5.7.11


Reunião convocada por Paula Teixeira da Cruz

Ministra da Justiça chama bastonário dos advogados e aborda arrendamento do tribunal da Maia


Na primeira reunião entre a ministra da Justiça, Paula Teixeira da Cruz, e o bastonário da Ordem dos Advogados, Marinho e Pinto, foi abordada a transferência do tribunal da Maia para uma zona industrial.
O anterior Governo assinou um contrato de arrendamento, no valor de dezenas de milhares de euros, para instalar o tribunal da Maia no prédio de uma zona industrial. Este foi um dos assuntos abordados na primeira reunião entre a ministra da Justiça, Paula Teixeira da Cruz, e o bastonário da Ordem dos Advogados, Marinho e Pinto, hoje, em Lisboa, confirmou este, em declarações ao PÚBLICO.

Marinho e Pinto diz-se "indignado" com o negócio da transferência deste tribunal e interroga-se sobre os interesses que estão por trás desta iniciativa, que diz ter merecido a oposição de todos os agentes da Justiça.
Nesta reunião, convocada pela ministra, foram discutidos alguns dos principais problemas que impedem o bom funcionamento do sistema judicial, como a acção executiva ou o apoio judiciário. 
Segundo Marinho e Pinto, Paula Teixeira da Cruz manifestou-se a favor da posição que tem sido defendida pela Ordem de rejeitar a hipótese de o apoio judiciário ser assegurado por um defensor público.

O bastonário sublinhou neste encontro com a ministra o facto de os custos do apoio judiciário serem "manifestamente baixos [cerca de 300 euros por processo]" em Portugal.

Na reunião participaram também o secretário de Estado da Justiça, Fernando Santo, e a vice-presidente da Ordem, Elina Fraga.



PÚBLICO

Sem comentários: