24.9.10

2248

A FELICIDADE

Se o «eng» se demitir por não passar o orçamento vai ficar em funções até haver novas eleições.
Com as presidenciais pelo meio podemos contar com uns larguíssimos meses.

Aí é vai ser despachar «freports»...

2247

23.9.10

2246

O socialismo ibérico vendeu a alma a Sarkozy

por Ana Sá Lopes
Durão Barroso grita com Sarkozy, Zapatero defende França com fervor acrítico. Por cá, o PS viveu na sexta-feira um dos dias mais graves da sua história


.

2245


Lei permite concursos de 24 horas para obras de 4,8 milhões

Por Luísa Pinto
Confederação da Construção e do Imobiliário considera "impensável" apresentar propostas desta dimensão em apenas um dia
A Câmara de Viana do Castelo lançou em Agosto um concurso público para a construção do Centro de Alto Rendimento de Surf, com um valor-base de um milhão de euros e prazo de entrega de propostas de 24 horas. Um mês depois, a autarquia de Vila Verde lançou dois concursos públicos para a construção de escolas com preços-base a rondar os dois milhões de euros com prazo de entrega de propostas de 48 horas. O município de Alcanena lançou dois concursos públicos com prazo de entrega de propostas de 15 dias para a construção de duas estradas nacionais. Neste caso, os valores-base eram de dois e 1,9 milhões de euros. 
...

22.9.10

2244





Se o «eng» vai lá fora buscar dinheiro a 6% porque não se financia cá dentro?
Se os certificados de aforro pagassem 4 ou 5% tinha, de certeza, muito dinheiro.


Ah! Pois!
Os bancos ...

2243






IGCP colocou 750 milhões com grande procura

Juros da dívida dispararam na emissão de hoje face às anteriores


Os juros pagos pelos Estado pela dívida pública emitida hoje através IGCP (Instituo de Gestão da Tesouraria e do Crédito Público) subiram 17, 7 por cento nas obrigações a dez anos e 29,7 por cento na emissão a quatro anos, com a procura a exceder largamente a oferta.

Os juros médios pagos hoje pelos 300 milhões colocados pelo prazo de dez anos são de 6,242 por cento, face a 5,312 na emissão com o mesmo prazo feita há cerca de um mês. Na emissão a quatro anos, os juros médios de hoje são de 4,695 por cento, face a 3,621 por cento na última emissão com o mesmo prazo, no final de Julho.


Risco de Portugal igual ao da Grécia um mês antes da ajuda do FMI


O mercado está a exigir a Portugal quase o triplo do preço do que a Alemanha para comprar títulos de dívida a 10 anos.




2242




2241

Contas públicas

Mercado exige juros mais altos a Portugal do que à PT, EDP e Brisa

Rui Barroso   
Dúvidas sobre a evolução das contas públicas levam mercados a preferir dívida das empresas à da República.
A quem emprestaria dinheiro mais facilmente: ao Estado ou aos presidentes da EDP, da Portugal Telecom ou da Brisa? O mercado parece não ter dúvidas: às empresas.
Na dívida a seis anos, por exemplo, os investidores estão a exigir uma taxa de rentabilidade de 4,053% para a EDP e de 4,603% para a Brisa. Mas à dívida pública com a mesma maturidade, a taxa exigida situa-se nos 5,343%. Já a ‘yield' das obrigações da PT que vencem em 2013 situa-se nos 3,098%, enquanto a dívida do Estado com uma maturidade semelhante negoceia com uma taxa de 4,5%.

2240




O conto do vigário

A notícia ontem divulgada pela TSF de que "a polícia finlandesa está à procura de um vigarista identificado como tendo uma cara muito parecida com a de Durão Barroso e que enganou uma pessoa numa cidade a 70 quilómetros de Helsínquia" não mereceria por cá comentários não acontecesse, há uns anos, alguém com uma cara igualmente muito parecida com a do actual presidente da Comissão Europeia ter enganado milhares de pessoas numa cidade a 1600 quilómetros de Lisboa. Estava acompanhado de três indivíduos com caras muito parecidas com as de George W. Bush, Tony Blair e José Maria Aznar, todos tendo então impingido ao Mundo a existência de depósitos gigantescos de armas de destruição maciça no Iraque, usando isso como pretexto para a invasão daquele país e para uma guerra que ainda dura e causou já centenas de milhares de mortos. Parece que o vigarista finlandês convenceu um transeunte "a comprar fatos e outra roupa de luxo que tinham sobrado de uma passagem de moda", ficando-lhe com 200 euros. Por isso tem a Polícia à perna. Ninguém anda atrás dos quatro da Base das Lajes. Nem a sua consciência.

21.9.10

2239



TGV: troço Poceirão-Caia vai custar o dobro do anunciado

Contas ainda nem sequer incluem ligação a Lisboa e 3ª travessia, que é a parte mais cara da obra 



O troço do TGV entre o Poceirão e a fronteira de Caia custa quase três mil milhões de euros: o dobro do anunciado. Para além deste valor, o Estado pagará, todos os anos, consoante o número de comboios que utilizarem a linha. E o pior: nestas contas não entram ainda a ligação a Lisboa, que inclui a terceira ponte sobre o Tejo, precisamente a parte mais cara da obra.
Para o economista João César das Neves, «os números são assustadores. Numa altura em que todos sabemos que é preciso cortar, que há gente a sofrer, que o desemprego aumenta e é difícil aguentar as prestações sociais para os desempregados, vamos alegremente assinar uma coisa destas. É difícil de entender como pode alguém entrar nisto».

Aguardo ansiosamente que o(s) imbecil(is) periférico(s) e outros idiotas úteis venham defender a lisura, seriedade, boa fé, «inocência» do secretário geral deles, com o qual são sempre tão solidários.

2238


O dr. Carrilho foi exonerado de embaixador de Portugal na Unesco.

O processo de exoneração é, em tudo, igual ao da nomeação:

O dr. Carrilho foi nomeado por ser do PS;
O dr. Carrilho foi exonerado porque pisou os calos ao «chefe».

Eu sei que é uma aborrecimento não poder continuar a viver em Paris...

Mas, à parte isso, estamos a discutir o quê?
Que superioridade moral?

2237




Obviamente demitido

A vida partidária tornou-se há muito a via privilegiada (até porque, em muitos casos, única) de ascenção social e económica de gente sem qualificações que a distingam senão a capacidade, altamente apreciada, para obedecer e balir sempre em consonância com o rebanho. A AR dá emprego a centenas de eunucos do género dos que, "em vénias malabares à luz do dia/ lambuzam de saliva os maiorais", e que, se alguma vez tiveram uma ideia própria, só a partilharam, como um pecado vergonhoso, com a família e amigos chegados. A carreira diplomática também. Como o cônsul em Bordéus caído em desgraça por ter salvo milhares de judeus das câmaras de gás nazis em desobediência às instruções de Salazar, Manuel Maria Carrilho, embaixador na UNESCO, caiu em desgraça quando, no ano passado, não votou (acordou com o ministro que o fizesse o número dois da missão) no censor egípcio Farouk Osni para o cargo de director-geral da organização. Agora deu uma entrevista ao "Expresso" onde fica à vista que (ó horror!) tem pensamento próprio, distinto da vulgata propagandística do PS. Ontem soube pela LUSA que foi demitido.

2236




Ex-autarca PS culpa funcionário doente



CORREIO DA MANHÃ










Nuno Cardoso responsabiliza técnicos por benefício de 2,5 milhões ao FC Porto


O ex-presidente da Câmara do Porto é arguido no caso da permuta de terrenos com o FC Porto e diz que os técnicos camarários é que avaliaram os lotes

2235



Défice público pode ficar entre 8 e 9% sem novas medidas

A execução orçamental de Janeiro a Agosto revela que o défice do subsector Estado engordou 446 milhões entre Janeiro e Agosto para 9.190 milhões. Economistas contactados pelo JN acreditam que, a este ritmo, o défice "global" ficará entre 8 e 9% do PIB.





Pagamos três vezes mais do que a Alemanha

...

A taxa de juro das obrigações portuguesas a 10 anos disparou, ontem, mais de 30 pontos base, atingindo os 6,421%, um novo recorde desde 1997. Este nível de juros corresponde a um spread - o prémio exigido para adquirir dívida portuguesa em vez da alemã -, de 395 pontos base face à "bund" alemã a 10 anos, tendo mesmo superado, pela primeira vez, os 400 pontos base.





Défice do Estado cresce por dia 37 milhões






Dívida bate novo recorde

Os mercados estão cada vez mais reticentes em relação ao comportamento da economia nacional, e os constantes prenúncios de uma possível intervenção do FMI estão a obrigar o Estado a ter de pagar mais aos investidores para os convencer a comprar dívida pública.


Défice sobe 445 milhões de euros

Só entre Julho e Agosto, no subsector Estado, cresceu 287 milhões de euros. A despesa aumentou 4,8%

DN




Défice do subsector Estado já ultrapassa os nove mil milhões


O défice do Subsector Estado aumentou 445 milhões entre Janeiro e Agosto de 2010, face ao período homólogo de 2009, e regista agora um valor de 9 190 milhões de euros .



Despesa cresceu em 12 dos 16 ministérios


A despesa de 12 dos 16 ministérios foi superior nos primeiros oito meses deste ano, quando comparado com igual período de 2009, elevando a despesa efectiva para 2,7 por cento.


Contas públicas

Estado gastou 1,7 vezes mais do que previa no Orçamento


Mesmo que cumprisse o previsto no OE/2010, o esforço não chegava para honrar a meta de 7,3% de défice prometida no PEC II, em Bruxelas.


ECONÓMICO






Défice do Estado já supera os nove mil milhões


Os dados das Finanças mostram que o défice do subsector Estado engordou 5% para 9,19 mil milhões até Agosto. A despesa cresceu 4,8%.





20.9.10

2334


Não sei porquê - ou sei - este governo que temos cada vez me faz mais lembrar o do Santana Lopes!






2333




Deliberação do Plenário de Militantes do PSD de Matosinhos


Pela sua importância na vida política de Matosinhos e da Área Metropolitana do Porto, vimos dar conta de uma importante deliberação do Plenário de Militantes do PSD de Matosinhos, solicitando a sua divulgação:
Na passada sexta-feira, dia 17 de Setembro, realizou-se um Plenário de Militantes do PSD de Matosinhos que contou com a presença de cerca de 150 Militantes, sendo assim um dos Plenários que contou com maior número de presenças nos últimos anos.
No referio Plenário foi aprovada, por unanimidade uma Moção de apoio ao trabalho desenvolvido pela Comissão Política de Secção e ao corte de confiança política no Vereador José Guilherme Aguiar que optou por se juntar ao PS na Cãmara Municipal de Matosinhos.
A Comissão Política do PSD de Matosinhos

.

E agora?
O outro vereador?
Os eleitos para a Assembleia Municipal?
Como vão agir?
Que posições vão tomar?
Passam à oposição, ou tudo fica na mesma e só estão a arrotar postas de pescada? 

2332




Masculinidade e virilidade

A crer no primeiro-ministro luxemburguês (e um primeiro-ministro luxemburguês está sempre no topo da lista de gente que merece crédito no que toca a bisbilhotices), a discussão entre Sarkozy e Durão Barroso sobre as deportações de ciganos em França terá sido "máscula e viril". A notícia trouxe-me à memória a síntese crítica que João Gaspar Simões um dia fez no DN sobre determinada obra literária: "Máscula e viril, sem deixar de ser realista". Masculinidade e virilidade (palavras femininas, como judiciosamente observou Prévert) remetem, de facto, mais para o realismo mágico ou a literatura fantástica do que para o realismo puro e duro. Dir-se-iam, por isso, independentemente de eventuais divergências acerca de como "fazer a coisa", adequadas a classificar as diferenças ideológicas que haja entre Sarkozy e Barroso quanto a ciganos e indesejáveis em geral. O mesmo não se pode dizer da oposição do PS à condenação pela AR das deportações de ciganos. Sendo talvez "realista", foi tudo menos "máscula e viril", encaixando-se, sim, no concorridíssimo e previsível género parlamentar da cobardia política.

2331

Notícias do estado social do «eng.»:  




Corte nos apoios sociais abranda subida da despesa



2330

Socialismo, mas pouco... 

No dia 9 de Setembro, no Parlamento Europeu, todos os deputados socialistas portugueses votaram sem hesitações a favor de uma resolução que "expressava profunda preocupação pelas medidas tomadas pelas autoridades francesas e de outros Estados Membros tendo por alvo os ciganos", instando tais autoridades a imediatamente suspender as expulsões e apelando à Comissão, Conselho e a outros Estados Membros que interviessem nesse sentido.
Tratou-se de uma resolução activamente promovida pelo Grupo dos Socialistas e Democratas, em que se integram os socialistas portugueses. Com linguagem moderada, em resultado de intensas negociações entre todos os grupos políticos. Nos debates com Durão Barroso e Viviane Reding, na manhã e na tarde do dia 7, todos os intervenientes socialistas, encabeçados pelo líder Martin Shultz, não pouparam na invectivação das expulsões colectivas estigmatizantes de Sarkozy e de outros governos europeus e na condenação da inacção da Comissão Europeia diante de tão acintosas violações do Tratado de Lisboa e dos direitos humanos fundamentais.
Incredulidade e apreensão - foram as minhas primeiras reacções às notícias de que o Grupo Parlamentar do PS, na 6a.feira passada, se dividira no voto de um texto proposto pelo BE, que visava associar a AR ao voto do PE. Por não ser o PS a tomar a iniciativa e por revelar descoordenação entre o que o PS faz na AR e no PE, ainda por cima num assunto de excepcional sensibilidade política (ao ponto de, finalmente, levar Durão Barroso a engrossar a voz face ao seu correlegionário de direita Sarkozy no último Conselho Europeu).
Vergonha e amargura - é o que expresso agora, depois de ter falado com deputados socialistas na AR para apurar o que se passou: "ordens de cima!" E só um socialista - Sérgio Sousa Pinto, a quem presto homenagem - teve a coragem de votar de acordo com a sua consciência, além de mais 14 que encontraram formas menos afirmativas de se dissociar de tão indecorosas instruções.
Ordens que terão sido inspiradas por instâncias governamentais. Instâncias tacanhas no entendimento do que é a política externa, pois ainda que se justificasse uma demonstração de "real politik" (e não se justificava, estando em causa a lei europeia e direitos humanos fundamentais), tal exercício não caberia a parlamentos, mas sim a governos.
Ordens insuportáveis, por serem politicamente indefensáveis ("o Sarko é amigo"...); por contradizerem o património histórico e político do PS, quer quanto ao respeito pelos direitos humanos em geral, quer quanto ao empenhamento dos seus governos - incluindo este - na inclusão da comunidade cigana em Portugal; e, finalmente, por serem ofensivas do que deve corresponder à consciência política de um/uma socialista.
Para registo: diante de tais ordens, eu desobedeço.

2329

Tribunal ouve Nuno Cardoso sobre permuta de terrenos


Começa o julgamento do caso da permuta de  terrenos entre a autarquia  e o Futebol Clube do Porto, no âmbito do PP das Antas