11.12.10

municipalização?


Este «post» do “Matosinhos Humano” suscita-me alguns comentários para os quais não posso deixar de fazer duas declarações prévias:
1.º  – Sou completamente ignorante em matéria de "futebol", pelo qual não tenho qualquer interesse mas em relação ao qual tenho uma profunda suspeição, fundada no que se vai sabendo pelos jornais e por outros meios mais difusos.
Tenho para mim que é um «mundo» ainda mais porco, em que há mais corrupção e ladroagem, do que na política pura e dura, e no qual com a com a cumplicidade desta, se assaltam os dinheiros públicos; o que, do meu ponto de vista, é dizer tudo.

2.º - Não tenho qualquer espécie de simpatia ou solidariedade com Narciso Miranda que considero uma das figuras mais desprezíveis da intervenção política, a personalização do oportunismo, do arrivismo, da autocracia, e sobretudo da corrupção.
Mas também não tenho nenhuma simpatia, ou sinto qualquer proximidade, por aqueles que durante décadas viveram à sombra dele, foram seus instrumentos dóceis, colaboradores das suas manobras e negociatas, cúmplices dos seus negócios escuros que conheciam e ajudaram a acobertar, que à sombra dele cresceram e trataram da «vidinha», em suma os pintos, seabras e outros que só o atacaram e confrontaram quando a questão do poder entre eles se colocou, e almejaram uma possibilidade de o substituir em tudo o que ele tinha: do poder às benesses – lícitas e ilícitas – que dele derivam.

Isto posto:
Há no «post» que cito diversas frases que me causam perplexidade:
“o primeiro está posto em hasta pública pelo Fisco, com referências a dívidas e a situação de divida acumuladas há vários anos, por gestão certamente danosa, o que levou Narciso Miranda a inventar uma SAD (ainda estão por conhecer alguns contornos como ela foi realizada), enfiou na mesma bom dinheiro do Município e colocou na presidência Guilherme Pinto
Quer isto dizer o quê?
Que o dr. Pinto, presidente da Câmara, se prepara para salvar com os dinheiros públicos cuja administração lhe está confiada a SAD, que está numa situação económica deficitária que resulta de administração danosa levada a cabo por pessoas nela colocadas pelo NM, entre as quais o próprio dr. Pinto?
Que assim, além do mais, o dr. Pinto se «safa» a si próprio da responsabilidade que tem naquela administração danosa?
Que o dr. Pinto aceitou ser presidente de uma SAD cuja criação tem, ainda hoje, contornos desconhecidos, implicando tal afirmação a eventual irregularidade (pelo menos) dessa constituição e dos fins que com ela se pretendia alcançar?
E o dr Pinto conhecia esses «contornos», e portanto é cúmplice deles?
Ou não os conhecia, e é um lorpa que o NM facilmente «comeu»?
Que já então foram – ilegalmente - injectados dinheiros NM criou e o dr. Pinto foi administrar?
…Carlos Oliveira, cujo trabalho, até hoje, possibilitou que o clube fizesse 100 anos, tendo para isso de lhe desfalcar o bolso em valores muito altos.
Malhas que o império tece: então o Carlos Oliveira para salvar o clube teve de lhe desfalcar o bolso de valores muito altos?
E como passou a haver ordem na administração do clube, jamais o Fisco deixou de espreitar a oportunidade de procurar inviabilizar a vida do clube, através de fiscalizações constantes, coincidindo numa altura em que tinha havido mudança nas cadeiras municipais.
Quer isto dizer que o pseudo-engenheiro Sócrates – reconhecidamente amigo e apoiante do NM – descontente com o facto de o dr. Pinto, e sus muchachos,  o terem atraiçoado e se terem apropriado da Câmara resolveu atacar o clube para os atingir?
Ainda por cima apoiando-se no facto de ter passado a haver ordem na administração do clube, coisa que manifestamente não havia, presumo, nos tempos do NM?
Será que o pseudo-engenheiro quando acorda mal disposto telefona ao director geral das finanças e manda perseguir os inimigos?
E mesmo os amigos como o dr. Pinto.
(Capaz disso é ele, mas não é o que está agora aqui em causa)
No Leça, ainda no tempo do anterior presidente da Câmara, portanto com o conhecimento e certamente assentimento do mesmo, o BPN foi fazer um empréstimo, certamente com garantias de alguém ou, então quem fez o empréstimo não deve ter estado dos seus melhores dias.
Esta não percebi, mas deve ser para chegar ao dr. Cavaco. Já agora!
E, agora, das duas uma: ou a Câmara Municipal apoia os dois clubes ou os clubes desaparecem, com certamente muita gente que não é nem nasceu em Matosinhos e Leça da Palmeira a bater palmas.
Um primor de xenofobia; quem não é nem nasceu em Matosinhos não tem que se meter nestas coisas. Mesmo que pague impostos e seja cidadão como os demais.
A menos que seja o Carlos Oliveira que - embora não tendo nascido em Matosinhos, aqui demonstrou, ainda sem pensar em ser o que é no Leixões, o seu valor como empreendedor, atento à vida matosinhense. 
Esse já pode ter opinião!
Para finalizar – de momento – pergunto: se os estádios e instalações anexas, forem municipalizados ficarão à disposição dos munícipes, ou continuarão na posse e uso exclusivo dos clubes?
A continuar… 

2 comentários:

Anónimo disse...

Muita verdade neste post.
Apenas para complementar o relato factual aqui referido, quero recordar que quando foi decidida a participação da Câmara, de que Narciso Miranda era Presidente sendo Guilherme Pinto vereador, na SAD do Leixões, a votação na Assembleia Municipal não pode ser esquecida.
A favor votaram o PS, PSD e CDS-PP.
O BE absteve-se.
A CDU votou contra com razões que o tempo veio a mostrar adequadas.
Também nesse momento se separaram as águas quanto aos interesses de Matosinhos e os outros interesses.
Consciência tranquila

Jose Castro disse...

Prova, uma vez mais, que não está a ser discutida a questão mas o passado. O passado que construiu a cidade e que ninguém respeita.

O presente, que a destrói, passa incólume e cobra ao futuro.

O presente serve-se de todas as ferramentas que o erário público lhe facilita para se perpetuar a servir-se dele.

Discutam o presente, previnam o futuro e, por favor, não os condicionem com erros do passado.