18.8.10

2233

Não defendo cuba porque ela não precisa
Para que não restem dúvidas a ninguém, visitei Cuba 9 vezes.
A primeira das quais numa brigada de trabalho em 1976.
Para que conste viajei de um lado ao outro do País, sempre acompanhado da minha mulher em carro alugado, sem guia turístico, ou qualquer outra ajuda .
Já fui detido por ter filmado inadvertidamente a entrada de Guantámano.Nada de grave embora fosse no período dos atentados nos hotéis. Fui logo libertado.
Posto isto, faltará só dizer que não sou parvo e não como a palha que os escribas por aí plantam nos jornais, mesmo que pintada de verde porque também não gosto de erva.
Assim sendo apeteceu-me falar de um País que anda próximo do nosso em tamanho, pois tem mais 10% quer de população quer de área e que com todos os seus defeitos admiro e gosto.Por mero acaso com tanta floresta(Sierra Maestra 1/3 do País) não tem incêndios
Para os mais distraídos com a geografia aqui vão alguns dados interessantes:
Distâncias:
Miami-80 milhas marítimas(+ ou - 150km)
Haiti-35 milhas marítimas
Ilhas turcas-30 milhas marítimas
Jamaica-60 milhas marítimas
Cayo Sal- 30 milhas marítimas(a meio caminho de Miami)
Este esclarecimento não é geral; é só para os imbecis que consomem toda a informação sem sequer confirmarem a veracidade(lembram-se dos balseiros?).
Para os mesmo talvez não seja descabido dizer que a utilização da base de Guantánamo, caducou em 2000, e é contra a vontade de um governo de um País soberano.
A talhe de foice vem a resolução das Nações Unidas que pela vigésima vez(salvo erro) condenou o bloqueio a este país feito pelos EUA.Mas não se julgue que os EUA ficaram isolados;não senhor; entre 187 países votaram com os EUA ,Israel e umas ilhotas que por desprezo não me apetece nomear.
Este País feito ilha, vem sofrendo desde invasões(EUA), atentados, boicotes, e bloqueios, o que talvez outro país no mundo não tenha sofrido.
Basta isto para merecer a minha simpatia(e a de milhões). Mas desgraçadamente levanta e gera muitos ódios, pela simples razão de, nas ventas do Capitalismo ter escolhido o caminho do Socialismo.
Porque se odeia tanto a Cuba???Simples.Por ideologia.
Se num outro país qualquer os avanços civilizacionais fossem os de Cuba, seriam gabados; sendo de Cuba, descobrem-se as mais variadas justificações para denegrir o País. E meus amigos, quanto mais primários forem os ataques, mais colhem.
Vejamos o seguinte exemplo:
O País X sem recursos, tem mais médicos em brigadas humanitárias gratuitamente a trabalhar fora do País, que Portugal tem em todo o Serviço Nacional de Saúde. QUE VERGONHA, se o país X não fosse Cuba.
O País X é o único que na América Latina não possui analfabetismo, coisa que Portugal ainda não conseguiu. QUE VERGONHA, não fora o País X Cuba.
Que valerão todos os indicadores que se possam ir dando sucessivamente, perante a resposta radical,única, e já agora falsa e imbecil. E A LIBERDADE!!!!!!!!!!!!
Fosse este um fórun onde pudesse gastar o meu latim e responderia.Mas para não ser pesado direi, que realmente um PIDE não terá grande liberdade em Cuba.
E A LIBERDADE, voltará o reaça? Sim não haverá grande liberdade para o desemprego.
E nunca mais acabará o reaça de querer denegrir o que de mais nobre produz uma sociedade, porque se sente atacado e tem medo que uma sociedade assim pegue de moda. E de que terá medo o pelintra que não tem onde cair morto?????Tem medo sim como tem medo da injecção atrás da orelha, ou dos comunistas que comem criancinhas.Não é dos pedófilos.Desses não tem ele medo.
O pelintra tem medo como tem medo o analfabeto dum simples computador. É disso que eles têm medo

4 comentários:

Anónimo disse...

Ao autor deste "post", creio ser assim que se diz, faltou dizer algo, ou melhor tanto, que poderia ser dito ou questionar. Por exemplo que o País, que Povo aguentaria tantas dezenas de anos um boicote criminoso que tanto tem afectado a sua economia e o seu bem estar? Que País e Povo enfrentariam a maior potência do Mundo situada a poucas dezenas de quilómetros? E que lição de humanismo deu, mais uma vez, Cuba quando perante a catástrofe acontecida no Haiti foi o primeiro País a enviar socorros, designadamente médicos, enquanto o País mais rico do Mundo mandava tropas para proceder a mais uma ocupação. Os propagandistas e lacaios do regime que quer aniquilar quem tem dignidade e honra socorrem~se de tudo, mentira, falsificação e manipulação. Cuba não tem um regime perfeito, não é um paraiso, mas sabe o que quer, sabe que os direitos são de todos e não podem ser mais de uns do que de outros.
Vai longe este comentário, mas entendo o "post" e também quis reagir. É que como dizia o outro, e não é boa carta de recomendação, todos temos o direito à indignação. Estou com o autor deste"post" e com a sua indignação que, também, é a minha.
Um abraço

guimaraes disse...

Amigo Rui Viana, seu tema é delicado, e só pode ser comentado por quem conhece a realida´política do país em questão.
Todavia não deixarei de comentar o que dele escreve, subentende-se, que é um adepto do regime, que Fidel Castro implantou. não só pelas visitas que fez, como o elogio á revolução cubana.
Como não somos donos da verdade,mas temos o terrível pricípio da "razão do eu",em parte concordo consigo.
Como dizia Pascal,"verdade para cá, erro para lá dos Pirinéus", talvez uma boa parte dos portugueses não conheçam a realidade.Em tudo na vida a moeda tem sempre duas faces,e nenhum país foge á realidade política.
Claro que sei como nasceu a revolução cubana, em que este país era uma "coutada americana", e acabou por ser tudo nacionalizado.
O bloqueio à luz da realidade moral não se justifica,mas sempre foi assim , a força da força sempre impôs a regras do jogo.
Felismente ou infelismente - como nada é eterno-, o regime cairá,o império romano durou sete séculos, e não resistiu mais.Não sou adepto de regime ùnico,ou do partido ùnico como queira,mas que os cubanos estão melhores situação do que qualquer outro país da América Latina , não tenho dúvidas, vivem com o que teem , e não com o que não teem. poderemos um dia voltar ao assunto.
J.G:

Rui Viana Jorge disse...

Comentário ao comentário do amigo Guimarães:
Citando-o:
..."Felizmente ou infelizmente-como nada é eterno, o regime caírá"........claro que estou a falar dos EUA, que dura há bem mais anos que o regime cubano.
Rui Viana Jorge

Mário Barbosa disse...

Conheço um pouco a História de Cuba,admiro os principios que nortiaram a revolução.Realmente é um exemplo vivo de uma familia que vive e sabe resistir,a uma dificuldade, um boicote económico impôsto pelo EUA.Não há num sistema prefeito, mas esta pseudo-democracia que vivemos em Portugal, também tem erros,e hoje verificamos que alguns paladinos de tal edial são do pior exemplo para as nosa gerações. A morte não tem lógica leve um novo e deixa um velho,mas ainda bem que ela existe,porque da forma que alguns pensam e haje isto era tudo deles,e não havia espaço para muito cá andar com dignidade que todos mercemos.
UM Lavrense atento.