2.5.09

657

Sempre Matosinhos

656














O Público distribui com a sua edição de hoje um suplemento publicitário com o título "O País Real" (editado por uma empresa com o nome EXECUTIVE TARGET - Marketing, Comunicação e Publicidade, Unipessoal Lda., com sede na Rua Camilo Castelo Branco n.º 965, Frac. 3, em Santa Marinha, Vila Nova de Gaia)

É um daqueles suplementos publicitários que saem com os jornais aos fins de semana e que apenas têm duas finalidades possíveis: apanhar parolos que caem no logro de se verem publicitados em suplementos que ninguém lê ou canalizar dinheiros de empresas ou organismos públicos para fins que se desconhecem.   

Neste, o Dr. Pinto, o nosso Dr. Pinto, publicita-se a si próprio entre o ARROZ CAÇAROLA  e a FIGFORT - Vestuário Interior de Senhora
Como?
Com um anúncio de página inteira (pag. 5)
Como «compensação» tem direito a uma entrevista de 2/3 de página (pag. 8).
E que coisas fundamentais para o concelho, para o País, para a civilização ocidental e para futuro do Mundo diz nela o Dr. Pinto:
1 - Que diminuiu o desemprego no concelho, mas que veio a p... da crise e estragou tudo.
2 - Que fez a Loja do emprego que é uma iniciativa exemplar e nacionalmente reconhecida.
3 -Que «implementou» o Centro de Informação e Apoio ao Consumidor que lá para ele é coisa importante
4 - Que está a acarinhar muito a relação com a Petrogal (continue a Petrogal a pagar viagens ao estrangeiro e idas ao futebol que o Dr. Pinto acarinha-a muito)
5 - Que bateu a concorrência para ter ao pé dele a fábrica do Magalhães (podia meter uma cunha ao engenheiro par ele explicar o negócio)
6 - Que quanto a turismo vai abrir o Centro de Documentação Álvaro Siza para satisfazer as pulsões estéticas dos turistas que nos visitam.   

O Dr. Pinto, que é um parolo, brinca connosco e com o dinheiro dos nossos impostos.
Gasta-o numa coisa destas sem qualquer utilidade, eficácia ou resultado prático.
Manifestamente para dar dinheiro a ganhar a alguém das suas relações, por razões pouco claras.
(devo reconhecer que apesar das diversas buscas que fiz não consegui, ainda, descobrir quem é a EXECUTIVE TARGET - Marketing, Comunicação e Publicidade, Unipessoal Lda., quem são os seus sócios, que interesses se escondem atrás de tão anódino nome.)
Pode ser que o Sr. da LIFT CONSULTING me ajude a esclarecer esta questão.

655







Em actualização

Outras leituras:

- José Medeiros Ferreira nos BICHOS CARPINTEIROS 

- Carlos Nunes Lopes no 31daARMADA

- Rogério da Costa Pereira no JUGULAR

- Carlos Botelho no CACHIMBO DE MAGRITE

- Correia Pinto na POLITEIA

- Primo de Amarante no MARGEM ESQUERDA



 

654










Notícia do PUBLICO ON LINE de dia 30 de Abril:

Amanhã, em Lisboa
Vital Moreira e Ana Gomes com CGTP e UGT no 1º de Maio 
30.04.2009 - 19h38 Maria Lopes
É uma espécie de dois em um: a mesma delegação do Partido Socialista vai amanhã à tarde participar nos encontros que a CGTP e a UGT marcaram para a baixa lisboeta para comemorar o 1º de Maio.

A delegação do PS é encabeçada pelo candidato socialista às europeias, Vital Moreira, a eurodeputada Ana Gomes, o presidente do Inatel e da Federação do PS de Setúbal, Vítor Ramalho, e também Manuela Augusto, do departamento das Mulheres Socialistas, assim como Pedro Vaz, da Juventude Socialista.

Pelas 14h30, os socialistas saúdam alguns dirigentes da CGTP no Rossio, em frente à Pastelaria Suíça, mas não irão ao ponto de concentração da central sindical, que é, à mesma hora, no Martim Moniz – daí, a manifestação da CGTP seguirá pela avenida Almirante Reis até à Alameda Afonso Henriques.

Uma hora depois, a delegação socialista encontra-se com a UGT nos Restauradores, onde a cabeça da manifestação, que parte do Marquês de Pombal, já deverá ter chegado.

1.5.09

653









Jorge Luís Borges, 1975

PROTEU

Antes que os remadores de Odisseu
Fatigassem aquele mar cor de vinho
As inefáveis formas adivinho
Daquele deus cujo nome foi Proteu.
Pastor dos dois mil rebanhos de oceanos
E detentor do dom da profecia,
Preferia ocultar o que sabia
E entretecer oráculos e enganos.
Instado pelas gentes, assumia
A forma de leão ou de fogueira
Ou de árvore que dá sombra a uma ribeira
ou de água que na água se perdia.
Com Proteu, o egípcio, não te assombres, 
Tu, que também és um e muitos homens.

652





651



Há pelo menos um, mas só houve um, que votou contra a alteração da lei do financiamento dos partidos.

30.4.09

650






Berlusconi, Sócrates, a mesma luta!

649









Aquela trapalhada com o filme das criancinhas no tempo de antena também se integra na campanha negra?

648









Porque é que os partidos para decidirem das respectivas finanças reúnem à porta fechada?
O que querem, todos eles, esconder dos portugueses?
O que os envergonha tanto?

647






98% dos leceiros contra projecto para avenida

INÊS SCHRECK 

A esmagadora maioria dos leceiros estão contra o projecto da Câmara de Matosinhos para a Avenida do Dr. Antunes Guimarães, junto ao Porto de Leixões, em Leça da Palmeira.

Dos 1606 munícipes que responderam ao questionário, enviado pela Junta de Leça da Palmeira, 97,6% afirmou não concordar com o projecto. Perante as respostas expressivas, o socialista Pedro Tabuada, presidente da Junta, não tem dúvidas: "O presidente da Câmara não tem outra opção política se não repensar este projecto", afirmou ao JN.

O projecto da Autarquia em parceria com a Administração dos Portos do Douro e Leixões (APDL), assinado pelo arquitecto Orlando Soares Gaspar, foi apresentado publicamente em Junho de 2008. No período de discussão pública não recebeu qualquer reclamação. Já as respostas ao inquérito enviado a 8500 leceiros "superou as expectativas".

O projecto para a avenida prevê, entre outros, a redução de quatro para duas faixas de rodagem, ficando as outras duas para uma via colectora e estacionamento. A redução das faixas de rodagem recebeu 97,3% de votos contra. A falta de local para paragem de transportes públicos, complicando o trânsito, é contestada por 98% dos inquiridos e o facto do projecto não reservar um canal para uma futura linha de metro acolheu 91,2% de respostas negativas.

A diminuição dos locais para inversão de marcha não agrada a 80,3% dos leceiros e a ideia de criar um passeio largo para peões, ciclistas e cavalos (aproveitando a ligação ao Centro Hípico do Porto) não convence 95,4% dos inquiridos. Os resultados vão ser entregues na Câmara e na APDL.

O "timing" da consulta popular promovida pela Junta foi criticada pelo PSD de Leça da Palmeira e pelo próprio PS.

No JN

646

no KAOS

29.4.09

645








As novas oportunidades brasileiras!!!

644





Petição Em Defesa da Reserva Agricola Nacional

Foi publicado em 31 de Março o Decreto-Lei nº 73/2009, que altera o regime da Reserva Agrícola Nacional.
Estas alterações não constituem um ( mais do que )necessário aperfeiçoamento do regime anterior, constituindo antes uma redefinição total do conceito de Reserva Agrícola Nacional.
As principais alterações introduzidas pelo diploma foram escamoteadas ao escrutínio público durante a preparação do diploma, como se pode verificar pelos textos dos comunicados dos Conselhos de Ministros de 27 de Novembro de 2008 e 29 de Janeiro de 2009.
Estes comunicados omitem quaisquer referências ao facto de o regime agora aprovado:
•permitir a incondicional florestação dos solos agrícolas;
•permitir excluir da RAN, àreas destinadas a habitação, actividades económicas, equipamentos e infra-estruturas, subalternizando a defesa dos poucos solos férteis do país a necessidades que podem ser colmatadas de outras formas;
...............................................................................................................................................................

A quem interessar, pode ler e assinar aqui

643











642








A Vânia Freitas - que é uma pessoa encantadora -  é, de novo, a cabeça de lista da CDU nas eleições para a freguesia de Matosinhos.
Espero sinceramente que desta vez arranje para o cartaz uma fotografia melhor que a de há quatro anos.
   

641






VENHA COMEMORAR O “DIA MUNDIAL DA DANÇA” COM ELISA FERREIRA

BAILE NO PAVILHÃO DO GRUPO DESPORTIVO DO VISO

HOJE (QUARTA-FEIRA) – 21H30

FESTA ANIMADA POR MARANTE E CONJUNTO “DIAPASÃO”


aqui

Cada um escolhe a musica com que quer dançar segundo o gosto que tem.

E gostos não se discutem, mas...


640

link

O comedor-comentador na sua crónica desta semana ataca, com particular acrimónia, a sua «criatura» pelas relações com esta empresa.
De que estamos a falar?

28.4.09

639







Despesas do município com pessoal aumentaram 5 milhões

INÊS SCHRECK

As despesas com pessoal na Câmara de Matosinhos aumentaram cinco milhões de euros em três anos. O Executivo aprovou as contas de 2008 com os votos a favor do PS e contra do PSD/PP e CDU. A dívida total subiu de 55 para 57 milhões.

Guilherme Pinto, presidente da Câmara de Matosinhos, justifica o crescimento das despesas com pessoal (mais 22%) com a absorção de funcionários dos ex-serviços municipalizados e com a contratação de profissionais para responder ao desafio da "Escola a Tempo Inteiro".

Numa conferência de Imprensa antes da reunião do Executivo que aprovou as contas de 2008, o autarca tentou antecipar as críticas ao documento e disparou em várias frentes. "As despesas com pessoal é o argumento a que se vão agarrar as ignorâncias", previu Guilherme Pinto.

Dos 102 milhões de euros executados (despesa total), 30% referem-se a investimentos, 35% a despesas de funcionamento e 35% a despesas em actividades, analisou o presidente da Câmara. "É uma repartição muito confortável", referiu. O total da receita também aumentou, apesar da quebra acentuada nos impostos indirectos (-52%). Valeram os 8,5 milhões de euros em transferências de capital (fundos comunitários e nacionais), mais 4,8 milhões do que em 2007, mas menos 6 milhões do que em 2006.

Minutos depois de disparar a primeira crítica, Guilherme Pinto voltou a atacar, desta vez, os críticos dos recentes empréstimos à banca. "Mostram ignorância e até má-fé", lamentou. No final, ainda sobre os empréstimos (num total de 32,3 milhões de euros) e sobre as críticas à cedência de terrenos à Administração Central, lamentou que quem diz mal agora se tenha esquecido do que fez no passado. E concluiu, sem chegar a pronunciar o nome do seu antecessor, que "há políticos com alzheimer".

Números são números, mas as interpretações variam consoante a cor política. Enquanto Guilherme Pinto se orgulhou de apresentar, "pelo terceiro ano consecutivo, a maior taxa de execução de sempre", situada nos 82%, Nélson Cardoso, vereador do PSD, diz que neste mandato "não aconteceu nada em Matosinhos" e que a "capacidade de execução da autarquia está a diminuir".

Honório Novo, vereador da CDU, olha para a execução das Grandes Opções do Plano e vê "um investimento directo baixíssimo, inferior a 2007". Pior, realça o comunista, "a Educação, a grande bandeira desta maioria, teve uma execução de 63%, abaixo da média, que se situa nos 65%". Honório Novo não aceita que o discurso da crise - a táctica de Sócrates - sirva para encobrir "metiras". "As receitas correntes comportaram-se de forma aceitável e são a melhor forma de mostrar que os argumentos de Guilherme Pinto para justificar um empréstimo não são verdadeiros", referiu.

Para o PSD, o relatório - o último do mandato - mostra que Matosinhos paralisou. "Continuam a verificar-se as mesmas carências" e a "baixa taxa de execução evidencia as guerras políticas do PS em Matosinhos", diz Nélson Cardoso. Ainda assim, acrescentou, "só o aumento desenfreado" da dívida justifica o voto contra.

no JN

26.4.09

637


No KAOS

636


Importa-se de repetir?





Entrevista CM: Vital Moreira

“Estou disponível para votar em Durão Barroso”

(COM VÍDEO)

Não há como ter bons candidatos que mudam de opinião de um dia para o outro, desde que seja para agradar ao «chefe»!