1.4.10

1965

2 comentários:

Anónimo disse...

Que lindo postal de então, em que se encontra, ainda, o prédio da esquina que era a Confeitaria Carioca dos Irmãos Guimarães, em frente o prédio que deu origem ao REI DOS FATOS, e, do outro lado, paralelo, o ainda Farmácia Lopes. Que saudades, há ainda, porque me estava a esquecer, do outro lado, em frente à Farmácia Lopes, era o Talho "O Vencedor",pegado o prédio de artigos de Mercearia+Farinheiro,etc.,etc.,do Snr Moreira(Farinheiro), em frente a este era a continuidade da Sociedade de Vinhos Borges & Irmão. Lindo, Lindo, até chorei ao escrever isto e reparar na FOTO. Pois, nasci ali naquele local, por isso não estranhem.Obrigado.

guimaraes disse...

Obrigado S.r anónimo pela sua observância, no que diz respeito à descrição da Rua Brito Capelo, não sou do tempo dessa foto, mas recordo a maioria dos prédios e lojas dos anos 50.
É o reavivar um pouco da nossa memória colectiva, da belíssima traça pombalina, dum passado com valores culturais intrínssicos,que deram lugar a "mamarrachos", sem qualificação estética ou histórica.
E a velocidade pela ganãncia do lucro rápido, sem olhar a meios.
Imagine caro comentador, coonstruir
um edifício como aquele da C.G.D. na dita rua, construir dizia, na Avenida dos Aliados no Porto, para não ir mais longe,caia o Carmo e a Trindade, mas aqui em Matosinhos tudo é permitido, a favor do lucro. Esta rua nunca esteve tão "doente", de estética, de meios, (raro dia que se não veja pessoas cairem, naquelas lages"inchadas"com dores de tanto atropelo),dum erro monstro de colocar ali o Metro à superfìcie, sempre conviveram o Electrico as pessoas e os carros, em tempos de grande movimento comercial, com estes políticos ,"temos aquilo que merecemos","sebastianismo em "cavalo de pau", ou a chaputa ainda vai dar lugar à santola.

um abraço

José Guimarães