27.9.10

2253




Falsos amigos

Sócrates deve ter-se assustado tanto quanto a assistência presente no Fórum Mundial de Líderes da Universidade de Columbia, onde esteve na semana passada, quando se apercebeu de que (ó horror!) passara por "comunista".

Conforme noticia o "Correio da Manhã", Sócrates assustou o público ao intitular-se "socialista", pois que "nos EUA, a palavra é sinónimo de comunista", o que o levou a ter que "clarificar que um socialista, na Europa, é o que nos Estados Unidos se chama liberal democrata".
"Uff!", terá suspirado, aliviada, a plateia, que provavelmente corria já em tropel em direcção às saídas de emergência. Sócrates tem sido acusado de muitas coisas, mas tomá-lo por comunista (e, fazendo fé nos programas de Governo e Orçamentos desde 2005, por socialista também) é a maior das injustiças que um "faux-ami" poderia fazer a um falante estrangeiro como ele, incluindo Mário Soares dizendo-se, em França e em francês, "un condecoré de la France".
Já não bastavam a Sócrates as constantes traições que, por cá, a realidade faz aos seus anúncios e previsões; agora nem no inglês pode, pelos vistos, confiar.

Sem comentários: