14.7.09

972

Manuel Alegre

.....................................

Mais do que ouvir ex-ideólogos da direita seria importante escutar a opinião socialista dos que, dentro do PS, não desistem de pensar à esquerda. Orgulhamo-nos de, nestes 4 números, com o concurso de outros socialistas, de personalidades independentes ou de outros quadrantes, termos reunido um conjunto de ideias e soluções que em breve serão editadas em livro.

Pensamos, como Antero de Quental, que não se pode viver sem ideias. E que não é possível renovar a democracia sem ideias novas e sem debate ideológico.

Na véspera de eleições marcadas por uma ofensiva ideológica da direita contra as metas sociais consagradas na Constituição da República Portuguesa, a revista OPS! e a Corrente de Opinião Socialista ocupam o seu lugar no combate pela defesa de uma democracia em que direitos sociais sejam inseparáveis dos direitos políticos. Lutaremos pela Escola Pública, pelo Serviço Nacional de Saúde e pela Segurança Social Pública. Mas também por uma revisão do Código Laboral, pela transparência das decisões dos poderes públicos e pelo direito ao território.

Recusaremos a reedição do Bloco Central ou de qualquer outra forma de aliança à direita. Como militantes socialistas, sem abdicarmos da opinião própria nem das divergências até hoje formuladas, continuaremos a bater-nos, dentro e fora do PS, por uma alternativa socialista ao neo-liberalismo ainda dominante.

Parte do editorial de MANUEL ALEGRE na OPS!

Sem comentários: