18.3.10

1930

O «camarada» Narciso anuncia para hoje uma conferência de imprensa na qual - obviamente encavalitado na polémica da "lei da rolha" - vai tratar do processo que visa a sua expulsão do PS.
Não tenho pelo «camarada» Narciso qualquer simpatia, não sou solidário com ele, desprezo a forma de intervenção pública que teve e penso mesmo que, se neste País houvesse Justiça deveria, pelo menos, estar inibido de ocupar cargos políticos.

Mas isso é uma questão, o processo é outra.

Voltamos ainda ao artigo 94.º, n.º 5 dos Estatutos que consideram falta grave, e portanto susceptível de expulsão, integrar ou apoiar expressamente listas contrárias à orientação definida pelos órgãos competentes do Partido.
O processo é instruído na Comissão Federativa de Jurisdição que, entendendo que deve ser aplicada a sanção de expulsão o propõe à Comissão Nacional de Jurisdição, que tem competência para a decidir.
Diz o Presidente desta Com. Nac. de Jurisdição, António Ramos Preto, ao Público que ainda lá não chegou qualquer processo.

E é aqui que a porca (do «camarada» Narciso) torce o rabo.

Está-se mesmo a ver o que se está a passar: a com. Fed. de Jurisdição, dentro das suas competências supendeu os infractores dos seus direitos até à conclusão do processo.
Estende-se essa medida administrativa pelo tempo suficiente para que dure para além das eleições internas; as secções e concelhias em Abril, as federações em Novembro.
E assim impedem-se o «camarada» Narciso e os seus apaniguados de virem chatear as pessoas que se acham «de bem».

Ora, e salvo o devido respeito, um processo destes é facílimo de instruir:
- Junta-se a acta do órgão com competência para aprovar as listas de candidatos aos órgãos autárquicos, artigo 41.º dos Estatutos; (lista e não cabeça de lista)
- Junta-se certidão do tribunal com a identificação dos candidatos das listas contrárias à orientação do Partido;
- Cumpre-se o direito de audição.
E envia-se o processo com a proposta de expulsão à Com. Nac. de Jurisdição.


Aqui é que a porca (do Dr. Pinto) torce o rabo.

O Dr. Pinto acobardou-se de propor listas à aprovação da Comissão Política Concelhia.
Ele lá saberá razões de tal acto corajoso; mas já ouvi dizer que teve medo de não ter a maioria, ou uma maioria significativa.
E assim as listas apresentadas à eleição para a Câmara e para a Assembleia Municipal não foram aprovadas no órgão competente do partido.
E portanto há a dificuldade de expulsar o «camarada» Narciso e os seus acólitos porque, não havendo orientação definida pelo partido quanto à constituição das listas, eles não podem ter contrariado essa orientação.
Ou seja, está-se por meio de manobra administtativa, com a possível cumplicidade do Presidente da Com Fed. de Jurisdição, a impedir militantes de exercer os seus direitos.


Tudo por questões de carácter.
Desta vez do carácter do Dr. Pinto!

3 comentários:

Anónimo disse...

Por acaso está o texto simplificativo de se poder dar uma opinião, neste caso, o contraditório. É, verdade o que explica, mas não é verdade que todos aqueles que fazem parte das ditas listas sejam acólitos do dito Camarada Narciso,até porque há lá elementos do Princípio do PartidoSocialista em Matosinhos, num todo, que, também, têm que apontar algumas diabrices do Camarada focado. Simplesmente, o assunto é tão grave como isso?. O problema maior é o facto de quem é responsável por o problema da LOTA de há poucos anos atrás, não estar bem explicado aos MILITANTES DO PS, num todo, aí é que está o problema. Não é um fulano qualquer que aparece neste PARTIDO, com a referência do PPD/PSD, e, que toma conta do PS, bem agora ditar LEIS que não lhe são adestritas. Meu CARO CAMARADA, isto a procissão ainda vai no adro. Saudações Socialistas.

guimaraes disse...

Meu caro "Leixão",(penso ser o autor da crónica),já que não tem uma identificação,em que me possa referenciar.Ficamos sabendo que V. Ex.cia não morre de amores pela personagem em questão, mas isso é somenos.Mas vamos aos factos;no meu entendimento , nem o S.r Narciso precisa do partido, nem o Ps precisa do S.r Narciso, pensando bem aquilo agora nem é um partido político, mas uma caterva de oportunistas, parasitários,onde só lá navega laxistas.Quanto aos seus camaradas que o acompanham,apelidados de "acólitos",que faz referência, é uma adjectivação pobre de sua parte, visto que ou não sabe português correcto.Devemos chamar sempre às coisas pelos nomes, porque aquilo que escrevemos, indiciam aquilo que somos.
Quanto à expulsão , eu se estivesse no lugar do Narciso já me tinha ido embora como a Maria Azevedo.
Um abraço

José Guimarães
Eng-Tec-Elec.

Anónimo disse...

Boa, Engenheiro!

Português escorreito, sem erros e claro.