14.7.09

970

Elisa escolhe comissão de honra, Gaspar reúne concelhia

14.07.2009, Margarida Gomes

O professor catedrático da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto e presidente da Fundação do Museu do Douro, José António Sarsfield Cabral, os pintores Graça Morais e Ângelo de Sousa, o ex-reitor da Universidade do Porto Alberto Amaral, o arquitecto Nuno Portas, o pianista Pedro Burmester e a ex-atleta Rosa Mota são algumas das personalidades que integram a comissão de honra de Elisa Ferreira.
A candidata do PS à Câmara do Porto convidou também Pedro Guedes de Oliveira, membro do conselho de directores do Instituto Nacional de Engenharia Civil do Porto, Álvaro Domingues, professor de Geografia na Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Manuel Correia Fernandes, professor de Arquitectura e ex-mandatário no Porto do candidato presidencial Manuel Alegre, Ana Maria Príncipe, do Hospital de São João, Maria Piedade Torgal Vallada (viúva de Paulo Vallada, ex-presidente da CMP) e Rosa Teixeira, da Associação do Bairro do Aleixo.
No mesmo dia em que a candidata torna pública a sua comissão de honra, cuja lista está ainda incompleta, o líder da concelhia do PS-Porto, Orlando Soares Gaspar, antecipou para ontem a reunião do secretariado (que decorria à hora do fecho desta edição) para formalizar a anunciada suspensão de funções até às autárquicas. Soares Gaspar, que esteve ontem incontactável ao longo de todo o dia, convocou o seu núcleo restrito para fazer o ponto da situação, um dia depois de José Sócrates ter criticado asperamente a estratégia seguida pela concelhia em relação à candidatura de Elisa Ferreira. Sócrates usou um tom "muito duro" que surpreendeu muitos dos dirigentes presentes, segundo revelaram ao PÚBLICO.
Perante as acusações, Soares Gaspar terá respondido que lhe escreveu duas cartas em Abril que ficaram sem resposta e, quanto ao facto de o nome da candidata ter sido proposto pelo Porto e consensualizado, negou que tivesse sido assim. Argumentou que soube que Elisa Ferreira era a candidata ao Porto no dia em que ela foi apresentada no comício do Académico, que contou com a presença do próprio secretário-geral.
A questão que se colocava ontem era saber se o órgão concelhio ia seguir a decisão do líder.
Orlando Soares Gaspar marcou para ontem uma reunião do PS-Porto por causa das críticas de Sócrates

Sem comentários: