2.4.10

1972


Pescadores de Angeiras exigem condições

Matosinhos


LEONOR PAIVA WATSON
Reclamam equipamentos de segurança e gasolina verde.
Os pescadores de Angeiras continuam a viver no fio da navalha. Isto mesmo traduziram, ontem, em Matosinhos, ao deputado do PCP Honório Novo, quando repetiram, mais uma vez, não ter quaisquer equipamentos de segurança. Mesmo assim, arriscam ir ao mar.
As reclamações dos pescadores de Angeiras não são novas, mas, ainda que repetidas até à exaustão, ninguém parece ouvi-las, "excepto em alturas de eleições", segundo denunciam. Ontem, ao deputado Honório Novo, elencaram, mais uma vez, o que reclamam: o portinho de Angeiras; os fatos flutuantes e os rádios-baliza, que os poderiam localizar em caso de acidente; e a gasolina verde que "para a pesca local seria o ideal".
Sobre o portinho de Angeiras "nem vale muito a pena falar, é uma novela", disse Honório Novo. Esta é umas das reivindicações mais antigas dos pescadores e ainda em Julho do ano passado a secretária de Estado dos Transportes, Ana Paula Vitorino, afirmou que a sua construção teria início em 2010, mal saísse a nova avaliação de impacto ambiental do projecto. "Chegou-se mesmo a dizer que as obras arrancariam em Janeiro, esqueceram-se, no entanto, de dizer em que Janeiro", ironizaram os pescadores.
Sobre os equipamentos de segurança, estes homens recordaram o projecto da associação Pro-Maior, entregue à Direcção Geral das Pescas e que já tinha garantido o financiamento do Ministério da Agricultura e Pescas. O projecto visava a modernização das embarcações, através da aquisição de equipamentos de salvamento, comunicações e ajuda à navegação (rádios-baliza e fatos de trabalho flutuadores). Mas "tudo voltou atrás e teve que fazer-se nova candidatura", revelaram.
Outro problema prende-se com o facto dos pescadores não terem a gasolina verde, tendo que custear o gasóleo, que é "extremamente caro". Sem ajudas de espécie alguma, sem condições de segurança, os homens acabam por ir ao mar na mesma, "para fazer algum, acabando, muitos deles, por morrer", como recordaram.

5 comentários:

Unknown disse...

De facto o portinho de Angeiras está prometido há muito tempo e já era tempo de estar pronto, mas por diversas razões foi sempre adiado.
Há varias razões conhecidas e publicadas e outras ainda por conhecer?
1ºSerá que o numero de embarcações serão suficientes para tanto investimento?
2º Será que todo peixe pescado é declarado na lota para efeitos fiscais? São com estes impostos que terão que se realizar o investimento e não com os impostos que compram o peixe muitas vezes acima do valor real?
3º Como é possível alguns pescadores construírem varias moradias para viverem e alugarem com os impostos declarados?
Estou de acordo que se construa o portinho para efeitos de segurança dos pescadores e dos seus familiares, mas que existe um novo controle por pessoas independentes aos valores declarados do pescado?

Anónimo disse...

O problema é que para o senhor Guilherme Pinto uns são filhos outros são enteados... Matosinhos precisa de uma vassourada... vamos esperar até 2013... ou então mais cedo do que se julga até...

Anónimo disse...

Isto é uma vergonha Matosinhos não é o PS... senhor Guilherme Pinto demita-se já!

guimaraes disse...

O governo não está a pensar num portinho para Angeiras meus caros, mas um "portão", para meter lá os submarinos que compraram.

José Guimarães

Anónimo disse...

É o unico que realmente aparece fora de épocas eleitorais. É um representante pelo circulo eleitoral do Porto. Faz actividade politica, foi para isso que concorreu.Dou-lhe os meus parabéns. O Senhor faz imensa falta na Câmara de matoisinhos.
Quando era vereador sentia-se oposição...agora é uma peninha!!!Admiro a sua frontalidade e honestidade.