11.3.09

498

















O Matosinhos Hoje publica, na sua edição desta semana, estas duas fotografias.
Não diz nem como as obteve, nem de quem são, nem se foi autorizado a publicá-las.
O autor das fotografias é titular do respectivo direito, e publicá-las da forma que o foram viola não só o direito moral de autor como até eventuais direitos materiais.
 
No mínimo exigir-se-ia que fosse referido o local onde estão, aliás um interessante blog, com o título:



Quanto a rectidão, lisura, respeito pelos direitos alheios, estamos conversados...
  

5 comentários:

Anónimo disse...

Nao te preocupes com as fotos que jà deram meia volta ao mundo mas as minhas ficam bem guardadas ...

Anónimo disse...

Há inúmeras fotos destas espalhadas por muitos blogs. Estas até as recebemos de Paris. Do nosso amigo Punk. Levantem-se problemas com mais interesse e deixe-se divulgar o que é nosso e que nós próprios vivemos.
JQ

Vítor Maganinho disse...

Sinceramente não vejo problema nenhum nisto e nem sou grande simpatizante da imparcialidade ou falta dela do jornal em causa.

Eu no meu blogue coloco constantemente fotos que vou descobrindo de Matosinhos antigo e raramente consigo encontrar as fontes. Nunca me preocupei porque não o faço para qualquer outro benefício que não seja partilhar recordações que foi o que me parece ter acontecido aqui.

Há pouco tempo estive a ver um dos maiores acervos fotográficos da história de Matosinhos. Um dia foi emprestado o CD onde as fotos tinham sido guardadas após a digitalização.

Resultado: As fotos apareceram em eventos públicos, alguns municipais oficiais e ainda na net. Sem qualquer referência ao autor e proprietário das mesmas, tendo sido inclusive retirado a marca, nas que a continham.

Esta estória foi-me contada pelo dono de uma das mais antigas e famosas casas de fotografia em Matosinhos.

Abraço

Vítor Maganinho

Anónimo disse...

Por causa da vossa inveja de merda porque o Homem publicou algumas fotos que jà chegaram a Marte é que eu nao mando mais nada pa evitar polémicas destas , Jà estou a digitalizar algumas originais que vou mandar graciosamente para o Matosinhos hoje e que nao serao publicadas em blog nenhum ..

Amigos ou nao o MH é um grande jornal regional que merece o apoio de todos e sobretudo respeito pela pessoa que o Fundou ,anda por ai muito senhor e muito bandalho que nao lhe chega aos calcanhares em Matosinhos .. Leixao se a tua intençao foi criar polémica por causa de duas fotos e direitos de autor ,sao tretas pois nao viola nenhum direito de autor nem moral .. Devias aprender o sueco é uma lingua muito bonita e as gaijas sao boas ...

JP anonimo conhecido

Bom fim de semana

Anónimo disse...

O DIREITO DE AUTOR CESSA AO FIM DE ALGUNS ANOS...PROCUREM NA LEI...FORÇA LEIXÃO AVIVA A MEMÓRIA..