13.3.09

503




Presidente da Câmara de Matosinhos utiliza carros oficiais na sua vida privada

 Margarida Gomes *

Guilherme Pinto reconhece que há um carro ao serviço da presidência que é utilizado para transportar as suas filhas à escola, quando ele não pode ir

A presidência da Câmara de Matosinhos tem ao seu serviço três carros: dois de gama alta (um Audi 6 e um Audi 4) e um mais modesto (um Toyota Corolla). O carro que o presidente da câmara, Guilherme Pinto, utiliza diariamente nas representações oficiais é o Audi 6 que, à semelhança do Audi 4, foi adquirido pela autarquia em sistema de leasing em Junho de 2007. A partir dessa altura, o velho BMW 525 que esteve ao serviço do ex--presidente, Narciso Miranda, deixou de ter estatuto presidencial, embora ainda hoje seja utilizado.
O Audi 4 foi o carro que Guilherme Pinto escolheu para se deslocar sempre que o motorista não está disponível. "Ambos os carros estão ao serviço da presidência", declarou ao PÚBLICO o autarca socialista.
Quanto ao Toyota Corolla, é conduzido por outro motorista e é utilizado diariamente para levar e trazer as filhas do presidente à Escola Secundária Augusto Gomes. O velho Toyota de cor cinza é visto diariamente logo de manhã junto à escola.
Confrontado ontem pelo PÚBLICO com esta situação, Guilherme Pinto disse que o carro faz parte da frota do serviço da câmara, mas que está adstrito à chefe de gabinete. Todavia, reconheceu que o carro é utilizado para transportar as suas duas filhas. "Às vezes, vou [à escola], mas, quando não as posso ir buscar, é normal que peça ajuda e seja utilizado um carro de serviço", declarou. Quanto ao facto de o município ter adquirido cinco novos carros em leasing, Guilherme Pinto dá pouca importância às críticas e defende-se, afirmando que a compra das novas viaturas de serviço se deveu ao facto de os automóveis anteriores "estarem a dar imensos problemas", obrigando a uma manutenção permanente, que custava por ano muito dinheiro aos cofres da autarquia. 
Considerando "ostensivo" (?) o valor do carro que o seu antecessor usava, Guilherme Pinto vinca que a manutenção das viaturas deixa de ser suportada pela câmara, para ser assumida pela empresa que fez o leasing.
renovação da frota da autarquia socialista foi apontada esta semana numa conferência de imprensa pela líder do PSD de Matosinhos, Clarisse Sousa, que acusou o presidente de ter comprado cinco viaturas de luxo, duas dos quais para ele"O que Clarisse não disse foi que a proposta de aquisição de novas viaturas foi aprovada com os votos favoráveis do PSD e do PS. A CDU absteve-se. 

No PÚBLICO de hoje

Sugere-se a leitura sistemática e analítica das notícias da jornalista Margarida Gomes sobre assuntos que interessem ao Narciso Miranda, sejam questões relativas a Matosinhos, sejam ao PS sejam quaisquer outras. São uma ode à independência!

1- Um BMW 5 tem um valor mais ostensivo do que dois Audis juntos?
2 - É razoável a utilização de carros de serviço fora das obrigações de serviço? Ou seja, pode o Presidente da Câmara usar o carro comprado com o dinheiro dos contribuintes, com o combustível pago pelos contribuintes, conduzido pelo motorista cujo ordenado é pago pelos contribuintes para que as filhas sejam conduzidas à escola, ao cinema, ao supermercado, às festas, ...? 
3 - E é razoável que Presidente, os vereadores, os administradores das empresas municipais usem os carros de serviço, conduzindo-os eles próprios, fora das funções respectivas, para os seus interesses particulares, para irem jantar for com os amigos, para irem à discoteca, às reuniões e congressos do partido?   
4 - Quando se diz que a empresa de leasing "assume" os custos de manutenção das viaturas isso é um donativo que ela faz à Câmara? E como é que  Câmara contabiliza esse donativo? Ou estamos a falar de coisas menos claras?
Ou pura e simplesmente o Presidente acha que somos todos parvos e não sabemos que esse custo é repercutido no custo do aluguer?
5 - E a Senhora do PSD não anda um pouco distraída quanto às deliberações tomadas pelos seus muchachos?  

9 comentários:

Anónimo disse...

A Margarida Gomes - se é a jornalista (?) do "Público" - devia ter vergonha pela sua falta de conhecimento e também não atirar pedras aos telhados dos outros porque o que ainda talvez seja seu marido deixou o jornalismo para ser administrador duma empresa pública de Gaia. E também usa carro da autarquia.
Guilherme Pinto tem razões para pedir colaboração na ida à Escola buscar as filhas pois, segundo é fácil de conformar, entra nos Paços do Concelçho às 8 horas da manhã e nunca sabe a que horas termina o seu dia de trabalho. Pior é terhavido um vereador que pedia ao motorista para lhe engraxar os sapatos e, agora, segundo parece, anda ele a "engraxar" o Barroselas.

Anónimo disse...

Jás alguém se deu ao cuidado como é que foi concessionado o bar na paria de Matosinhos - Lais de Guia - no tempo de prtesidência de Narciso Miranda. O proprietário é de Barroselas e dizia-se que as filhas de Narciso foram sócias. Será verdade?

Anónimo disse...

O melhor é meter fogo mais uma vez aos Lais de guia como o Gois meteu da ultima vez Este Narciso é mesmo corrupto que escoria de merda

Vítor Maganinho disse...

Como ex. Vendedor da AUDI, só posso dizer que o A6 E o Série 5 da BMW são concorrentes e com preços completamente similares.

Continuo a dizer, andam a fazer de nós burros...

Anónimo disse...

Ó senhor Maganinho vendeddor de "chaços": os preços são similares quando ambos são novos, mas o BMW que o Barroselas andava teve muito mau trato, serviu de cama e tudo... Percebe ou quer que lhe explique. O outro só não mandava levar o buscar as filhs à escola como ia buscar, tratar e levar outras...meninas. Percebe? Ó maganão?

Anónimo disse...

Ho Maganinho que vendes agora ???

Eu cà ando de metro e apanho 76

Anónimo disse...

«Considerando "ostensivo" (?) o valor do carro que o seu antecessor usava, Guilherme Pinto vinca»

Eu acho que o Maganinho só se referiu a esta frase do GP e está coberto de razão, se ambos têm o mesmo preço porque só o anterior era ostensivo??? É mesmo fazer de nós palhaços, dizer que não sabemos o preço dos carros.

Como o conheço e sei que está desempregado, daí a boca do anónimo das 8.02PM.

A esse anónimo das 8.02PM só te tenho a dizer que usar um ataque desses para quem não disse nada demais, é PORCO e nem devia ter sido publicado por o dono deste blogue, ao menos ele identifica-se porque não está metido na política ao contrário de nós, tem essa liberdade e coragem de poder dizer o que pensa de cara descoberta.

E quanto a emprego, hoje ninguém cuspa para o ar, nem na política...

Anónimo disse...

È TUDO UMA QUESTÃO DE ÉTICA...NUNCA OS PRESIDENTES DEIXAM DE ENTRAR CEDO E SAIR TARDE...
E DEPOIS, NÃO SE PODE DEIXAR A CAMARA QUANTO SE ESTÁ CARREGADO DE WHISKY...BEBADO, GUILHERME PINTO...PERCEBEM.

MAIS TODOS OS DIAS SUA EXCEL~ENCIA SAI SÓZINHO NO SEU AUDI A6...E VAI ALMOÇAR BEM LONGE, COM UMA GAJA...BRASILEIRA...MENINOS.. OU ENTÃO COM A GAJA DA MATOSINHOS HABIT...

A PROPOSITO E AS CRECHES CLANDESZTINAS EM MATOSINHOS...FORÇA LEIXÃO...VIVA O NARCISO...O LAIS DA GUIA BEM PERTINHOP DA PRAIA É UMA MARAVILHA.
JÁ SE SABIA QUE AGORA IRIAM COMEÇAR OS ATQUES BAIXOS.

GOSTO DO PARADA. E DO NARCISO...JUNTOS MATOSINHOS VENCE.
FORA GUILHERME...

Anónimo disse...

Ó Visconde, com o devido respeito, está tudo muito certo menos esse do marido da senhora Margarida ter deixado o jornalismo. Na verdade já está com um pé dentro do novo jornal "i" do senhor Martim Avilez. Não consta é que tenha deixado a tal empresa de águas...