31.12.10

Desafio
Desafio a Igreja a olhar com mais atenção para a parte moral e ética dos actos do Governo.
Oh senhor Cardeal, vocência como entidade máxima da Igreja católica, acha que lhe ficaria mal, excumungar todos aqueles que maltratam os pobres??Não será isto um grande pecado? Ou o sr. Cardeal convive bem com as patifarias feitas a quem se não pode defender, desde que faça uma predicazita, do alto do pulpito, a condenar tais atitudes?heim?
Ai se deus existisse e fosse justo..................
Pulhice Humana
Um bom exemplo de pulhice humana seria por exemplo, um governo qualquer, depois de decretar congelamento de salários, pegar em alguns amigos e como não os podia aumentar, mudava-os para uma categoria superior, e assim receberiam mais"guita".
O cúmulo da pulhice humana seria fazer isto no fim do ano, mas reportar a situação, a doze meses antes, para lhes pagar um balurdio enquanto toda a gente aperta o cinto.
Felizmente não chegamos aí; este governo ainda não tem pulhas de tão baixa qualidade.
Lembrete
A mortalidade infantil teve este ano numeros só comparaveis aos de há 25 anos;
Será que o sr. Correia de Campos não tem nada a dizer??????

2340




Em tempo de balanços

Termina hoje o Ano Europeu do Combate à Pobreza e à Exclusão Social e espera-se (sentado, como convém) que, em tempo de balanços, algum dos nossos políticos se lembre de fazer o balanço dos resultados desse combate em Portugal.

De preferência que seja, como diz o prof. Cavaco, "uma janela de esperança". Porque talvez, quem sabe?, os 300 000 portugueses que, segundo cálculos por baixo, passam hoje fome descubram maneira de comê-la, à esperança.
Ajudará um pouco a esse balanço saber que, em Portugal, no Ano Europeu do Combate à Pobreza, o risco de pobreza, em vez de diminuir, aumentou de 18 para 23%, atingindo sobretudo os mais vulneráveis, crianças, jovens e velhos . E que, em contrapartida, os nossos ricos enriqueceram ainda mais, ocupando agora Portugal (onde os 20% mais ricos auferem rendimentos 6 vezes mais altos do que os 20% mais pobres) o 2º lugar no ignóbil pódio europeu da desigualdade, só ultrapassado pela Letónia e ex-aequo com a Roménia e a Bulgária.
Eram objectivos Ano Europeu do Combate à Pobreza, com que os governos europeus se comprometeram, o reconhecimento do direito a uma vida digna dos que vivem em pobreza e o "empenho politico e acções concretas para erradicar a pobreza". Em Portugal, tal "empenho" traduziu-se em políticas anti-crise assentes quase exclusivamente em cortes nos apoios sociais e no desmantelamento do modelo de Estado Social. Por imposição da mesma Europa...

30.12.10

do modo de vida socretista

Chefias da Segurança Social foram promovidas com retroactivos a Janeiro

A Segurança Social promoveu todas as chefias para compensar os cortes salariais no próximo ano. O aumento tem efeitos retroactivos ao início de 2010. As nomeações foram hoje publicadas em Diário da República e são assinadas pelo ministro das Finanças.

do socretismo como modo de vida


Auditoria do Tribunal de Contas

Saúde gastou 21 milhões de euros em consultoria que não serviu para nada

O Serviço de Utilização Comum dos Hospitais (SUCH) pagou a três consultoras 21 milhões de euros pelo seu contributo na constituição das três unidades de serviços partilhados mas esta estratégia conduziu o serviço a uma "situação financeira crítica".
O Serviço de Utilização Comum dos Hospitais (SUCH) pagou, só a três empresas privadas de consultoria e gestão, mais de 21 milhões de euros até ao final de 2009, um montante quatro vezes superior ao total do prejuízo registado nesse ano por este organismo tutelado pelo Ministério da Saúde. Os valores surgem no relatório final da auditoria do Tribunal de Contas (TC) ao SUCH, a que o PÚBLICO teve acesso, e que volta a ser muito crítico da gestão presidida por Paula Nanita, que foi demitida no final de Junho.

...

29.12.10

O «frisson»...

Lá vai o proto-engenheiro ter de fazer avançar outra vez os seus homens de mão:
- O presidente do Supremo
- O procurador geral da República.

Juiz recusa destruir escutas de Sócrates


Arguidos e assistentes do Face Oculta notificados para dizer se querem ter acesso às cópias agora surgidas.
 
Aguarda-se a necessária indiggnação venda dos sitíos do costume: Câmara Corp. Jugular, etc.
E o eco nos idiotas periféricos

28.12.10

Infâmias


Não percebo que se venha agora suscitar, infamemente, a questão do benzeno.


Então o dr Pinto e «sus muchachos» não foram ao Europeu 2008, com bilhetes viagens e estadias pagos pela Galp, estudar os pormenores científicos do benzeno?

do desmando



Sem querer entrar em minudências técnicas, a mora no cumprimento não será coisa diferente de incumprimento? Definitivo?


Como dizia o outro, é só ler a Teoria Geral do Direito - Mota Pinto.


E a «denúncia» não é para o termo do contrato? Não tendo nada a ver com cumprimento ou incumprimento dos contratos?

nódoa negra


Lei de Financiamento

“É nódoa negra na democracia”

O ex-deputado socialista João Cravinho não tem dúvidas: a revisão da lei de financiamento dos partidos "abre a porta à corrupção", é "uma nódoa negra na democracia portuguesa", e não poupa críticas aos seus promotores. 




Pilares da corrupção


Já se sabia que as forças políticas eram autênticas agências de tachinhos, tachos e tachões para boys e girls. Agora, passam a ser também os verdadeiros pilares da corrupção.


2332




Leis por medida

Têm os partidos políticos o esquisito privilégio de decidir em causa própria, determinando, por exemplo, quem lhes suporta as despesas e lhes paga os calotes. E, sabendo-se que na redacção da nova lei de financiamento partidário esteve envolvido o deputado Ricardo Rodrigues, do PS, o da "acção directa" sobre gravadores alheios, não surpreenderá que ela preveja a "acção directa" sobre o Orçamento de Estado para pagamento das tropelias financeiras de partidos e seus dirigentes.

Assim, a partir de agora e de Ricardo Rodrigues (e, faça-se-lhe justiça, de Luís Montenegro, do PSD), quando um dirigente partidário atropelar a lei e for, em virtude disso, punido pelo Tribunal Constitucional, passa a poder meter o custo da coima nas "despesas" do partido a facturar, ao menos parcialmente, aos contribuintes.
Por outro lado, a nova lei (que mereceu o canónico "contrariado mas promulgo" do actual PR) permitirá ainda que os partidos aceitem donativos dos seus candidatos a deputados, abrindo as portas ao mercado, que se adivinha florescente, da compra e venda de lugares elegíveis. Talvez, quem sabe?, vejamos em breve por aí anúncios do género: "Seja deputado da Nação pelo preço X, o mais baixo do mercado; descontos para grandes quantidades".
E talvez comece a ficar mais em conta, aos grupos económicos do regime, ter empregados a tempo inteiro na AR do que em eventual regime de prestação de serviços.

2331

Medições da própria Galp detectaram benzeno excessivo na refinaria de Leça

Por Aníbal Rodrigues
Das 13 campanhas de medição, que ficarão concluídas em Novembro de 2011, já foram efectuadas cinco. A CCDRN teve acesso a três e verificou excessos em 10 pontos de amostra

PÚBLICO


Benzeno excessivo em Leça

Matosinhos Refinaria da Petrogal pode pôr em risco a saúde pública

2330


Doze gestores públicos levam 1,6 milhões só em salários




AUDITORIA

Empresas públicas ganham milhões


com mercados e não dão ao Estado


Tribunal conclui que o governo tem argumentos para demitir gestores públicos de CP, Metro e Refer

O Tribunal de Contas (TC) identificou várias "situações de incumprimento" na gestão financeira das empresas públicas ao nível do exigido pelo Regime da Tesouraria do Estado (RTE) - que determina que os investimentos financeiros do sector empresarial do Estado devem estar no Tesouro. A situação é especialmente crítica no sector dos transportes e das infra-estruturas.


Nesse sector, apenas 5,9% das aplicações financeiras estão em contas do Tesouro, no Instituto de Gestão da Tesouraria e do Crédito Público (IGCP), ao contrário do que o RTE obriga. Este tipo de incumprimento, lembra o TC, "passou a integrar as situações susceptíveis de demissão dos gestores públicos" este ano.