23.7.09

1003





Guilherme Pinto é candidato a Matosinhos sem OK da concelhia

23.07.2009, Margarida Gomes

Dos seis presidentes de câmara socialista do distrito do Porto que serecandidatam em Outubro a mais uma mandato autárquico, Guilherme Pinto, que preside ao município de Matosinhos, é o único que apresentou a sua candidatura sem ter sido sufragada pela concelhia local do PS.
Armindo Abreu, que lidera a Câmara de Amarante desde 1997, foi o primeiro a anunciar a sua recandidatura a mais um mandato. Em declarações ontem ao PÚBLICO, o autarca socialista precisou que tornou pública a sua recandidatura em Março passado, um ano depois de a concelhia do PS de Amarante ter votado por unanimidade a sua candidatura.
Junho foi o mês escolhido por José Luís Carneiro (Baião), Jorge Magalhães (Lousada), Castro Fernandes (Santo Tirso) e Mário Almeida (Vila do Conde) para anunciarem as respectivas recandidaturas. Sem excepção, todas foram aprovadas por unanimidade pelas concelhias respectivas.
No caso do presidente da Câmara de Santo Tirso, a concelhia até votou por sufrágio secreto a sua recandidatura no passado dia 27 de Maio. No mesmo dia em que apresentou a sua recandidatura, Castro Fernandes, que tem como mandatário da sua candidatura o tetracampeão nacional de ralis, Armindo Araújo, tornou pública a lista de 22 dos 24 candidatos a presidentes de junta.
Contactado ontem pelo PÚBLICO, Guilherme Pinto, que é de novo candidato à Câmara de Matosinhos pelo PS - e que preside à concelhia local - contornou a pergunta, afirmando que "há uma orientação da direcção nacional do partido que diz que os presidentes de câmara são recandidatos se assim o entenderem". "A concelhia [do PS de Matosinhos] sufragou por mais de 80 por cento a estratégia política do presidente da câmara de recusar candidaturas que não estejam alinhadas com a sua estratégia", disse Guilherme Pinto.
O autarca repetiu esta frase até à exaustão, mas nunca respondeu por que razão é que a concelhia não se reuniu para votar a sua recandidatura. Perante a insistência do PÚBLICO, Guilherme Pinto declarou taxativamente: "Não há nenhuma recandidatura [do PS no distrito do Porto] que tenha fugido à orientação da direcção do partido". Uma declaração que esbarra nas palavras dos outros presidentes de câmara.
Guilherme Pinto não explica por que motivo a concelhia não reuniu para votar a sua recandidatura à Câmara.


no PÚBLICO (edição impressa)

3 comentários:

Anónimo disse...

AS bases do partido socialista, em Matosinhos, é que vão salvar a honra do convento, pois felizmente existe Narciso Miranda. Se assim não fosse, matosinhos, ficaria Laranja e com um presidente vindo de "fora"!!!

Unknown disse...

Lamentavelmente a CPC de Matosinhos esteve sempre mais preocupada com Alexandre Lopes e com a secção da Senhora da Hora do que se preocupar com honrar os Estatutos. Com Alexandre Lopes souberam encontrar nos estatutos algo que os conviesse, agora respeitar o artigo 41º dos estatutos é que é mais complicado...

( Artigo 41º
(Da competência da Comissão Política Concelhia)

Compete em especial à CPC:

a. Apreciar a situação política geral e, em especial, os problemas da área do respectivo concelho;

b. Criar e dissolver grupos de trabalho para desenvolvimento de actividades de âmbito concelhio;

c. Emitir parecer sobre a criação ou extinção de estruturas de base, na área do respectivo concelho;

d. Aprovar, nos termos do artigo 91º, as listas de candidatos aos órgãos autárquicos do respectivo concelho;

e. Coordenar, sob orientação da Federação, as actividades das estruturas de base existentes no concelho e dinamizar o seu funcionamento;

f. Assegurar uma adequada coordenação entre os autarcas eleitos para os órgãos locais e as estruturas do Partido, tendo em vista a definição conjunta da política autárquica a prosseguir no âmbito do concelho.

g. Organizar uma reunião anual dos socialistas do concelho, na qual participem designadamente, e por direito próprio, todos os membros da Comissão Política Concelhia, com e sem direito de voto, todos os autarcas socialistas eleitos e em funções, assim como, pelo menos, 5 representantes da JS indicados pela sua estrutura competente.))

Orlando Silva
Membro da Comissão Politica de Matosinhos
Membro da Comissão Nacional do PS.

Anónimo disse...

Ó meu caro Orlando.
E você com isto tudo ainda não saiu do PS, sinceramente, mande-os dar uma volta,porque não é você que precisa deles, mas sim eles é que precisam de si.
Vamos mas é eleger Narciso Miranda, este sim depois vai arrumar a casa, e não mais vai cometer os erros do passado, pois agora também eu o poderei aconselhar.
Vamos NARCISO temos de retomar o rumo.
M M