5.11.09

1420




O PS aos ziguezagues

Um dos piores vícios daquilo que em Portugal se chama governar está nas críticas que já se começam a ouvir à ‘Face Oculta’. Vários socialistas têm criticado o despacho das buscas por dar demasiada informação sobre a investigação. 

A haver violação do segredo de justiça, isso significa um julgamento dos suspeitos na praça pública. Compreende-se a argumentação, mas é preciso recuar ao inquérito da Casa Pia para perceber. Na época, o PS, incomodado com a detenção para interrogatório de Paulo Pedroso, mudou a lei na revisão penal de 2007. Agora, por causa disso, as forças policiais estão obrigadas ao princípio da publicidade dos indícios perante os arguidos e só podem deter se houver comprovado risco de fuga. Em teoria, é um processo penal mais democrático.
Não se pode é querer diabolizar agora a solução cozinhada em 2007 só porque não é muito conveniente, não se sabe bem a quem. Na ‘Face Oculta’, o anterior regime teria colocado os arguidos na situação de detenção para condução ao Ministério Público. Não aconteceu, e a investigação cumpriu a lei, informando-os dos indícios. Agora, as estratégias de defesa raramente são todas iguais e há sempre quem aposte na divulgação dos factos. Só por hipocrisia se pode por isso cingir o ataque da violação de justiça aos magistrados e aos polícias...
Eduardo Dâmaso, Director-Adjunto

Sem comentários: