3.10.10

2270


Apoios: Curso do ex-ministro nos EUA patrocinado por eléctrica portuguesa

Três milhões da EDP para Pinho

Agradecemos à EDP "o seu generoso apoio ao seminário ‘Leaders in Global Energy’". São estas as palavras com que a Universidade de Columbia agradece o donativo de cerca de três milhões de euros concedido pela companhia eléctrica portuguesa e que inclui o patrocínio ao seminário do ex-ministro da Economia Manuel Pinho, onde aliás José Sócrates esteve presente na semana passada.
Por:Paulo Pinto Mascarenhas
A EDP não divulga o apoio total, mas no relatório de 2009/2010 da SIPA - a Escola de Assuntos Internacionais e Públicos da Universidade de Columbia -, indica-se que, ainda em Junho de 2010, foi concedido um donativo de cerca de 700 mil euros da companhia portuguesa. O que volta a ser reforçado numa notícia de Julho no site da Universidade na internet. O CM sabe que esta é apenas uma das tranches transferidas ao longo de quatro anos.
Manuel Pinho é apresentado formalmente pela direcção da SIPA como um novo "professor visitante" que foi "ministro da Economia e da Inovação" em Portugal e também antigo "economista no Fundo Monetário Internacional". Ainda a propósito do "generoso" donativo da EDP, declara-se que Manuel Pinho irá participar na criação de "alguns novos programas" na área energética.
Nos agradecimentos à eléctrica portuguesa, acrescenta-se que a "EDP, Energias de Portugal, S.A." mantém interesses em energias convencionais e renováveis "em 11 países de quatro continentes, incluindo os EUA".
Na palestra que proferiu a 23 de Setembro na Universidade de Columbia, em Nova Iorque, e que coincidiu com uma visita do presidente da EDP, António Mexia, à mesma cidade, o primeiro--ministro José Sócrates escolheu como tema principal a política de energia em Portugal, com o título ‘Energy Policy and the Portuguese New Growth Agenda'.
José Sócrates esteve presente no World Leaders Forum, que recebeu o patrocínio e o apoio da SIPA, como também é divulgado no site daquela universidade norte--americana.

Sem comentários: