3.4.09

557



no PUBLICO de hoje





Guilherme Pinto pressiona juntas de freguesia

Margarida Gomes 

Guilherme Pinto, que se vai recandidatar pelo PS à Câmara de Matosinhos, estará a sentir dificuldades junto de alguns presidentes de junta que valem muitos votos e que não estarão na disposição de "passar cheques em branco" ao actual presidente. 
Ao que o PÚBLICO apurou, Guilherme Pinto terá pressionado alguns presidentes a tornarem já públicas as suas recandidaturas para, posteriormente, ele próprio anunciar a sua, dando assim um sinal de unidade do partido, perante um combate que se advinha difícil. Mas não terá sido bem-sucedido, porque os autarcas não aceitam ficar prisioneiros de uma estratégia que favorece Guilherme Pinto, mas que lhes retira espaço negocial para imporem os seus nomes para as listas "É a luta pelo poder", resumia um militante socialista.
Embora nem todos tenham o mesmo peso eleitoral, Guilherme não está em condições de desperdiçar apoios e, por isso, tem de gerir o processo com pinças para que os estragos sejam os menores possíveis. Ontem, o PÚBLICO contactou vários presidentes de junta que revelaram que ainda não escolheram o timing para anunciarem as suas recandidaturas. Francisco Araújo, que preside à Junta de Leça do Balio, revelou que ainda não decidiu quando é que vai tomar uma decisão, mas deixou claro que só o fará depois de Guilherme Pinto tornar oficialmente pública a sua recandidatura. "Os presidentes de junta só anunciam depois da apresentação do candidato à câmara", explicou. Quanto ao facto de a concelhia ainda não ter reunido para aprovar o candidato, Araújo não lhe atribui grande importância. "É uma questão de timing", diz. Já o presidente da Junta de Leça da Palmeira, Pedro Tabuada, declara "não acreditar na vitória de Guilherme Pinto" e considera mesmo que "não é o melhor candidato" para manter a câmara nas mãos dos socialistas.
António Mendes, a quem os matosinhenses confiaram a presidência da Junta de S. Mamede de Infesta, revela que "nada está decidido" relativamente à sua recandidatura. Apesar de considerar que o PS tem pela frente uma batalha difícil, declara que Guilherme Pinto deve partir para o combate com a "certeza do dever cumprido. Não tem de temer a outra candidatura [Narciso Miranda]".
Mais longe, foi o presidente da Junta de Matosinhos. Confrontado pelo PÚBLICO, António Parada revelou que não sabe se vai recandidatar-se. à junta. Quanto ao apoio ao presidente da câmara, António Parada afirma expressamente "estar à espera que o partido se pronuncie sobre isso". 

3 comentários:

Anónimo disse...

Aqui a pressão é outra...a força dos VOTOS...

Cada vez mais convencido com a Vitória do Narciso...


e o António Parada é para mim uma SURPRESA!

BASE disse...

é tudo luta pelo Poder. A isto chama-se «pressão» na altura em que se fazem as contas. De quem vai integrar as listas. Com GPinto cada vez mais prisioneiro do Tunes, aqui d'el rei, saltam, os outros. Que também querem «comer». Ainda só saltou a arraia miuda. Faltam os tubarões.
Outra coisa, Leixão. Andas distraido com os ajustes directos. Vai lá, vai.

Anónimo disse...

isso Leixão...mais ajustes Directos...então na MatosinhosHabit...livra.

Já foi mais alguém ao Brasil!?