18.1.11

2385


Dinheiro Vivo

Taxas de juro insustentáveis

Quando a crise eclodiu na Europa, o Banco Central Europeu iniciou um processo de descida de taxas de juro – as chamadas taxas directoras – para níveis históricos: 1%. (Nos Estados Unidos é ainda menos: de 0% a 0,25%!) Durante mais de um ano, vivemos na ilusão do dinheiro oferecido. Era uma arma contra a crise.
Por:Pedro S. Guerreiro, Director do Jornal de Negócios
O problema é que os clientes dos bancos não pagam estas taxas, mas sim as euribor acrescidas de um ‘spread’. E os ‘spreads’ não são fixados por decreto, mas decididos pelos bancos na sua relação com os clientes – e sobem ou descem na exacta proporção do risco estimado. Ora, no último ano, o risco de crédito em Portugal disparou e os ‘spreads’ também. Um crédito à habitação, que chegou a ter ‘spreads’ abaixo dos 0,5%, é agora quase impossível de encontrar abaixo de 2% e, em muitos casos, ultrapassa os 4%. No último ano, as prestações médias pagas pelos portugueses pelas suas casas aos bancos subiram 15%.
Nas empresas, as linhas de financiamento tradicionais estão a ser fechadas ou renovadas a preços também na casa dos 5% ou 6%. Ora, numa economia que nada cresce e com inflação na casa dos 2%, é impensável suportar taxas de juro acima de 3%. É por isso que se diz que o financiamento externo português está em níveis insustentáveis.

Sem comentários: