14.8.10

2288

CELORICO DA BEIRA

"Posso deixar de conduzir o burro mas o vinho não deixo"


Agricultor conduzia carroça embriagado. Foi detido pela GNR e o burro ficou à beira da estrada preso a uma árvore.




2287

Ainda o «ESTADO SOCIAL» do eng. de domingo:






CORTE

Milhares perdem acesso a SAP das Misericórdias


Metade das unidades que tinham SAP já foram avisadas do fim do acordo ou já o cessaram. Meio milhão de consultas/urgências são garantidas anualmente pelas Misericórdias.

Cerca de 80 mil utentes deixaram de beneficiar em Julho do serviço de atendimento permanente (SAP) prestado em unidades das Misericórdias. A Administração Regional de Saúde (ARS) do Norte já avisou algumas unidades de que o acordo com o SNS iria terminar




2286



CRÓNICA ESPECTADOR COMPROMETIDO

Uma estratégia possível

por Pedro Adão e Silva


As últimas sondagens dão a Cavaco Silva uma vantagem suficiente para ganhar à primeira volta. A candidatura de Manuel Alegre tem um problema sério e o estado de espírito na esquerda resume-se a esperar para ver. Alegre tem de fazer qualquer coisa para inverter esta tendência: o pior que lhe podia acontecer era ficar numa espécie de meio caminho que, sem desagradar nem ao PS nem ao BE, acabará por não mobilizar ninguém. Não por acaso, o seu melhor momento até agora esteve na tentativa de associar Cavaco, o economista empenhado na cooperação estratégica, à situação económica do país. Anteontem, ao reler para o o "III Fares the Land" de Tony Judt, lembrei-me da candidatura de Alegre. O livro anuncia uma estratégia eleitoral possível. Manuel Alegre representa a mesma social- -democracia de Judt, demasiado presa ao modelo social vigente nos 30 gloriosos anos do pós- -guerra, que, além do mais e infelizmente, nunca passaram por Portugal. Uma estratégia que, como programa de governo, não serve, desde logo porque abdica de qualquer visão modernizadora. Mas, tratando--se de eleições presidenciais, talvez esta retórica nostálgica não seja vista como uma ameaça excessiva pelo que resta da esquerda moderna de Sócrates. Num momento em que as pessoas olham para o futuro com desconfiança e vêem o seu estilo de vida ameaçado - a "era de insegurança" de que fala Judt -, uma plataforma política conservadora e de resistência às transformações e aos ajustamentos será pouco realista e inconsequente mas poderá, apesar de tudo, ter alguma força eleitoral, permitindo descolar dos actuais 20%. Politólogo

2285


Pinho com aulas pagas

A disciplina sobre energias renováveis que o ex-ministro da Economia Manuel Pinho vai leccionar na Universidade de Columbia, em Nova Iorque, é financiada pela EDP.

13.8.10

2284

2283


O Cronista Indelicado

O mais estranho mistério deste Verão

De Miguel Sousa Tavares a Ferreira Fernandes, de Emídio Rangel a Vital Moreira, há uma série de colunistas respeitáveis que tem uma fé em José Sócrates que vai muito para lá do meu entendimento.
Por:João Miguel Tavares
Fé na inocência de Sócrates. Fé na integridade de Sócrates. Fé nas perseguições a Sócrates. Não estamos a falar de assessores, engraxadores ou simples boys: toda esta gente tem uma carreira de décadas, provas de independência dadas e não precisa dos favores do primeiro-ministro para coisa nenhuma. Daí que os textos que assinam nos jornais onde escrevem sejam hoje para mim uma espécie de policial de Verão, um mistério que urge resolver: como é possível que pessoas livres, inteligentes e que lêem os jornais todos os dias possam ainda assim partilhar a tese de que José Sócrates é o primeiro-ministro mais perseguido desde o 25 de Abril? A resposta óbvia, tipo "foi o mordomo", é esta: apesar de todos os casos que foram levantados nos jornais e na justiça, nada foi provado, e todos somos inocentes até prova em contrário. Mas esta tese esquece dois aspectos fundamentais.
Em primeiro lugar, aceita à partida que não há qualquer distinção entre responsabilidade criminal e política, o que é inadmissível num regime democrático. Da licenciatura na Independente ao Freeport, aquilo de que muitos acusam Sócrates (eu incluo-me no grupo) não é de ter praticado actos criminosos (não faço ideia se os praticou), mas o de ter promovido a opacidade e recusado dar explicações convincentes sobre suspeitas sustentadas.
Em segundo lugar, do Freeport ao Face Oculta, o próprio argumento do "nada se provou" é um paradoxo, porque aquilo que se discute é precisamente a forma como altas figuras da justiça dificultaram que alguma coisa se provasse. Donde, alguém me faça o favor de explicar tanta fé no primeiro-ministro. Eu, francamente, não consigo perceber.

2282




Suecos & doutores

Era inevitável. Num país cujo ME anunciou a descoberta do caminho marítimo para nos tornarmos todos suecos e diplomados do Secundário acabando com as reprovações, e o mesmo país onde, em 2006, pelo suave milagre de um decreto-lei e dos bons ofícios uniformizadores da UE, tudo o que era bacharel passou instantaneamente, como os pudins, a licenciado, havia de chegar a altura (pois ou há justiça ou comem todos) em que os licenciados exigiriam passar a mestres.

A petição "Equivalência de Mestre (com maiúscula) aos titulares das anteriores licenciaturas com formação de 5/6 anos" já está na Net e, até ontem, tinha sido subscrita por 13 941 futuros Mestres (com maiúscula).
Pela ordem natural das coisas, seguir-se-á a exigência dos mestres de passarem a doutores "in extenso" (e a dos doutores meramente "distintos" passarem a "distintos cum laude", e estes a "magna cum laude", e estes a "summa cum laude", e por aí fora até ao infinito). É o conceito "Novas Oportunidades" levado ao limite, antes de os títulos de "Dr." e "Doutor" começarem a ser atribuídos a todos os portugueses no momento do baptizado.

12.8.10

2281

2280


Expulsar Narciso de onde quer que seja é uma questão de higiene e de qualidade do ar que se respira.


E a expulsão era e é inevitável, apesar de eventuais vícios formais, provavelmente voluntários, para facilitar...

Mas os que o expulsam não são melhores nem tem as mãos mais limpas.

2279

Mas Cavaco Silva, acantonado no Algarve e feliz por tirar vantagem de ter os poderes de uma rainha de Inglaterra ao sol, não é o único actor político em ânsias de desaparecer dos terrores do Verão. Manuel Alegre prolonga o seu entorpecimento estival sem um ai de angústia: é demasiado o risco de dizer qualquer coisa, numa questão que mete Freeport, sendo o candidato presidencial apoiado pelo PS. Quanto ao resto, é olhar à volta: à excepção do PSD - Paula Teixeira da Cruz e Paulo Rangel - a oposição não sai de um torpor aflitivo. Sobre o caos no Ministério Público, também o PCP, o Bloco de Esquerda e o CDS aproveitam para se fazer de mortos. 

Ana Sá Lopes, «Raínhas de Inglaterra» no Ionline

2278




Sorria, não está a ser filmado

Em entrevista ao "Expresso", Ferraz da Costa , ex-presidente da CIP, clamava há um ano a propósito de "grandes obras" como o TGV e o novo aeroporto em Alcochete: "Rouba-se muito. O país não tem dimensão para se roubar tanto".

Poder-se-ia pensar que Ferraz da Costa, depois de ter deixado a CIP, guia táxi. Mas não. A Transparency International, em cujo "ranking" de percepção da corrupção Portugal vem sucessivamente descendo, tem a mesma opinião.
Talvez por isso a Câmara da Amadora pretende agora, e a Comissão Nacional de Protecção de Dados não deixa, instalar na cidade 113-vídeos-de-vigilância-113, que registariam constantemente mais de 300 planos de ruas e praças (algumas ruas de "bairros problemáticos" chegariam a ser vigiadas por nove aparelhos ao mesmo tempo).
Compreende-se a preocupação da Câmara da Amadora com a criminalidade de retalho. Não devem abundar na Amadora ministérios, fundações, sedes de grandes empresas de obras públicas ou gabinetes de advocacia e arquitectura especializados em fazer aprovar PIN em tempo recorde. Esses podem continuar a sorrir pois não estão a ser filmados.

2277

Pensamentos de escárnio...a bem dizer
Num País a arder e a afundar-se, é de grande visão estratégica, comprar submarinos.
Em qualquer empresa privada, por bem menos, Cândida Almeida e Pinto Monteiro, já tinham uns patins em linha calçados faz tempo.
Alberto Martins e Isabel Alçada estão sempre a rir-se. Há aqui algo da história da hiena.
Sendo o Mário Soares o pai da democracia, suspeito que a mãe seja a América; Só assim se justifica tanto pulha. É genético.
Se as sucessivas suspeitas que pairam sobre Sócrates, não o beliscam, pode concluir-se que a corrupção está já institucionalizada.
Sendo o tripé de sustentação do PCP, a honestidade, competência e trabalho adivinha-se grande dificuldade no seu crescimento.
Narciso Miranda, veio a público falar de Kafka e Stalin para justificar a expulsão. Podia falar também de Mário Soares se se tivesse lembrado de Zenha, Jaime Serra, Rui Mateus, etc etc
O PCP só tira ás direitas(CDS-PSD-PS) duas coisas; A máscara e o sono
Rui Viana Jorge

2276

Credo socrático

Creio que o eng.º nunca desenhou mamarrachos.
Creio que o eng.º não trocou assinaturas nos seus projectos.
Creio que o eng.º não cortou caminho em busca da licenciatura.
Creio que o eng.º não pressionou os media para se calarem.
Creio que o eng.º nunca fez nada para suprimir o noticiário da TVI.
Creio que o eng.º não recebeu uma libra do Freeport.
Creio que o eng.º mal conhece o Vara, o Rui, o Penedos e toda a restante maltosa.
Creio que o eng.º nunca trocou larachas ou SMS sobre a compra da TVI.
Creio que o eng.º se processou jornalistas ou colunistas foi por engano.
Creio que o eng.º nunca escolheu para deputados amigos da 1.ª dama na clandestinidade.
Creio que o eng.º nunca pôs assessores a trabalhar na blogosfera.
Creio que o eng.º quis ser ouvido pelos procuradores.
Creio que o eng.º é perseguido por magistrados, por credores e por tarados.
Creio que o eng.º só não faz mais porque não o deixam.
Creio que o eng.º é uma pobre vítima.
Creio que o eng.º gosta de animais.
Creio que o eng.º é uma espécie de santo.
Creio que o eng.º ainda me vai recompensar.


Aos crentes espalhados pela blogosfera: repitam 100 vezes a oração acima. Farão uma figura assaz ridícula; mas podem receber saudações da Mlle. Câncio, parabéns da rede corporativa, ou um link do Pitta. Compreendam: isso de ajustes directos ou lugares na AR não é para todos.
no VIAS DE FACTO

11.8.10

2275

O interesse nacional que não paga impostos

2274

Estatutos ou estatura
Segundo parece, o Partido Socialista, prepara-se para expulsar 100 militantes.
Achei curiosa esta notícia, porque sendo atento, nunca descobri um militante deste partido.
Claro que admito que exista, mas eu só conheço quadros e dirigentes.
O anónimo, o zé ninguém, que paga cotas e tem reuniões, desculpem mas não conheço.
De qualquer dos modos, são 100 "xuxas" ameaçados de expulsão.
Estou para ver quantos telejornais, primeiras páginas, e noticiários radiofónicos vão abrir e durante quanto tempo, com tão nefasta notícia para a democracia Portuguesa, com grande influência no deslizar do défice.
Sim porque com dois ou três militantes do PCP, ia caindo o Carmo e a Trindade.
Não se falou de outra coisa durante bastante tempo. Fizeram-se debates discutindo a democracia do PCP. Até houve "estoriadores" que vieram afirmar que só a direcção do PCP, ainda não percebera que o comunismo já tinha morrido. A janela de oportunidade abriu-se e a reacionarice esvoaçou.
Os referidos (já ex-militantes), tiveram uma trabalheira danada para conseguirem desdobrar-se de modo a satisfazerem todas as entrevistas que lhes foram solicitadas.
Justificava-se. Não é todos os dias que se encontra alguém que demora dez , quinze e até mais anos a descobrir que afinal não era comunista. Raridades destas, serão sempre notícia mesmo no deserto.
Mas isso foi no PCP que tem uns estatutos que respeita e uma ideologia que pratica; Agora no PS reconheço que vai ser complicado, porque se alguém leva a sério os estatutos, vai-se o Governo e a direcção toda "pró maneta". Têm dúvidas? Então leiam os estatutos do PS. Espero é que não tenham cus de vidro, senão vai haver muito estilhaço.

Rui Viana Jorge

2273


Narciso Miranda e mais de uma centena de militantes com ordem de expulsão do PS

Por Filomena Fontes
Processo abrange todos os que se candidataram contra listas do partido nos distritos do Porto, Coimbra e Bragança

10.8.10

2272





O «estado-social» do eng. de domingo


Não corta nas autoestradas, não corta no TGV, não corta na consultadoria, não corta nos acessores, não corta nos automóveis, não corta no marketing, não corta nas despesas inuteis...


Onde corta para atingir os seus evidentes fins sociais?
Nos do costume...



Ministério da Educação fecha Escola Móvel

Por Bárbara Wong
Projecto de ensino à distância pensado para filhos de profissionais itinerantes é caro

(PUBLICO)


E quanto aos meios para prevenir e combater os incêndios ainda vamos ver...


+

9.8.10

2271

O Ministério Público que temos:



Cândida Almeida travou equipa mista liderada pela PJ para investigar o Freeport

Por José António Cerejo
DCIAP avocou processo depois de saber que a Polícia Judiciária estava a constituir uma equipa de investigação com as autoridades inglesas

PÚBLICO








PJ travada por Cândida

A proposta de investigação conjunta do caso Freeport com as autoridades inglesas foi apresentada em 29 de Agosto de 2008, mas a 3 de Setembro, cinco dias depois, a procuradora Cândida Almeida avoca o processo que, nesta fase, queria investigar formalmente José Sócrates a pedido dos investigadores ingleses .

2270




"Um homem decente"

Li num blogue insuspeito de simpatias ideológicas pelo PCP a expressão "um homem decente" para caracterizar o desaparecido dirigente comunista António Dias Lourenço, e vi depois a mesma expressão repetida mais do que uma vez em outros dispersos lugares. Caracterizar é distinguir. Numa sociedade minimamente saudável do ponto de vista moral, em que a decência, e não a falta de escrúpulos, fosse a regra, a expressão "um homem decente" não distinguiria. Só em sociedades moralmente doentes como aquela em que hoje vivemos a decência se torna uma característica distintiva e expressões como "um homem decente" têm conteúdo informativo. Dias Lourenço dedicou toda a vida (17 anos dela passados nas prisões de Salazar, outros tantos na clandestinidade) a bater-se por ideias e valores e não por interesses pessoais. Quase 40 anos depois do 25 de Abril, em tempos, como estes, de recém-chegados e de oportunistas, isso é certamente motivo de escândalo. De quantas das notoriedades que abundam hoje na nossa vida política e económica poderemos dizer "um homem decente" sem abastardar a própria noção de decência?

8.8.10

2269

Cornélia
Vou fazer algo que achava que nunca faria! Escrever algo sem chamar os bois pelo nome.No caso presente é mais vaca que boi; e já agora façam o favor de não confundirem bois com boys.Têm muito em comum, mas não são a mesma coisa.
Vem este paleómetro todo a respeito de um principio, que tenho desde jovem, e que até posso concordar que não é lá muito progressista.
O principio, é o seguinte:
Quem se preocupa demasiado com o aspecto exterior, é porque o interior não tem interesse.
Por ex: a meninada que por aí abunda, e gasta um dinheirão a meter mamas novas, ou a fazer lipoaspirações, sabe que se não for pelo físico não pode aspirar a nada com ou sem lipo.
São postiças, são de desmontar(depois de as montar claro).
Dar uns beijinhos num par de silicones deve ser parecido a meter os beiços em gelatina.
Isto para não falar nos tacões de 15 ou 20cm que os médicos já se deveriam ter pronunciado, que transformam gajas rasteiras em mais rasteiras ainda, com a boca mais alta.
Tudo isto me tem assaltado a memória nestes últimos dias de freeport.
Quem tiver mais de 60 anos(como eu) e boa memória, saberá porque me têm assaltado a memória estas coisas; só que como disse no início, lamentávelmente, não posso chamar a vaca pelo nome