15.11.10

2398


Dividendos

Ricos ganham milhões livres de impostos

Mudanças na tributação propostas no Orçamento para 2011 deixam de fora os principais milionários da Bolsa portuguesa.




Milhões sem imposto

Portugal está cheio de campeões da indignação. Basta ler os jornais ou ouvir os programas televisivos de tertúlia. Pulula por aí uma rapaziada com uma fabulosa agenda de indignação.
Por:Eduardo Dâmaso, director-adjunto

Muito selectiva, é certo, mas genuína indignação. Indignam-se todos os dias com Passos Coelho, com a justiça, com os jornais, com a polícia, com os economistas que anteciparam a crise, com os economistas que têm uma visão divergente da do Governo, com o FMI, com o populismo, com as escutas, com a Face Oculta, com o Freeport e por aí adiante. São um pouco preguiçosos, não vão muito aos factos, desconhecem as leis que o próprio Governo que apoiam fez e barricam-se em meia dúzia de generalidades consensuais (defesa do Estado de Direito, reserva da vida privada, etc).
Enfim, entretêm-se na sua indignaçãozinha de salão. Não se lhes ouve uma palavra sobre o desemprego, o privilégio de receber milhões em dividendos sem pagar um tostão de imposto, a manipulação da máquina do Estado para favorecer o nepotismo e outros ‘ismos’. Gerem apenas o seu próprio amiguismo. São amigos, de amigos, de amigos. Não lhes interessa falar muito do poder político dominante que tem uma dupla moral, uma dupla contabilidade e uma dupla verdade. Na verdade, porque haveriam de se incomodar com isso? A crise não lhes toca!




Sem comentários: