos, lutar contra a precariedade do trabalho, contra as desigualdades, a injusta distribuição dos rendimentos, pela inclusão social, contra a degradação do ambiente e pela ordenação do território. É preciso repensar as políticas de Esquerda, apelando sobretudo, à participação dos cidadãos. E velar para que as mulheres e os homens de Esquerda, que cheguem ao poder nos Estados ou nos partidos, sejam pessoas impolutas, que saibam distinguir os negócios privados do serviço público.

Foi essa honradez republicana que permitiu que a nossa I República, apesar de só ter durado dezasseis anos, deixasse um legado de moralidade que resistiu, como um exemplo a seguir, a quase meio século de ditadura. Foram os lobbies dos interesses, a imoralidade dos dirigentes dos bancos e das empresas, as grandes negociatas, envolvendo políticos, e o tráfico de influências, numa palavra, a promiscuidade entre a política e os negócios, que desacreditou a política e nos conduziu à crise em que nos encontramos. Não nos deixemos iludir: o sistema está podre e é preciso mudá-lo. Essa é a grande tarefa da Esquerda europeia, com autonomia ideológica em relação à América, uma vez repensadas as políticas e os comportamentos, para que os cidadãos se mobilizem.|
Mário Soares, Diário de Notícias, 23 de Setembro

234

22.9.08

233

232

Comentário colocado aqui:
.
É inquestionável que o Pedro Baptista seria uma solução mais à esquerda, e portanto melhor, para a liderança distrital do PS. Como é verdade que tem um projecto político que seria interessante no campo da defesa dos interesses do região. E a sua postura pessoal bem como a frontalidade da sua actuação são méritos indiscutíveis, e conseguiu apoios - ou pelo menos presenças - na sessão de apresentação que são uma mais valia.
Tem no entanto alguns pontos fracos que podem afastar apoios,e apoios significativos: 1 - Cercou-se - ou deixou-se cercar - por personagens que nada tem a ver com o plano ideológico em que se move nem com o programa político que sustenta; apenas estão com ele para estarem contra a «clique» dominante no partido, por uma estratégia de sobrevivência e por revanchismo. E que não lhe vão trazer nem simpatias nem votos em quantidade significativa. É, sobretudo, pena que queira ter consigo essas duas figuras deploráveis da política e da gestão autárquica na qual demonstraram a sua maneira de agir: Narciso Miranda e Nuno Cardoso (sim este, apesar da lavagem que aí acima se pretende fazer do negócio do Parque da Cidade).
2 - Aparece sempre com uma evidente afeição pelo futebol e sobretudo pelo FCP que, no mínimo, não é de bom tom. 
3 - A sua passagem pela política parlamentar não deixou boas memórias.