3.7.10

2158

D. JANUÁRIO TORGAL FERREIRA

"Estamos a rebentar com a democracia"

"Estamos a rebentar com a democracia"
Bispo das Forças Armadas alerta partidos sobre medidas de austeridade que aprofundam as desigualdades
"Tenho receios, estou muito preocupado. Somos capazes de estar a rapar o tacho e de não haver nada no fundo, só alumínio", disse ao DN, o Bispo das Forças Armadas, D. Januário Torgal Ferreira, quando questionado sobre as repercussões sociais das medidas de austeridade decretadas pelo Governo.
"A minha preocupação é que sejam os mais frágeis a serem vítimas de critérios que não deveriam atingi-los. Os critérios deveriam ser proporcionais aos que ganham mais, aos que têm funções mais importantes, mais benesses, uma casa melhor...que mudam de carro quase todos os anos, que fazem viagens todos os meses....e passo o exagero de tudo isto... mas esses é que deveriam ser taxados", reiterou ao DN no final da cerimónia comemorativa do 58º aniversário da Força Aérea Portuguesa que decorreu hoje no Funchal e que contou com a presença do Ministro da Defesa Nacional, Augusto Santos Silva.
Instado a explicar afinal quem são esses que "devem ser taxados", o Bispo das Forças Armadas foi directo: "Nós sabemos quem são! Não estou a ser um denunciador. Estamos numa sociedade democrática e, felizmente, não há poderes ocultos" sublinhou. Para D. Januário Torgal Ferreira "é necessário haver alternativas aos critérios de austeridade que nos são pedidos. Espero que os partidos tenham voz e decisão e que não permitam aquilo que não deve ser permitido pela democracia. As desigualdades têm ser vencidas e se a cura de uma crise vem aumentar essas desigualdades, então estamos a rebentar com a democracia", alertou.a

2.7.10

2157

INSTANTE

Deixai-me limpo
O ar dos quartos
E liso
O branco das paredes

Deixai-me com as coisas
Fundadas no silêncio

2156




10,9 %




Eurostat (act.)

Desemprego avança para novo máximo nos 10,9%

Eudora Ribeiro   

O desemprego em Portugal não pára de subir e atingiu um novo máximo histórico nos 10,9% em Maio, revelou o Eurostat.
Os últimos dados do Eurostat, revelados hoje, mostram que a taxa de desemprego em Portugal subiu para 10,9% em Maio, face aos 10,8% registados em Abril.
Trata-se de um novo máximo histórico e um nível que continua a afastar Portugal da zona euro e da União Europeia, onde as taxas médias de desemprego se mantiveram nos 10% e 9,6%, respectivamente.
Portugal mantém a quarta taxa de desemprego mais elevada da União Europeia, com a Espanha a apresentar o nível mais elevado, de 19,9% em Maio, depois dos 19,7% registados em Abril.
Além de Espanha, só a Eslováquia (14,8%) e a Irlanda (13,3%) superam o desemprego em Portugal.

2155

Do desvario guterrista ao aumento incessante de impostos!


ou: alguém me explica porque é que o governo que temos não corta nestas ( e noutras) despesas, ainda por cima ilegais, e sobrecarrega quem trabalha e quem precisa do apoio do estado?




RELATÓRIO DA INSPECÇÃO-GERAL DE FINANÇAS

Parque Expo: 1,56 milhões em prémios ilegais a administradores


Parque Expo: 1,56 milhões em prémios ilegais a administradores




Durante onze anos a Parque Expo pagou gratificações mensais, seguros de vida e de saúde, aos seus administradores, no valor de 1,56 milhões de euros. A Inspecção-Geral de Finanças (IGF) considera que estes prémios são ilegais.
De acordo com o 'Correio da Manhã', a IGF não identifica a empresa no seu relatório de actividades do ano passado, mas a Parque Expo é referida na Conta Geral do Estado.
A auditoria realizada pela IGF, diz, segundo o mesmo jornal, que os administradores da Parque Expo ganharam, “desde 2000, uma gratificação mensal ilegítima, sem suporte legal”. E “pelo menos desde 1998” receberam indevidamente” regalias adicionais, relativas a seguros de vida e de saúde”.
“Os factos apurados poderão indiciar a prática continuada do crime de peculato e, desde Setembro de 2006, são também susceptíveis de configurar má gestão e incorrecta e ilegal utilização de dinheiros públicos, passíveis de responsabilidade financeira sancionatória”, indica o relatório da IGF, citado pelo 'Correio da Manhã'.
Ainda de acordo com este jornal, a IGF recomendou à Parque Expo que procure recuperar os valores pagos indevidamente, algo que a administração só irá fazer quando tiver resposta ao pedido de esclarecimentos que enviou para a Secretaria de Estado do Tesouro e Finanças.
Desde 1997, a administração foi presidida por José de Melo Torres Campos, António Mega Ferreira, José Bracinha Vieira e Rolando Borges Martins (na foto), que ainda se mantém no cargo.

1.7.10

2154

A Revolta



Sento-me a ver o mar,
E sinto-me à beira mar plantado
Como quem se sente amarrado
Ao destino dum olhar
Do olhar dum desgraçado.
Ao mirar o horizonte,
Desfocado pela distância,
Meço em metros os anos
Que tem a ponte
Que vai de mim á minha infância.
Percorro o filme ao contrário,
Do que sei á ignorância,
Da desilusão á inocência,
E a revolta vai-se afastando.
Vai perdendo a energia,
Como as ondas do mar alto
Que vêm morrer á areia,
Trazendo-me á ideia,
Tempos idos; ideais,
Sofridos com os demais.
Em sobressalto
De tanto esperar
O país que desejei.

ruivianajorge@kanguru.pt

2153






- José Sócrates está a dormir e há aviso de tsunami. Acorda-o?
- Nessa situação todos os cidadãos devem ser alertados. Assim, iria contribuir para mais meses de autismo e arrogância.


Inquérito de verão, na VIDAS

2152








Pesadelo




Tenho andado a ter pesadelos terríveis. Tudo o que leio nos jornais nessa mesma noite salta para a área do onírico e zás lá vem o pesadelo.
Por causa do que tenho lido sobre a Telefónica e a PT, vá-se lá saber o que sonhei; disparates....
Sonhava eu que sendo Sócrates um neo- liberal se estava borrifando para o interesse estratégico da PT como se esteve borrifando para todas as outras(electricidades, combustíveis etc), e que portanto havia ali gato escondido com o rabinho de fora.
Então sonhava que o dito “Socras” tinha falado com su hermano, acho que é sapateiro, e combinou com ele que ia usar a “golden share” porque assim daqui a algum tempo, além da proibição da UE, o pagode vai começar a vender as acçõezitas  e o preço vai baixando, poupando a Telefónica uns milhares.
E o pesadelo continuava; fazia isto dizia o Eng. de Domingo ao seu amigo sapateiro, para ver se arranjava emprego depois destas trapalhadas todas, porque por cá ninguém o pode ver.
Até sonhei imagine-se, que o nosso dominical engenhocas, teve uma reunião com todos os banqueiros, para saber da sua cotação, mas nenhum se coçou.
O homem nos meus pesadelos anda aflito, porque nos sonhos, o PS tal como os ratos no navio que se afunda, piram-se e só pensam em salvar a pele.
Porra ou deixo de dormir, ou deixo de ler jornais.

ruivianajorge@kanguru.pt

2151




O dia de todos os prodígios

A partir de hoje, tudo custará mais 1% (porque ou há moralidade ou tudo paga o mesmo, o pão como as trufas e o champanhe francês).

Mas não aumenta apenas o IVA, aumenta também, para quem não tiver trabalho, o tempo de descontos necessário para ter direito a subsídio de desemprego.
Ao menos nesse campeonato, o da destruição do Estado Social, não só ganhamos à Espanha como lhe estamos a dar uma abada pois, a partir de hoje, além de ser preciso descontar mais tempo para se ter subsídio, este será mais reduzido e os desempregados serão obrigados a trabalhar por menos dinheiro.
E - já que, como diria o outro, isto de destruir direitos sociais é como o "ketchup" - quem, acabado o subsídio, não tiver como sobreviver não sobrevive pois acaba também o prolongamento extraordinário do subsídio social de desemprego.
E é com um subsídio mais baixo e durante menos tempo, ou sem subsídio nenhum, que milhares e milhares de portugueses terão que pagar, a partir de hoje, mais 1% pelo pão nosso de cada dia.
É justo, alguém tinha que pagar o descontrolo orçamental e o preço do champanhe já está pela hora da morte.

2150


Mário Machado envolve família de Sócrates em desvio de fundos




Loures: Mário Machado diz ter provas de fluxos financeiros para offshores

Líder skin envolve Sócrates




Machado incrimina família de Sócrates





'Skin' leva a investigação a familiares de José Sócrates


Documentos do tio, primo e mãe do primeiro -ministro, com movimenta-ções de dinheiro para  "offshores", remetidos à PGR



Mário Machado implica familiares de Sócrates em Julgamento





2149


PSD-Matosinhos retira confiança a Guilherme Aguiar acusando-o de ser o "capacho do PS"

Por Tiago Carvalho
Vereador chama falso ao líder concelhio e garante que todas as suas decisões foram concertadas com o outro eleito do PSD na câmara
O presidente do PSD de Matosinhos, Pedro da Vinha Costa, anunciou ontem que retirou a confiança política ao vereador Guilherme Aguiar por este ter aceitado, à revelia do partido, o pelouro do Desporto oferecido pela maioria socialista e por viabilizar, desde então, "todas as propostas, sem excepção", que o PS apresenta no executivo. Para Vinha Costa, Guilherme Aguiar está, assim, a "servir de capacho" aos socialistas: "Até tem viabilizado propostas que flagrantemente contrariam as que foram por si apresentadas antes das eleições, em nome do PSD", enfatizou o líder concelhio, referindo-se às últimas autárquicas, em que Guilherme Aguiar foi candidato à presidência da câmara e averbou o pior resultado de sempre do PSD no concelho. Em causa está, por exemplo, o facto de o vereador ter viabilizado "as contas da câmara municipal e das empresas municipais sem qualquer auditoria externa e independente", quando, em campanha eleitoral, "defendeu" a fiscalização das contas da autarquia.



Pedro da Vinha Costa sublinhou que, graças ao "acordo pessoal" estabelecido com Guilherme Aguiar, o PS conseguiu continuar a governar, como se o eleitorado não lhe tivesse retirado a maioria absoluta.


Confrontado com estas acusações, Guilherme Aguiar, que é também administrador da empresa municipal Matosinhos Sport, desvalorizou a retirada da confiança política: "Não se pode tirar uma coisa que nunca se deu", disse ao PÚBLICO. E argumentou que os dois vereadores eleitos pelo PSD, assim que assumiram funções, tomaram "conhecimento das finanças de Matosinhos" e não acharam "necessária" a auditoria. Acusou Pedro da Vinha Costa de ser "falso" e de estar a procurar "publicidade e protagonismo fáceis" à sua custa. Guilherme Aguiar garante que a decisão da concelhia "vai contra as deliberações da comissão política distrital", ao contrário do que afirma Vinha Costa, e comenta que os dirigentes concelhios se julgam "os donos de Matosinhos e do PSD" local.


A concelhia social-democrata vai submeter este caso aos órgãos jurisdicionais e disciplinares do partido "para que, eventualmente, seja instaurado um processo disciplinar a José Guilherme Aguiar". Até porque entende que este violou "de forma grosseira" os estatutos do PSD. O outro vereador eleito pelo partido em Matosinhos, Nelson Cardoso, mantém a confiança política da concelhia, apesar de, segundo Guilherme Aguiar, as decisões da bancada do PSD terem sido sempre "colectivas".

30.6.10

2148








PSD/Matosinhos acusa Guilherme Aguiar de ser capacho do PS



O PSD Matosinhos anunciou hoje a retirada de confiança política ao seu vereador na Câmara local José Guilherme Aguiar, acusando-o de «estar a servir de capacho ao PS».
«É a subjugação total e absoluta do PSD ao PS, e é preciso que fique claro para toda a gente que o PSD não fala na autarquia através do vereador José Guilherme Aguiar», afirmou hoje, em declarações à Lusa, o líder do PSD Matosinhos, Pedro da Vinha Costa.

Segundo Vinha da Costa, esta retirada de confiança deve-se a motivos de natureza formal e política, sendo que hoje mesmo a concelhia «comunicará aos órgãos jurisdicionais do PSD para que ajam em conformidade», para que eventualmente seja instaurado um processo disciplinar a José Guilherme Aguiar.



Diário Digital / Lusa



2147


Mas, afinal, o capital tem Pátria...?


.

29.6.10

2146




2145

Artigo publicado em 25 de Outubro de 2009.


O GANHUÇO

Lembro-me quando era pequeno, juntamente com os meus colegas, irmos á praia apanhar as navalheiras ou
os carneiros (pequenas sapateiras que nos apareciam na baixa mar).

Utilizávamos o chamado Ganhuço, nada mais nada menos do que um saco de rede, suspenso por uma longa vara, usado
na recolha do sargaço.
Era bastante comum, sobretudo nas praias de Leça da Palmeira a recolha do sargaço, a sua secagem e o seu transporte para a zona da Aguçadoura
onde as mesmas eram utilizadas para estrumar a fértil terra agrícola dessa zona.

O Ganhuço, este mais pequeno apanhava tudo, as navalheiras, os ouriços e as pequenas sapateiras na altura chamadas de carneiros, e as algas.

O dia 11 de Outubro passado revelou-se na nossa terra como o dia do Ganhuço, tudo o que vem á rede é peixe.
Depois dos cerrados ataques ao Presidente da Câmara á sua gestão, eis que surge uma aliança tipo Ganhuço que cabe tudo e mais alguma coisa
lá dentro. O povo, esse, assiste pasmado e sereno ao desenrolar da situação…pasmados com este tipo de atitudes, perguntam: 
Mas afinal que PSD é este? Foi este o PSD que eu votei?
Com que direito dois destacados membros que nada têm a ver com as gentes de Matosinhos essa terra de Horizonte e Mar decidem á
margem e revelia de tudo e todos a melhor estratégica que lhes convém.
Pergunta-se com que direito fazem isso? legitimados por quem?
Então muda-se o jogo de um dia para o outro, tudo aquilo que era mau, passa a ser bom? 
Afinal o Google tinha razão, o politico honesto não pode ser encontrado.
Eu não quero de forma nenhuma estar a tirar pedras para o ar, até porque existem telhados de vidro e as mesmas pedras podem cair em cima dos mesmos.
No entanto este tipo de acordos deveria merecer a melhor atenção por parte das CPC que tutelam os nossos partidos.
Matosinhos revela-se assim um laboratório de experiências em que alguém tenta colocar no tubo de ensaio duas poções diferentes e que á priori as reacções
químicas são perfeitamente toleráveis…não haverá o perigo de explosão.

Será que a este tipo de atitude poderemos pedir tolerância?
Não, definitivamente não, sabemos todos que a tolerância se torna com o tempo, num direito adquirido. 
Em Matosinhos á efectivamente lugar para tudo e todos, no entanto o hábito de tudo tolerar pode ser a causa de muitos erros e de muitos perigos.
Finalizando direi somente: Matosinhos de facto merecia melhor…. 

Saudações Marítimas
José Modesto 

2144


Vejamos esta sondagem da TSF.
Trata-se de uma sondagem partidária claro.
Poderemos fazer alguma elaboração a partir daqui como se tratasse duma pergunta sobre presidenciais ??? Penso que sim .
Teríamos forçosamente que fazer quanto a mim as seguintes rectificações:
Um terço dos militantes do PS não votarão nem de pistola apontada á cabeça em Manuel Alegre; ou seja 11% dos verdadeiros “xuxas” votarão sem problemas de consciência(tem-na?) ou no sr. Cavaco ou no mais recente afilhado do dr. Soares, o sr. Nobre.
Vamos então dividir os 11% dos verdadeiros “xuxas” em partes iguais pelos votos do sr. Nobre e do sr. Cavaco;
Assim Cavaco teria o seguinte somatório:
37%-PSD + 5,5% -PS + 6% CDS= 48,5%
Alvíssaras Cavaco não ganhará á primeira volta.
O veneno que o dr. Soares tem destilado, mais o afilhado que teima em dizer que não apoia (dr. Fernando Nobre) e todo o País já percebeu que não só apoia como alimenta, põem o mais primário, inculto e reaccionário candidato á Presidência da República sr. Cavaco em excelentes condições de tornar a vencer, se o PCP não tivesse ainda uma palavra a dizer.
Pois é sr. Soares, é a vida.

ruivianajorge@Kanguru.pt



2143




Passou-se de vez...



Pinto Monteiro

PGR: Não há na Europa melhor Justiça que a portuguesa

Económico com Lusa   
29/06/10 13:20
Pinto Monteiro afirmou hoje que a Justiça portuguesa "não está bem", mas contrapôs que não encontra na Europa sistemas melhores.



28.6.10

2142

Matosinhos: PSD retira confiança a Guilherme Aguiar


O PSD Matosinhos anunciou esta segunda-feira que vai retirar a confiança política ao seu vereador na autarquia local, José Guilherme Aguiar.

Em comunicado, enviado ao fim da tarde para os órgãos de comunicação social, a Comissão Política do PSD matosinhense, anunciou que irá realizar, quarta-feira, uma conferência de imprensa «para explicar a decisão que tomou de retirar a confiança política ao senhor vereador do PSD na Câmara de Matosinhos, José Guilherme Aguiar».
O comunicado é assinado pelo presidente o organismo, Pedro Vinha da Costa, que contactado depois pela Lusa não quis adiantar mais pormenores.

no PORTUGAL DIÁRIO e também na VISÃO

2141


"Muitas vezes me sinto sozinho a puxar pelas energias do país"
José Sócrates.

2140






"Ao menos não tem chovido"

Opessimista diz que "há bastante tempo que o país se encontrava numa situação económica insustentável". O optimista que "nos primeiros três meses o crescimento da economia portuguesa foi muito positivo, nos primeiros cinco meses a execução orçamental foi muito encorajadora e devemos deixar uma palavra de confiança a todos os empresários e agentes económicos", até porque, se são já 285 mil as pessoas que recorrem diariamente ao Banco Alimentar Contra a Fome, há, desde o ano passado, mais 600 milionários em Portugal, ou, postas as coisas à maneira de Cesariny, "se há gente com fome/assim como assim ainda há muita gente que come". Talvez um pessimista como Cavaco seja um optimista bem informado, sobretudo se sabe do que fala pois, não tão "há bastante tempo" como isso, contribuiu activamente para a "situação insustentável". E um optimista como Sócrates? Será só um pessimista mal informado? Ou alguém como aquele personagem de Woody Allen que, mesmo quando tudo se desmorona à sua volta, e até os Giants perderam o "Super Bowl", ainda encontra por que alegrar-se: "Ao menos não tem chovido..."?

2139


O Narciso Miranda dá hoje uma entrevista ao «Público» na qual critica fortemente o partido e a(s) sua(s) liderança(s).
Sendo as criticas genericamente acertadas a entrevista falha flagrantemente num ponto: não retira as consequências políticas e sociais dos erros que aponta; apenas se preocupa em "defender o seu caso".
É uma entrevista a benefício próprio.

O mais divertido é que todas as criticas que faz se lhe aplicam a ele próprio, sem excepção ou moderação, enquanto dirigente partidário e interventor político.
Comportou-se exactamente como os que agora critica.

Ele e os idiotas úteis que durante anos o acompanharam servilmente e logo que que por ele instalados no poder passaram a combatê-lo e criticá-lo.
O que deles faz ainda piores e mais torpes que o pai que os pariu.


.