19.2.10

1765


VANESSA REGRESSA

Como dormimos

por Ana Sá Lopes, 

Cada vez que se cruza com uma pessoa, a Vanessa imagina-a a dormir - uso este verbo porque gosto de eufemismos, que dão jeito para a manutenção do mínimo de sobriedade na vida social. Há figuras públicas que a Vanessa só imagina na cama com pijamas de flanela aos quadrados bordados com elefantes, e enroscados no legítimo cônjuge, e outras que vê despojadamente nuas em hotéis Ibis sabe-se lá com quem. 


A Vanessa acha que o "como dormimos" pode ser um "statement", uma definição de personalidade, um elemento semiótico. Já discutimos muito sobre isto: o facto de alguém vestir uma T-shirt da Sociedade de Instrução e Recreio Os Pimpões quer dizer o quê? A maior parte das pessoas achará normal que alguém vista o que tem à mão para se meter na cama. Não a Vanessa, que, como todos os neuróticos, não acredita em coincidências.

- Já viste a T-shirt com que o Crespo dormiu?


Eu tinha visto de relance na televisão Mário Crespo a mostrar a T-shirt "Eu ainda não fui processado por Sócrates", revelando ao Parlamento (e ao país todo) que já tinha dormido com ela.

- Mas tu viste bem aquilo?

- Uma T-shirt normal.


- Não é nada normal! -  gritou-me ela - Os meus amigos socialistas estão em choque! Acham que aquilo prova que o Crespo não está mesmo bom! Uma pessoa que dorme com uma T-shirt nojenta é capaz de tudo! É a prova de que esta campanha já extravasou o combate político e toda a gente, mesmo na cama, conspira contra o governo!

no I

Sem comentários: