15.8.10

2292

No momento que escrevo dizem os responsáveis,que já arderam 70.000ha de floresta Portuguesa. Para se fazer uma ideia desta área, podemos pensar em 70.000 campos de futebol.
Somando isto ao que vem ardendo nos últimos anos, que mais faltará arder no meu País????
Há países que tem mais floresta que nós(Portugal) e não há incêndios. Para ser polémico estou a pensar na Sierra Maestra(um terço do País) em Cuba. Um País 10% maior que o nosso quer em área quer em população.
Não existe auto-ignição nos fogos. São os técnicos que o dizem. Então alguém dá uma "forçinha".
Não sei medir em termos poluitivos(emissões de CO2) os danos causados por todos estes fogos.
Não sei medir os efeitos destes fogos no buraquinho do ozono. Não sei medir ou calcular em termos financeiros a perda que estes fogos representam para o país. Não sei medir os efeitos dos incêndios no aquecimento global.Uma coisa eu sei medir; a incompetência de quem nos governa, em não tomar em mãos tal catástrofe.
Diz-se que o exército através de acordos com a Autoridade Nacional de Protecção Civil, já dispensou 250 homens para ajudar a combater os incêncios.
Querem vergonha maior????Querem mais incompetência?????Sem comentários.
Às vezes fico a pensar que o famoso Jorge Coelho, já pontifica também nas fábricas de pasta de papel.
Comprar submarinos para a Defesa Nacional, quando nem sequer conseguimos travar meia dúzia de incendiários, parece-me estulticia a mais.
Como diz um amigo meu; Das duas três; ou são muito incompetentes, ou são muito vigaristas.
Quando perguntado pela terceira hipótese responde prontamente:Uns são incompetentes e deixam-se levar pelos outros que são vigaristas

1 comentário:

Anónimo disse...

Rui Viana Jorge Eu só tenho a dizer que todas as questões que falam e escreve sobre os fogos, e tudo uma questão de negócios escuros como a madeira que lá fica depois do fogo, daqui a algum tempo vem as chuvas e já ficou para traz a madeira queimada para ser paga a metade do preço e mais ninguém fala de fogos, agora bem as indemnizações para os estragos aos agricultores causado pelas cheias, para o próximo ano lá vem os fogos de novo e se tem que tomar de novo as medias para que não volte a acontecer.
Me digam uma coisa e os aviões que andam a apagar os fogos?
Quem paga?
Senão houver fogos os aviões não rendem para os seus proprietários, de quem são esses aviões?
Quem leva as comissões?
E outras perguntas que dariam muito que escrever.
Fernando Sousa