24.12.08

371

Comunicado do Secretariado
23 Dezembro 2008

Os membros do Secretariado Concelhio do PS Marco, reunidos no dia 22 de Dezembro de 2008, para analisar a situação criada pelo presidente do PS Distrital em convidar para candidato às autárquicas de 2009 o ex-número 2 de Avelino Ferreira Torres, consideram que tal atitude é um ultraje aos órgãos do partido e, particularmente, ao presidente da Concelhia do PS Marco e candidato democraticamente escolhido pelos órgãos do partido às próximas eleições autárquicas, Artur Melo e Castro.

 

Esta atitude encerra em si mesma tudo o que mais vil e torpe se pode imaginar, não só ao nível do relacionamento pessoal e institucional, mas sobretudo porque não atende à história do PS em Marco de Canaveses que sempre lutou com denodo e afinco pelos mais elementares direitos democráticos na sua terra, enquanto e, pelo contrário, aquele que o PS Distrital queria agora escolher pactuava com um poder genuinamente antidemocrático.

 

Por isso, abandonar o partido significava também aceitar tal decisão do presidente do PS Distrital. Os princípios e os valores que defendemos levam-nos, pelo contrário, a exigir que tais comportamentos sejam, em definitivo, expurgados do Partido Socialista e da sociedade em geral.

 

Assim, o Secretariado toma a seguinte posição:

 

• Não aceitar o pedido de demissão do presidente da Concelhia e rejeitar a forma e o conteúdo adoptados pelo presidente da Federação do PS Porto; • Ratificar a estratégia autárquica adoptada até agora, nomeadamente a escolha do candidato do PS Marco às autárquicas de 2009, Artur Melo e Castro; • Solicitar a convocação de uma reunião da Comissão Política Distrital com carácter de urgência para analisar a conduta do presidente da Distrital e do coordenador dos deputados neste processo e que dessa análise se retirem as devidas consequências, pois tal actuação não deve ficar impune a bem da higiene política no interior do PS e da Democracia em Portugal; • Levar esta infâmia ao conhecimento dos órgãos do partido a nível nacional.

 

Esta proposta depois de discutida foi aprovada por unanimidade e será remetida à Comissão Política Concelhia para ratificação, com reunião prevista para o início Janeiro de 09.

 

Esta reunião decorreu de acordo com os Estatutos do PS, nomeadamente o artigo 21º, que prevê a participação de cidadãos independentes nas reuniões dos órgãos do partido e foi votada somente pelos membros do Secretariado.

 

Marco de Canaveses, 23 de Dezembro de 2008.

O Secretariado do PS Marco.


aqui



Sem comentários: