26.12.08

376


O pântano!

O que está, hoje, a acontecer no Marco de Canaveses, com a “traficância” do candidato natural do PS pelo número dois de Avelino, é um sintoma claro do pântano fedorento em que se tornaram os partidos do centrão.

Aliás, o mesmo procedimento aconteceu hà uns anos com o PSD que deixou de apoiar o seu candidato natural para apoiar Ferreira Torres.

Agora, essa traficância envolveu um funcionário de uma empresa de construção civil (que desempenha, entretanto, o papel – não o cargo! – de deputado) e o presidente da Federação Distrital do PS. Obviamente, terão tido a conivência de quem lidera, a nível nacional, as questões autárquicas.

Pensávamos que essa atitude seria condenada por todos os militantes, mas, foi com espanto, que ouvi uma justificação arrepiante, feita em forma de desafio: “então, quem paga uma campanha não tem o direito a escolher o candidato?!...”

Isto diz tudo!

Respondi: se é assim, então é mais transparente privatizarem os partidos. Mas, pensando melhor, esse passo já foi dado! 

Já não se escolhem candidatos que se identifiquem com os valores do partido e sejam capazes de lutar pelo bem-comum das populações, mas contratam-se "craques" do jogo de ilusões, como no futebol.

Para os partidos do centrão o interesse-comum (o único que dá sentido à política) tornou-se no "meu interesse e no interesse dos meus clientes ou dos que me apoiam".Fazem da política uma "arte de meter a mão no bolso dos contribuintes".Naturalmente, sempre com o ilusionismo da retórica propagandística de “servir o povo”.

Povo que, quando der conta, terá de pagar os milhões que este Governo anda a despejar nos bolsos dos que criaram a crise que estamos a viver?!...

Quando acabarem as obras da megalomania socrática, onde irá esse povo procurar trabalho, que garantias terão as suas reformas, que dinheiro haverá para os hospitais, as escolas, etc.?!...

Chamam a este Governo socialista e popular (que ideia tão demagógica), como lhe podiam chamar gertrudes ou outra coisa qualquer!

Sem comentários: