Grandes Investimentos, grandes burrices
Estou farto de ouvir falar nas prioridades dos TGV(s), Auto Estradas, e Aeroportos, sob a ameaça de ficarmos isolados da Europa, blá blá blá.
Esta cambada de Ali-Bábás primeiro vende-nos a ideia da globalização, e quando lhes dá jeito, vêm logo com o papão do isolamento.
São tão aldrabões, que a prioridade de alguns TGV(s), já foi á vida .Toda a gente sabe e não é necessário ser especialista na matéria, que Portugal poderia ser o centro ou a entrada da Europa no que diz respeito a transporte de mercadorias.
Claro que estou a falar do Porto de Sines, que é de águas profundas, não sujeito a assoreamentos, com acostagem de navios de grande porte, com 2 portos interiores mais.
Tem uma zona portuária de 30ha, com mais 215ha de possibilidades de expansão. Plataforma logística.Tem a concorrência a norte da Europa do Havre, Antuérpia, Roterdão, Bremen, e Hamburgo, sendo que a sul tem a concorrência de Barcelona, Marselha, e Génova.
Só que Sines é o primeiro porto que os navios encontram se vierem, para a Europa. Tomem nota:
América do norte e do Sul
África ocidental e oriental
Médio oriente (canal do Suez demorado e caro)
Ásia
Como qualquer mortal sabe, os transportes por via terrestre através de camiões TIR, estão condenados a muito curto prazo, dado os preços dos combustíveis, a poluição e a pouca quantidade de carga que transportam em relação á ferrovia.
Quer dizer que Portugal tem a melhor porta de entrada na Europa, mas não tem mais nada (comboios de velocidade elevada para transporte de mercadorias).
Querem-se rir? Aqui vão distâncias e tempo entre Sines e os respectivos destinosLisboa 150km 4h
Madrid 685km 18h
Barcelona via Madrid 1220km 72h
Leixões 170km 10h
Vigo 570km 14h
Valência via Madrid 850km 72h
Bilbau via Madrid 800km 72h
Só podemos estar a brincar !!!
E não me alongo mais senão ninguém lê
Rui Viana Jorge
4 comentários:
Caro Leixão é sempre bom ver um contentor...
As Exportações devem ser apoiadas...elas são o motor de arranque de qualquer economia.
A ajuda as PME são importantes é com elas que o país se movimenta.
Saudações Marítimas
José Modesto
José modesto:
Que espanto;gostou dos contentores, mas sobre o que escrevo nem uma linha.
assim se faz POrtugal
Caro Rui, permita-me dar-lhe a minha resposta:
1º. Sou contra o TGV
2º. Sou a favor da construção do novo aeroporto de Lisboa, com uma reserva:
1º - Mão de obra totalmente Portuguesa, e que todos os materiais de construção tenham o "sêlo" Made in Portugal.
Saudações Marítimas
José Modesto
Para além da pertinência e da veracidade dos exemplos no texto. Há mais uma que importa acrescentar, o sub-aproveitamento dos veículos que fazem as principais ligações ferroviárias de passageiros, principalmente a ligação entre Lisboa e o Porto. Ficaria muito mais barato, investir na renovação das linhas existentes e aproveitar as excelentes capacidades do parque ferroviário de transporte de passageiros actual.
Abraço
Matosinhos OnLine
Enviar um comentário