8.6.09

803


Feita a comparação entre os resultados que o PS obteve em Matosinhos e os que obteve a nivel nacional o Dr. Pinto pode respirar fundo.
A perda percentual de votos que teve é apenas ligeiramente superior (0,37%) à verificada a nível nacional e um pouco mais (0,56%) ao obtido no distrito.
Pode respirar, não pode descansar, porque nas autárquicas a música vai ser diferente.

As conclusões a tirar são outras, e tem a ver com as opções políticas do partido.
Lá iremos...



 


3 comentários:

Manuel Silva disse...

Claro Leixão...Nacional já se sabia e em Matosinhos tanta asneira...só dá nisto..


O Narciso que se cuide vai haver(TENTATIVA)de muita denuncia...mas ele tem Força...

Anónimo disse...

Gostava de perceber esta perspectiva, pois comparativamente com 2004 o ps em matosinhos perdeu tantos votos....

SEABRA disse...

Não acho totalmenbte correcta esta análise. O Dr. Pinto é o responsável politico do maior bastião socialista, porventura, nacional. Feitas as contas, no distrito, a votação do PS em Matosinhos ficou atrás de Baião, Lousada, S Tirso, Vila do conde, Amarante e, muito proxima de Valongo e Maia. A ser assim, que dizer das vitorias do PS,em Gondomar e Gaia??
A vitoria do dr. Pinto foi insuficiente. Se o PSD, em votos, não cresceu, o PS matosihos desceu 18 % com a agravante do aumento de nº. de votantes. A penalização do «eng» Socrates, a m/ver, não foi tanto, a essencia das medidas, mas o estilo de se relacionar com os cidadãos: obstinado, prepotente, autista. Outra ´conclusão a tirar : o marketing politico tem de ser amplamente reformulado. O eleitorado começa a dar sinais claros de rejeitar tanta propaganda seguida. Tanto espectaculo. Tão poderosa máquina. Se pensarmos nos meios poderosissimos do PS comparado com os outros partidos. Se tivermso em atenção que o PS foi levado ao «colo» pelas sucessivas sondagens que lhe davam uma dinamica de vitória. Temos de concluir que a derrota foi mais concludente do que os resultados o admitem.
E não esqueçamos, matosinhos foi visitado varias vezes pelo candidato e sua maquina. E , o comicio final foi em matosinhos com o eng Socrates.
Perder 11 mil votantes em 4 anos nas mesma eleições é muita «fruta». Equacionar o futuro é dificil. Onde «encaixa» narciso?? Nos votos a mais do BE; na abstenção?nos votos nulos? Dificil tarefa para narciso se as legislativas forem antes das autarquicas. O seu espaço de campanha e afirmação está reduzido.O dr. Pinto deve estar preocupado. Os resultados não sendo pessimos, comparados com os nacionais, são suficientemente esclarecedores quando à forma como o PS faz politica. Só anuncia numeros, obras, projectos . Socrates não tem feito outra coisa eneste ultimos meses. Em qualquer sitio onde vá, só atira milhões: creches, escolas, subsidios, magalhãesetc. etc.etc.