18.1.11

pinocrastes


Deslocação ao Médio Oriente

Sócrates confirma reuniões com fundo soberano do Abu Dhabi

18.01.2011 - 14:13 Por Lurdes Ferreira, em Abu Dhabi

O primeiro-ministro, José Sócrates, confirmou que Teixeira dos Santos teve hoje de manhã reuniões com os responsáveis do principal fundo soberano do Abu Dhabi. Nega, no entanto, que a os encontros tenham sido para vender a dívida portuguesa.

Um dos encontros do ministro das finanças foi com os responsáveis pelas Obrigações do Tesouro, confirmou aos jornalistas no âmbito da primeira vista oficial ao Qatar e ao Abu Dhabi. No entanto, acrescentou: “Estas reuniões serviram fundamentalmente para apresentar o nosso plano de privatizações, apresentar as nossas principais empresas e explorar possibilidades de investimento”.
...
Questionado sobre se tinha procurado junto do Abu Dhabi para compra da dívida, respondeu que se trata de “um investimento, não [de] ajuda” e que a dívida “está no mercado”. Reafirmou que a visita de três dias a estes países do Médio Oriente teve por objectivo a promoção da economia portuguesa numa das regiões mais ricas do mundo e ficará “contente se alguém comprar a dívida portuguesa, que está no mercado”. Mas, garante: “Não viemos aqui tratar disso”.
...



Sócrates: "Compra da dívida portuguesa não é ajuda, é investimento"
O primeiro-ministro, José Sócrates, afirmou hoje que "a questão da compra da dívida pública portuguesa não é uma questão de ajuda, é de investimento", depois de admitir que o ministro das Finanças se reuniu esta terça-feira em Abu Dhabi com responsáveis de dois fundos dos Emirados Árabes Unidos.




Sem comentários: