23.8.10

2244




Todas as guerras

Conta o "Expresso" que um "grupo de militares ameaça 'ir ao focinho' de Lobo Antunes" em virtude de um "chorrilho de infames mentiras" que o escritor terá dito sobre a guerra colonial.

Sentindo-se "beliscado no brio militar", o grupo pretende ainda processar por injúria e difamação o escritor, a quem chama de "bandalho" e "atrasado mental" (o que já não será injurioso nem difamatório).
Não sei o que há de verdade ou não nas afirmações de Lobo Antunes que mais indignaram os militares: a de que o batalhão em que prestou serviço terá sofrido 150 baixas e a de que, na guerra colonial, se faria "tudo", designadamente matar "crianças, mulheres, homens", para "acumular pontos" a fim de se ser premiado com a transferência para zonas mais calmas (coisa de que é a primeira vez que ouço falar, e li e ouvi testemunhos q.b. sobre a guerra).
Deve, contudo, realçar-se a valentia e o "brio" (e, já agora, o elevado grau de civismo) que há no facto de um "grupo" se juntar para "ir ao focinho" de um homem. Com tanto cavalheirismo não custa a crer que as guerras, todas as guerras, sejam exemplos de "fair play".

Sem comentários: