1.7.10

2149


PSD-Matosinhos retira confiança a Guilherme Aguiar acusando-o de ser o "capacho do PS"

Por Tiago Carvalho
Vereador chama falso ao líder concelhio e garante que todas as suas decisões foram concertadas com o outro eleito do PSD na câmara
O presidente do PSD de Matosinhos, Pedro da Vinha Costa, anunciou ontem que retirou a confiança política ao vereador Guilherme Aguiar por este ter aceitado, à revelia do partido, o pelouro do Desporto oferecido pela maioria socialista e por viabilizar, desde então, "todas as propostas, sem excepção", que o PS apresenta no executivo. Para Vinha Costa, Guilherme Aguiar está, assim, a "servir de capacho" aos socialistas: "Até tem viabilizado propostas que flagrantemente contrariam as que foram por si apresentadas antes das eleições, em nome do PSD", enfatizou o líder concelhio, referindo-se às últimas autárquicas, em que Guilherme Aguiar foi candidato à presidência da câmara e averbou o pior resultado de sempre do PSD no concelho. Em causa está, por exemplo, o facto de o vereador ter viabilizado "as contas da câmara municipal e das empresas municipais sem qualquer auditoria externa e independente", quando, em campanha eleitoral, "defendeu" a fiscalização das contas da autarquia.



Pedro da Vinha Costa sublinhou que, graças ao "acordo pessoal" estabelecido com Guilherme Aguiar, o PS conseguiu continuar a governar, como se o eleitorado não lhe tivesse retirado a maioria absoluta.


Confrontado com estas acusações, Guilherme Aguiar, que é também administrador da empresa municipal Matosinhos Sport, desvalorizou a retirada da confiança política: "Não se pode tirar uma coisa que nunca se deu", disse ao PÚBLICO. E argumentou que os dois vereadores eleitos pelo PSD, assim que assumiram funções, tomaram "conhecimento das finanças de Matosinhos" e não acharam "necessária" a auditoria. Acusou Pedro da Vinha Costa de ser "falso" e de estar a procurar "publicidade e protagonismo fáceis" à sua custa. Guilherme Aguiar garante que a decisão da concelhia "vai contra as deliberações da comissão política distrital", ao contrário do que afirma Vinha Costa, e comenta que os dirigentes concelhios se julgam "os donos de Matosinhos e do PSD" local.


A concelhia social-democrata vai submeter este caso aos órgãos jurisdicionais e disciplinares do partido "para que, eventualmente, seja instaurado um processo disciplinar a José Guilherme Aguiar". Até porque entende que este violou "de forma grosseira" os estatutos do PSD. O outro vereador eleito pelo partido em Matosinhos, Nelson Cardoso, mantém a confiança política da concelhia, apesar de, segundo Guilherme Aguiar, as decisões da bancada do PSD terem sido sempre "colectivas".

Sem comentários: