22.5.10

2043

Esquerda/Direita

Sempre fui dos que defendi a tese de que a esquerda é minoritária em Portugal, porque sempre achei o PS de direita.
Bem me davam nas orelhas para me obrigarem a distinguir a direcção do PS, dos seus militantes e eleitores.
-Oh pá deves dizer “deste PS” ou então dizer;- PS do Mário Soares, o PS do Guterres, o PS do Sócrates etc.
Eu orelhinhas moucas. “Tá bem abelha”. Vou ali e já venho.
Comícios onde a palavra de ordem fosse unidade algo me segredava aos ouvidos; fecha a gaveta da palha. E eu népias. Se alguém desse por ela e me perguntasse porque não gritava unidade, respondia invariavelmente; - porque a humidade dá-me cabo dos ossos.
Como posso eu dizer que a matulagem que os elege não é de direita??
Claro que são de direita.
Num País em que a maioria da população se divide entre os “chico-espertos” e os “pilha galinhas” quem pugnar pela verdade, tem um árduo caminho a percorrer.
Acham que estou a exagerar? Então aí vai. Chamemos os bois pelos nomes (sem ofensa cabeçal claro).
Chico esperto nº 1- Sócrates
Formatura dominical, professor que dá 4 cadeiras, etc, etc.
Pilha galinhas- Dias Loureiro pois claro
Quantas réplicas destas existem? Pois não há dedos que cheguem.
A esquerda exige seriedade; a direita é mais complacente, mais distraída, direi mesmo que nem quer saber disso.
Como separar as águas?
Tenho para mim  como principio de separação esquerda/direita o seguinte:
Sempre que a economia domina a política temos a direita; a inversa dá-nos esquerda.
Claro que este principio aceita como imprescindível que política sem ideologia é sacanagem (para não dizer pior).
A talho de foice já agora, considero que existem só dois partidos em Portugal com ideologia (logo com estratégia), são eles o PCP e o CDS.
Talvez por isso (de certeza) têm militância.
Os outros são associações organizadas para gerir o poder e tentar mantê-lo de todas as maneiras.
Antes que me confundam com o Gil (o filósofo) fico-me por aqui.

Rui Viana Jorge


Sem comentários: