17.7.09

982




O relatório final do Tribunal de Contas acusa o contrato de exploração do terminal de contentores de Alcântara de só favorecer os interesses da Liscont, a empresa do grupo Mota-Engil. O documento foi aprovado esta semana chega mesmo a dizer que o acordo é ruinoso para o Estado, adianta a edição de hoje do semanário “Sol”.

Segundo o relatório, o acordo firmado entre o Governo e a Administração do porto de Lisboa com a empresa, que prevê a concessão sem concurso público alargada até 27 anos, é ruinoso para o Estado e não acautela o interesse público, uma conclusão que confirma o paracer do relatório preliminar de Outubro de 2008.

Os juízes que eleboraram o parecer afirmam ainda que o contraditório enviado ao TC pelo Governo e pela APL só vieram reforçar a opinião que agora é transcrita no relatório final e até chegaram a aumentar a desconfiança sobre a validade do negócio.

Questionada na quarta-feira, na Assembleia da República, sobre este assunto, Ana Paula Vitorino, secretária de Estado dos transportes, escusou-se a revelar as questões que o TC teria dirigido ao Governo e avançou que as conclusões da investigação não eram ainda conhecidas.



signatária da petição europeia "Stop Corruption"

2 comentários:

JOSÉ MODESTO disse...

Caro Leixão.
A foto mostra-nos que o Stowage Plan não foi bem estudado, bem como a referida peacção dos contentores,além disso a figura mostra-nos que o navio passou por forte ondulação, em todo o caso e
sobre o Ital Florida, algumas caracteristicas:
ITAL FLORIDA
IMO NUMBER
9308039
VESSEL TYPE
CONTAINER SHIP
HULL TYPE
SINGLE HULL
GROSS TONNAGE
36.483 tons
SUMMER DWT
42.950 tons
BUILD
2007
BUILDER
HYUNDAI MIPO DOCKYARD ULSAN - SOUTH KOREA
FLAG
ITALY
MANAGER/OWNER
ITALIA MARITTIMA TRIESTE - ITALY
INSURER
GARD P&I CLUB NORWAY
PROPELLER
1 SOLID PROPELLER (KEYLESS), AFT
COMMUNICATION
CALL SIGN
ICEN
MMSI CODE
247192000
HISTORICAL INFO
LAUNCH DATE
2007 Feb 24
PLACE OF BUILD
ULSAN SOUTH KOREA
YARD NUMBER
398

Saudações Marítimas
José Modesto

leixão disse...

Meu Caro José Modesto:
Não é só nos navios que é difícil «arrumar» os contentores.
Abraço