10.5.11


Dinheiro Vivo

Quem paga a austeridade

O PEC 2 foi pago pela classe média, o PEC 3 pelos funcionários públicos, o PEC 4 seria pago pelos pensionistas. Quem paga agora o plano de austeridade da troika? Todos os anteriores – mas nenhum deles mais do que os de-sempregados. Serão eles os mais prejudicados nos próximos dois anos. Paradoxalmente, esse será o grupo que mais crescerá.
Por:Pedro S. Guerreiro, Director do Jornal de Negócios
Faça tudo o que puder para não ser um deles. O conselho parece ridículo, por óbvio. É como aconselhar alguém a não apanhar uma doença quando entra num ambiente contagioso. A profilaxia neste caso é trabalhar mais e melhor, inovar no que se puder, procurar mais clientes dentro e fora. Previna, há pouco depois com que remediar.
Quem tem emprego vai pagar muito mais impostos mas isso é mel ao pé de quem não tem emprego. Não só a taxa de desemprego vai subir para uns impressionantes 13% como o subsídio de desemprego será menor, de mais difícil acesso e de menor duração. Os "grupos de risco" são os mais velhos e os mais novos, que bem se podem dizer "à rasca" (muitos, nunca tendo trabalhado, não têm sequer acesso a subsídio). E como nos próximos dois anos haverá pouca criação de emprego, é provável que a emigração aumente.
Não se agarre ao emprego, agarre-se ao trabalho. Acredite: toda a austeridade é melhor que perdê-lo.

Sem comentários: