10.2.10

1722



Empresário

Nazareth Fernandes vende projecto de hotel e habitação em Matosinhos Sul

Elisabete Soares   
O quarteirão tem projecto de Rogério Cavaca e obteve a concordância prévia de Siza Vieira.
O mais difícil já foi conseguido: a demolição das ruínas da antiga conserveira Algarve Exportador, em Matosinhos-Sul. É que desde o início da década de 80 que Dinis Nazareth Fernandes - empresário que chegou a ser líder nas conservas - pede à autarquia de Matosinhos para demolir a antiga fábrica de conservas Rainha do Sado e rentabilizar o espaço. Cerca de 28 anos depois e após muitas peripécias e polémicas, o executivo municipal aprovou a demolição do quarteirão, poucos dias antes do Natal de 2009. O terreno fica livre para acolher um projecto constituído por três prédios, dois de habitação e serviços no r/chão e um outro de hotel. O projecto de arquitectura, desenhado por Rogério Cavaca, vai dar entrada em breve nos serviços da Câmara de Matosinhos.

7 comentários:

Anónimo disse...

Após estar décadas classificado como obra-prima da arquitetura do século XX

Anónimo disse...

Este sim é um bom projecto bem pensado com apenas 3 prédios (dois de habitação e um hotel).

Alguém me pode dar alguma informação sobre um outro projecto que está previsto para Cabanelas - Lavra cujo construtor é a empresa FDO/Câmara de Matosinhos/Guilherme Pinto/Luis Miranda/Ana Paula Petiz?

Nesse projecto ao que parece vão nascer dezenas de blocos uns em cima dos outros, sem saneamento, sem garagens, em ruas sem saída!!!

Jose Castro disse...

Só prova que namorar com a imprensa dá bom resultado. A prazo, quem se lixa é o contribuinte, perdão o mexilhão.

Veicular mais uma obra de especulação imobiliária, roubada a Matosinhos de qualidade de vida e de desenvolvimento ambiental urbano, com a desculpa da falências das conserveiras (além de todas as outras verborreias que têm saído publicadas em soneto nos jornais) é, tal e qual, mais areia para os olhos. Sejamos sérios - se ainda é possível.

A prazo, o mexilhão ferve na panela.

Anónimo disse...

Olá sr. Leixão:
O mais preocupante disto tudo,no meu ponto de vista, ainda è: Esta ex fábrica demolida para dar lugar a este empreendimento, tinha sido classificada por este sr. presidente de câmara, e seus vereadores que o tem acompanhado sempre, e seus técnicos que nunca se propuseram a contrariar algo. Para confirmar a verdade disto aconselho a darem uma vista de olhos pelo blogue do técnico superior da CMM dr. Joel Cleto.
Com amizade.
M M

Anónimo disse...

Esse projecto da FDO é aquele que foi inicialmente pensado pelo arquitecto carlos guimarães mas que depois passou para as mão da Arquitecta Ana Paula Petiz.

Vá se lá saber porquê!! Essa arquitecta ao que dizem é mulher do Director Municipal do Urbanismo - Luis Miranda!

Também dizem que a Câmara teve que possibilitar este negócio à FDO pois essa empresa financiou o Leixões!!

Para isso compraram aos desbarato os terrenos aos lavradores!!

Grande negócio a ser investigado pela judiciária!! Parecido com o que envolve a Câmara da Maia e a FDO na construção do modelo Vivaci nas guardeiras.

Este é de facto um verdadeiro caso de polícia judiciária!!!

Anónimo disse...

Vocês sabem que o Tintux e sua nova amiga almoçavam no MIX PÃO e ele queria pedir uma cervejinha e ela disse-lhe ó querido você está a tratar-se não pode facilitar

ESTA CENA EU VI NINGUÉM ME CONTOU...


ALDO O SÉRIO...

Rui Viana Jorge disse...

Moderno moderno, é quem rouba sem ir preso