30.4.09

647






98% dos leceiros contra projecto para avenida

INÊS SCHRECK 

A esmagadora maioria dos leceiros estão contra o projecto da Câmara de Matosinhos para a Avenida do Dr. Antunes Guimarães, junto ao Porto de Leixões, em Leça da Palmeira.

Dos 1606 munícipes que responderam ao questionário, enviado pela Junta de Leça da Palmeira, 97,6% afirmou não concordar com o projecto. Perante as respostas expressivas, o socialista Pedro Tabuada, presidente da Junta, não tem dúvidas: "O presidente da Câmara não tem outra opção política se não repensar este projecto", afirmou ao JN.

O projecto da Autarquia em parceria com a Administração dos Portos do Douro e Leixões (APDL), assinado pelo arquitecto Orlando Soares Gaspar, foi apresentado publicamente em Junho de 2008. No período de discussão pública não recebeu qualquer reclamação. Já as respostas ao inquérito enviado a 8500 leceiros "superou as expectativas".

O projecto para a avenida prevê, entre outros, a redução de quatro para duas faixas de rodagem, ficando as outras duas para uma via colectora e estacionamento. A redução das faixas de rodagem recebeu 97,3% de votos contra. A falta de local para paragem de transportes públicos, complicando o trânsito, é contestada por 98% dos inquiridos e o facto do projecto não reservar um canal para uma futura linha de metro acolheu 91,2% de respostas negativas.

A diminuição dos locais para inversão de marcha não agrada a 80,3% dos leceiros e a ideia de criar um passeio largo para peões, ciclistas e cavalos (aproveitando a ligação ao Centro Hípico do Porto) não convence 95,4% dos inquiridos. Os resultados vão ser entregues na Câmara e na APDL.

O "timing" da consulta popular promovida pela Junta foi criticada pelo PSD de Leça da Palmeira e pelo próprio PS.

No JN

1 comentário:

curioso disse...

Pedro Taboada tem razão...nem mais!