17.8.09

1074

Concelhia diz desconhecer a lista do PS

00h30m

HELENA TEIXEIRA DA SILVA

A lista que o PS apresenta hoje à Câmara do Porto poderá ser de "excelência", como define a sua mentora, Elisa Ferreira. Mas talvez não seja suficiente para unir um partido, cujo líder da Concelhia nem sequer foi ouvido.

"Não vi a lista, não a conheço, não sugeri nenhum nome. Vou conhecê-la quando os eleitores a conhecerem", afirmou, ontem, ao JN, Orlando Soares Gaspar, recusando comentar os nomes que não escolheu ou esclarecer se os desentendimentos internos do partido já estão sanados.

É verdade que o presidente da Concelhia do Porto suspendeu a sua actividade até às eleições autáquicas para "não atrapalhar" a candidatura de Elisa Ferreira. Fê-lo depois do puxão de orelhas de José Sócrates, durante um almoço, no Porto, no mês passado. Ainda assim, não seria suposto o líder, mesmo intermitente, ter conhecimento antecipado da lista?

Manuel Pizarro, vereador socialista do actual Executivo da Câmara do Porto até ter ido para o Governo, desvaloriza o assunto. "A lista foi constituída com base num voto de confiança e é uma lista de gente altamente qualificada e experiente. O PS conseguiu atrair para a política pessoas que estavam afastadas dela - e essa é a grande novidade". Sobre o afastamento da concelhia do Porto da candidatura de Elisa Ferreira, o deputado foi taxativo: "Estamos completamente unidos em nome da cidade, e isso é mais importante do que os eventuais problemas internos do partido".

O presidente da Distrital do PS/Porto, Renato Sampaio, também recusa sobrevalorizar as divergências no seio do partido, optando mesmo por negá-las. "A lista resulta de uma total e perfeita sintonia entre nós todos. É uma lista de alta craveira, de primeiras escolhas, e é a lista que vai ganhar as eleições de 11 de Outubro".

no JN

Sem comentários: