15.11.10

2401






O país atravessa, já se sabe, a pior crise de que há memória. Corta-se nos salários dos funcionários públicos, corta-se o abono de família também a famílias pobres, aumentam-se os impostos. Andámos demasiados anos a gastar o que tínhamos e o que não tínhamos, não temos dinheiro para mandar cantar um cego. Ou talvez não.
Tal como nas histórias do Astérix, há sempre uma aldeia irredutível. Em Matosinhos, a Câmara Municipal propõe-se comprar, não um, mas dois estádios: o do Leixões e do Leça. Não porque a autarquia tenha qualquer interesse em tornar-se proprietária de estádios, nada disso. Aliás, deixa bem claro que, assim que os compre, os entregará de imediato a cada um dos clubes, para que façam com eles o de sempre: jogos de futebol aos domingos, de 15 em 15 dias. O objectivo é então evitar que os estádios sejam comprados por entidades privadas, uma vez que estão penhorados por dívidas ao Fisco.
Ou seja, tecnicamente a Câmara de Matosinhos compra dois estádios, mas na prática o que fará é usar o dinheiro dos contribuintes para pagar as dívidas de dois clubes de futebol profissional que sucumbiram à loucura habitual de gastarem em salários o que não conseguiam em receitas.
Não se conhece ainda o preço a pagar pelos dois estádios, mas será certamente uma migalha se comparado com os 4,7 mil milhões de dívidas de médio e longo prazo que as autarquias acumulavam no final de 2009. Ou mesmo com os 2,6 mil milhões de dívidas a fornecedores contabilizados em Julho passado. Longe vão os tempos em que o Poder Local parecia ser a melhor conquista da Democracia.

Sem comentários: