24.12.08

373









Ainda virão as "cassandras" do costume dizer que levar a discussão para fora de casa é que causa dano ao partido.

No "Público"


PS do Marco exige falar com José Socrates
24.12.2008, Margarida Gomes
Uma delegação de dirigentes da concelhia do PS do Marco de Canaveses prepara-se para se deslocar a Lisboa para se reunir com José Sócrates e confrontá-lo com a decisão da distrital do PS-Porto relativamente ao processo eleitoral autárquico no concelho. "O secretário-geral do PS tem de saber que Renato Sampaio [líder da federação] quer entregar o partido nas mãos de Ferreira Torres", disse ontem ao PÚBLICO o presidente da concelhia marcoenese, referindo-se ao facto de o líder federativo ter escolhido Norberto Soares, "ex-número dois" do antigo autarca do Marco, como candidato do partido à presidência da câmara.
Eleito por unanimidade pela concelhia para encabeçar a lista do PS à presidência da Câmara do Marco, Artur Melo e Castro viu a distrital fazer tábua rasa desta decisão. Anteontem à noite, na reunião do secretariado da concelhia ouviram-se críticas ferozes à forma como a distrital geriu o processo que contrastaram com as palavras de incentivo e de apoio a Melo e Castro. Em função dessa onda de solidariedade, o líder da concelhia recuou na intenção de se demitir e prometeu "levar até às últimas consequências este caso". "Não acredito que o secretário-geral do PS saiba o que é que se está a passar no Marco. Renato Sampaio abriu uma guerra de consequências imprevisíveis", declarou ao PÚBLICO o líder concelhio, afirmando que a tempestade política que se abateu no PS do Marco "está a abrir brechas profundas na candidatura de Norberto Soares". 
Reservando para mais tarde eventuais comentários sobre as verdadeiras razões que sustentaram a escolha do candidato - em vários blogues afirma-se que a opção está relacionada com negócios imobiliários e despesas de anteriores campanhas eleitorais -, Melo e Castro diz que, para já, não pode alongar-se nos comentários, porque ainda não obteve autorização do partido para falar sobre esta questão. Mas sempre vai dizendo:" Não me espanta que a escolha esteja relacionada com o pagamento de favores".
Narciso Miranda veio ontem acusar o aparelho do PS estar a destruir o património do partido e desafiou o líder da federação a explicar se estas são as novas regras do partido. 

No JN

Autárquicas: PS/Marco considera "ultrage" convite da Distrital do Porto a ex-vereador de Ferreira Torres

Marco de Canaveses, 23 Dez (Lusa) - O secretariado do PS/Marco de Canaveses considerou hoje "um ultrage" o convite ao antigo vereador de Avelino Ferreira Torres para candidato socialista à câmara local, em 2009.

Em reunião realizada segunda-feira aquele órgão socialista - que conseguiu demover da anunciada demissão o presidente da Concelhia - decidiu denunciar aos órgãos nacionais do partido o comportamento da liderança do PS/Porto.

O "ex-número dois" de Avelino Ferreira Torres, Norberto Soares, que já tinha anunciado uma candidatura independente, foi convidado pela distrital do Porto do Partido Socialista a encabeçar a lista do PS à Câmara do Marco de Canaveses nas Autárquicas de 2009.

Segundo os socialistas do Marco de Canaveses, a atitude do PS/Porto foi considerada "um ultraje aos órgãos do partido".

"Esta atitude encerra em si mesma tudo o que mais vil e torpe se pode imaginar, não só ao nível do relacionamento pessoal e institucional, mas sobretudo porque não atende à história do PS em Marco de Canaveses que sempre lutou com denodo e afinco pelos mais elementares direitos democráticos na sua terra", refere o comunicado socialista.

O secretariado dos socialistas marcuenses também decidiu não aceitar a demissão do presidente da Concelhia, Artur Melo, manter a proposta de o candidatar pelo partido às eleições autárquicas no próximo ano e solicitar a convocação de uma reunião da Comissão Política Distrital do PS/Porto.

"Os princípios e os valores que defendemos levam-nos, pelo contrário, a exigir que tais comportamentos sejam, em definitivo, expurgados do Partido Socialista e da sociedade em geral", defende a estrutura socialista do Marco de Canaveses, que entrou definitivamente em ruptura com a liderança do PS/Porto.

A Lusa não consegiu contactar, em tempo útil, a direcção distrital dos socialistas portuenses.

JDS.


Sem comentários: