10.3.10

1905


Grandes Investimentos, grandes burrices

Estou farto de ouvir falar nas prioridades dos TGV(s), Auto Estradas, e Aeroportos, sob a ameaça de ficarmos isolados da Europa, blá blá blá.
Esta cambada de Ali-Bábás primeiro vende-nos a ideia da globalização, e quando lhes dá jeito, vêm logo com o papão do isolamento.
São tão aldrabões, que a prioridade de alguns TGV(s), já foi á vida .
Toda a gente sabe e não é necessário ser especialista na matéria, que Portugal poderia ser o centro ou a entrada da Europa no que diz respeito a transporte de mercadorias.
Claro que estou a falar do Porto de Sines, que é de águas profundas, não sujeito a assoreamentos, com acostagem de navios de grande porte, com 2 portos interiores mais.
Tem uma zona portuária de 30ha, com mais 215ha de possibilidades de expansão. Plataforma logística.
Tem a concorrência a norte da Europa do Havre, Antuérpia, Roterdão, Bremen, e Hamburgo, sendo que a sul tem a concorrência de Barcelona, Marselha, e Génova.
Só que Sines é o primeiro porto que os navios encontram se vierem, para a Europa.
Tomem nota:
América do norte e do Sul
África ocidental e oriental
Médio oriente (canal do Suez demorado e caro)
Ásia


Como qualquer mortal sabe, os transportes por via terrestre através de camiões TIR, estão condenados a muito curto prazo, dado os preços dos combustíveis, a poluição e a pouca quantidade de carga que transportam em relação á ferrovia.
Quer dizer que Portugal tem a melhor porta de entrada na Europa, mas não tem mais nada (comboios de velocidade elevada para transporte de mercadorias).
Querem-se rir? Aqui vão distâncias e tempo entre Sines e os respectivos destinos


Lisboa                             150km       4h
Madrid                            685km     18h
Barcelona via Madrid    1220km     72h
Leixões                           170km     10h
Vigo                                570km     14h
Valência via Madrid         850km     72h
Bilbau via Madrid            800km     72h


Só podemos estar a brincar !!!
E não me alongo mais senão ninguém lê


Rui Viana Jorge

4 comentários:

JOSÉ MODESTO disse...

Caro Leixão é sempre bom ver um contentor...
As Exportações devem ser apoiadas...elas são o motor de arranque de qualquer economia.
A ajuda as PME são importantes é com elas que o país se movimenta.

Saudações Marítimas
José Modesto

Rui Huet Viana Jorge disse...

José modesto:
Que espanto;gostou dos contentores, mas sobre o que escrevo nem uma linha.
assim se faz POrtugal

JOSÉ MODESTO disse...

Caro Rui, permita-me dar-lhe a minha resposta:
1º. Sou contra o TGV
2º. Sou a favor da construção do novo aeroporto de Lisboa, com uma reserva:
1º - Mão de obra totalmente Portuguesa, e que todos os materiais de construção tenham o "sêlo" Made in Portugal.

Saudações Marítimas
José Modesto

Vítor Maganinho disse...

Para além da pertinência e da veracidade dos exemplos no texto. Há mais uma que importa acrescentar, o sub-aproveitamento dos veículos que fazem as principais ligações ferroviárias de passageiros, principalmente a ligação entre Lisboa e o Porto. Ficaria muito mais barato, investir na renovação das linhas existentes e aproveitar as excelentes capacidades do parque ferroviário de transporte de passageiros actual.

Abraço

Matosinhos OnLine