Metro do Porto perde três euros por cada cliente
Nuno Miguel Silva
A última auditoria do Tribunal de Contas a uma empresa pública de transportes traça mais um retrato negro no sector. A Metro do Porto está em falência.
A última auditoria do Tribunal de Contas (TC), publicada ontem, traz à superfície mais uma situação de descalabro financeiro numa empresa pública de transportes - no caso, é a Metro do Porto (MP) e a realidade detectada é idêntica à de empresas como a CP, Refer, Metro de Lisboa, STCP, Carris ou Transtejo.
"A empresa encontra-se descapitalizada, numa preocupante situação deficitária, com o crescimento exacerbado da sua dívida, porque a construção do sistema de metro ligeiro da Área Metropolitana de Lisboa e o seu funcionamento assentam, maioritariamente, no endividamento". É este o retrato preocupante traçado pelo TC sobre a situação na Metro do Porto (MP).
O relatório do Tribunal mantém as preocupações sobre o endividamento: "Se não for contido dentro de limites razoáveis e comportáveis, empurrará a Metro do Porto para uma situação económica e financeira insustentável, podendo pôr em causa os parâmetros de qualidade com que o serviço público a seu cargo tem vindo a ser prestado e, bem assim, a eficácia da aplicação de dinheiros públicos já empreendidos neste sistema de transporte".
O endividamento das empresas é astronómico, as receitas não chegam para pagar o serviço da dívida, os prejuízos acumulam-se e os capitais próprios são negativos, fazendo entrar as empresas em situação de falência técnica. Apesar dos diversos alertas do Tribunal de Contas, a solução da tutela tarda em surgir. Confrontado com estas conclusões, o Ministério das Finanças sublinha a evolução positiva e sustentada do EBITDA (proveitos antes de impostos, taxas e desvalorizações) e da respectiva margem, assim como o crescimento progressivo do rácio de cobertura dos custos operacionais pelos proveitos operacionais.
3 comentários:
Olá Leixão:
Eu acho que o mais importante aqui, não é a empresa dar prejuizo. O mais importante é não termos um Mexia a gerir a empresa, pois assim teriamos a certesa que esta daria muito lucro porque senão ele depois não levava aqueles chorudos prémios dinheiro de todos os Portugueses.
O que é 3 euros por passageiro, quando os administradores só ganham aquilo e não se demitem, porque senão teria de ser muito mais!......
Um abraço,
Um Matosinhense atento
Com tanto parasita na administração.Não era de esperar outra coisa!
Todos os parasitas das camaras,graças a eles tudo funciona?!
Alguns nem para moço de lavoura servem...
Admirei-me no dia 10 de Junho,não ser condecorado nenhum administrador que foram reconhecidos méritos de bons gestores, até receberam bonos pela sua incompetência.
A isto se chama Portugal moderno!!...
Vi, o pai do monstro filhos e netos todos de baixo do mesmo tecto.
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