19.2.10

1766


O Cabo Submarino

Dilemas políticos

José Sócrates tem de decidir se quer deixar de ser primeiro-ministro antes ou depois das Presidenciais. À sua direita tudo se prepara para o derrubar depois da reeleição de Cavaco Silva. As primárias do PSD apontam nesse sentido.

À esquerda a sua simples manutenção no cargo de chefe do governo impede praticamente a vitória de qualquer candidato presidencial deste quadrante, desde Manuel Alegre a Fernando Nobre, ou qualquer outro que entretanto apareça. A lógica do combate político levariaa que fosse o próprio Sócrateso candidato presidencial do PS governamental, tantos e tão públicos foram os desentendimentos entre São Bento e Belém.
Mas a cultura portuguesa do jogo do gato e do rato não é propícia à resolução desses casos directamente. Por outro lado, o ‘presidencialismo de chanceler’ leva os mais ciosos do poder a percepcionarem a Presidência da República como um cargo para senadores, pelo que gostam de afastar, enfastiados, o cálice que lhes é oferecido, sobretudo se o calendário marca uma eleição em que o inquilino de Belém pode voltar a concorrer, como é o caso. Muitos candidatos maduros guardam-se para daqui a cinco anos, mas é capaz de ser tarde. Por isso vejo o aparecimento de candidaturas presidenciais à esquerda com pessimismo, e preparo-me para tempos difíceis.



Medeiros Ferreira, Professor Universitário

2 comentários:

Rui Viana Jorge disse...

O ninho de gatos em que se transformou o PS, com seguidores de Soares, seguidores de Alegre, e os seguidores de Socrates(desenganem-se os que julgam socrates e Soares de acordo)vai degladiar-se nas presidenciais(ante camara do pós Socrates).Antevejo as eleições presidênciais mais importantes desde Ramalho Eanes.Previsão:
Metade do PS vota Nobre, metade vota Alegre cada um deles com + ou - 20% cada um, com mais 10% para alegre(vindos do BE).aqui vai ter uma palavra a dizer o PCP quem irá a uma segunda volta com o sr. Anibal

Anónimo disse...

Excelente previsão a do Snr. Rui Jorge, já que o articulado do Prof.Univers.não deixa de sêr pertinente para a época. Mas, é importante que assim aconteça, pois só assim se vai esclarecendo muitas das dúvidas que existem-políticamente. Oxalá se desvaneça as sobras que há por aí.Fico por aqui.