27.8.10

2254




Notícias do Estado Social

Nos primeiros seis meses deste ano, os cinco maiores bancos portugueses meteram ao bolso 7,7 milhões de euros por dia só em "comissões". Comissões são aquelas quantias que os bancos nos cobram a pretexto de tudo e de nada: para abrir ou fechar um processo, para "manter" uma conta, para obtenção de informações, para a "gestão" de contratos, para o "processamento" das prestações dos empréstimos, pelo seu reembolso antecipado, pela "finalização" dos contratos, pela emissão da declaração a dizer que o contrato acabou, e por aí fora, ilimitadamente, sobre cheques, cartões, transferências, cobranças, empréstimos, depósitos, tudo o que mexa. Quem se admirará que, apesar da "crise", os lucros da banca no mesmo período tenham aumentado escandalosamente em relação a 2009? De admirar (para quem acreditou que os sacrifícios iriam ser "para todos") será verificar que, enquanto os "todos" pagam mais IVA, IRS e IRC e os desempregados e pobres vêm reduzidas as prestações sociais, a banca pagou em 2009, segundo números da própria Associação Portuguesa de Bancos, menos 40% de impostos do que no ano anterior.

2 comentários:

Um lavrense vivo disse...

Li o artigo, como já manifestei apreço pela sua forma simples de escrver,e que faz pedagogia global. Denunciar factos vridicos.Ontem fui a um banco da nossa Praça e fui confrontado com uma situação que está dentro do contexto da crónica.
Dou-lhe os meus parabéns!
Um Lavrense atento

Um lavrense vivo disse...

Li o artigo, como já manifestei apreço pela sua forma simples de escrever,e que faz pedagogia global. Denunciar factos veridicos.Ontem fui a um banco da nossa Praça e fui confrontado com uma situação que está dentro do contexto da crónica.
Dou-lhe os meus parabéns!
Um Lavrense atento

12:31 PM