6.11.09

1425


 "Violações graves" da lei chumbaram concessões das auto-estradas

Acórdãos do Tribunal de Contas referem várias ilegalidades que afectaram o resultado financeiro dos concursos com prejuízo para o Estado.

João Silvestre (www.expresso.pt)


A recusa de visto do Tribunal de Contas às concessões Douro Interior e Transmontana é justificada por graves violações da lei que se traduziram num agravamento dos custos entre o momento do concurso e a fase da adjudicação.

"Se não tivessem ocorrido as violações de lei referidas, há fortíssima probabilidade de que teriam sido obtidos resultados diferentes, com melhor protecção dos interesses financeiros públicos", lê-se no acórdão sobre a concessão Douro Interior agora publicado. Uma posição semelhante à que se lê na decisão sobre a auto-estrada Transmontana.
Vantagem em parcerias público-privadas 
As violações a que os acórdãos se referem estão relacionadas com ausência de estudos que demonstrem que a opção por parcerias público-privada são mais vantajosas, a degradação das condições da oferta entre a fase inicial do concurso e a adjudicação e, no caso da concessão do Douro Interior, também por ausência de declaração de impacto ambiental. 
O tribunal refere ainda, em ambos os casos, que "a gravidade das demais violações que ferem o núcleo central dos valores que devem ser observados na constituição das parcerias publico-privadas e nos procedimentos de negociação e de avaliação de propostas no âmbito da contratação pública e a fortíssima probabilidade de por elas ter sido alterado o resultado financeiro do contrato".



No EXPRESSO









Concessões de auto-estradas
Ministro garante que "chumbo" do Tribunal de Contas não trava obras
O ministro das Obras Públicas garantiu que a recusa do Tribunal de Contas em dar o visto prévio aos contratos das concessões Douro Interior e Auto-Estrada Transmontana, não põem em causa a continuação das obras . António Mendonça garantiu ainda que estas concessões foram adjudicadas às propostas com os preços mais baixos.

Alexandra  Machado

O ministro das Obras Públicas garantiu que a recusa do Tribunal de Contas em dar o visto prévio aos contratos das concessões Douro Interior e Auto-Estrada Transmontana, “não põem em causa a continuação das obras”. António Mendonça garantiu ainda que estas concessões foram adjudicadas às propostas com os preços mais baixos.

António Mendonça, à saída do debate parlamentar sobre o programa do governo, realçou que “a decisão [do Tribunal de Contas] não tem a ver com a avaliação dos projectos, nem com a qualidade técnica dos mesmos, mas com questões processuais”. E lembrou que a Estradas de Portugal já interpuseram recurso.

António Mendonça realçou que as obras foram adjudicadas às propostas com os preços mais baratos e melhores na sua qualificação técnica. O ministro disse mesmo que “os preços pelas quais foram adjudicadas são inferiores ao que se esperava”.


No JORNAL DE NEGÓCIOS

Sem comentários: