10.4.11

Viva a democracia islandesa

REFERENDO

Islandeses dizem 'não' ao pagamento de dívida

por Lusa
Os islandeses votaram no sábado em referendo que o Estado não deve pagar a dívida de cerca de quatro mil milhões de euros à Holanda e ao Reino Unido, de acordo com os resultados prelimiares divulgados esta madrugada.

Segundo a rádio pública islandesa, 7.685 eleitores votaram "não" e 5.286 votaram "sim" ao pagamento de quase quatro mil milhões de euros a credores externos.
O dinheiro serviu para indemnizar milhares de depositantes lesados pela falência do banco islandês IceSave.
O referendo foi convocado pelo presidente da Islândia, Olafur Grimsson, que a 20 de Fevereiro deste ano vetou, pela segunda vez, a lei IceSave (que tinha sido aprovada pelo Parlamento islandês), e que estabelece o pagamento de 3,9 mil milhões de euros aos credores externos.
Esta foi a segunda vez que os islandeses decidiram se queriam ou não que dos seus bolsos saisse uma parte significativa do valor total das indemnizações que o governo da Islândia se comprometeu a pagar a Londres e a Haia.
O Icesave foi uma das instituições financeiras que faliram na sequência da crise financeira mundial que atingiu com especial dureza a Islândia, com cerca de 320 mil habitantes, provocando a queda da moeda e da economia do país.
Na primeira consulta popular de 2010, mais de 90 por cento dos islandeses rejeitou contrair uma dívida pública que se prolongaria por vários anos.

Sem comentários: