15.3.11

2688


Dinheiro Vivo

O golfe baixa o IVA

A notícia gerou uma onda de contestação: o Governo preparava-se para reduzir o IVA do golfe, de 23% para 6%. Só nas redes sociais, perto de 50 mil pessoas comentaram esta notícia do Negócios. Chocante?
Pedro S. Guerreiro
É outra vez o IVA. O Governo anunciou na sexta-feira a alteração do sistema das taxas do IVA, o que deve passar pela eliminação de uma das taxas mais baixas ou pela transferência de produtos para taxas mais elevadas. Em qualquer dos casos, estamos sempre a falar de mais imposto.
Neste ambiente de austeridade, a notícia de que o Fisco está a estudar a descida da taxa do golfe provoca perplexidade. Sobretudo porque o golfe é um desporto caro – praticado por pessoas com rendimentos altos. E aqui chegamos ao ponto crítico: a descida do IVA para o golfe é um estímulo ao turismo e, portanto, à economia nacional? Ou é uma excepção incompreensível às medidas de austeridade?
Este confronto de argumentos explica a contradição das medidas de austeridade, que aumentam a receita fiscal mas destroem, na passada, a economia. As empresas de golfe terão todas as razões para ter descidas de IVA. Mas empresas de outras sectores também têm. Já para não falar dos consumidores, que hoje comemoram até o seu dia mundial. Quer dizer: não comemoram nada.

Sem comentários: